Como se tornar um Growth Hacker? Entenda as habilidades

24/5/2019
Caio Jardim
Head de Growth Hacking

Focado em empreendedorismo de alto crescimento e tecnologia com o propósito de melhorar a vida das pessoas.

Quer se tornar um Growth Hacker? Neste artigo você vai entender quais são as habilidades esperadas desses profissionais.

Não é a primeira vez que escutamos de empresas e startups que elas contrataram um Growth Hacker e não tiveram o resultado esperado. E essa decepção pode estar ligada a 2 motivos:

  1. Expectativa muito alta da empresa ou do contratante sobre o papel de um Growth Hacker
  2. Profissional “marketeiro” que se apropriou de um termo supervalorizado do mercado para se vender a um valor maior do que seus conhecimentos permitiam.

Se tornar um Growth Hacker ou até mesmo se identificar como um não é um papel fácil. Existe uma gama de skills e habilidades que esse profissional precisa ter.

Vamos partir então da seguinte premissa: os melhores marketeiros, geralmente tem perfil empreendedor.

Quero ser growth hacker. Por onde começar?

Existem algumas perguntas iniciais que darão boas respostas para quem está na dúvida se pode ser um Growth Hacker.

Eu tenho interesse e potencial para me tornar um empreendedor? Tenho interesse por diversos assuntos? Quero saber um pouco de tudo e me aprofundar em alguns poucos?

Se a resposta para as perguntas acima for SIM, perfeito, temos um bom caminho para começar. Caso a resposta for NÃO, talvez seja melhor pensar em outras opções mais específicas que podem te dar um caminho tão interessante quanto: Marketing Digital, Product Manager e Analista de Dados são boas opções, por exemplo.

E antes de entrar mais profundamente nas habilidades técnicas desses profissionais (você pode ler sobre isso em T-Shaped Marketer ou Full Stack Marketer), é importante passar pelas habilidades mais soft (ou habilidades interpessoais) que um Growth Hacker precisa ter para conquistar uma posição relevante e importante dentro de uma empresa.

Veja quais são:

Skills necessários

  • Comunicativo e Paciente: Growth Hacking ainda é um termo muito novo, e portanto parte do seu trabalho terá a ver com educar os demais colaboradores e stakeholders sobre seu papel e responsabilidades. Então seja paciente e treine sua capacidade de comunicação com outras pessoas.
  • Analítico e crítico: parte do trabalho de um Growth Hacker é saber fazer uma boa análise de variáveis que podem influenciar no processo de experimentação e alavanca de crescimento, o que não quer dizer que precisa ser exímio com números, apenas que não pode ser avesso a tal.
  • Organizado e colaborativo: um Growth Hacker de alto nível sabe fazer gestão do conhecimento gerado pelos experimentos e pelas atividades de crescimento, portanto deve ser uma pessoa que consiga organizar não só o seu backlog, mas o backlog do time todo de uma maneira que fique fácil para todos os envolvidos colaborarem e aprenderem de maneira exponencial.

Agora, para se tornar um Growth Hacker a nível de conhecimentos técnicos, existem uma série de verticais das quais o profissional precisa conhecer, no mínimo superficialmente, e para isso existe um gráfico que é conhecido como T-Shaped Marketer que mapeia essas habilidades.

T-Shaped Marketer ou Full Stack Marketer, o leque de habilidades de um Growth Hacker

O gráfico padrão do T-Shaped Marketer, com as principais habilidades técnicas que um Growth Hacker pode (e deve) conhecer, é atualizado anualmente pela Growth Tribe, principal escola de Growth Hacking da Europa.

growth hacker
T-shaped Marketer by Zup

E para isso, eles dividem tais habilidades e skills em 3 níveis:

Nível 1 - Skills Intuitivos: Os quais você, como Growth Hacker, deve ter uma compreensão profunda dessas frentes, mesmo que teórica. Idealmente conhecendo um pouco de todas, pois são aquelas habilidades que provavelmente serão necessárias durante toda a jornada de um profissional de crescimento em diversos momentos e circunstâncias diferentes.

Nível 2 - Skills Práticos: Neste nível, o importante é conseguir conectar a camada mais superficial de conhecimento com a mais prática, portanto um bom profissional deveria ter uma compreensão relativamente profunda, porém prática destas frentes, pois, provavelmente, serão necessárias para organizar a nível tático e estratégico as ações que irão impactar diretamente o resultado dos experimentos e do crescimento do negócio que está se trabalhando.

Nível 3 - Skills Técnicos e Especialistas: Neste caso, você precisa de uma compreensão profunda, prática e crítica de alguns destes. Geralmente, um bom Growth Hacker deveria ser especialista em um ou dois deles, e ter o conhecimento médio ou básico de 6 a 8 outras skills.

Perfis generalistas vs perfis especialistas. Qual escolher?

No final do dia, como gestor e decisor no processo de contratação e ou desenvolvimento do seu time, você precisará ter um mix de generalistas e especialistas. E não existe fórmula mágica para construir o time ideal, cada caso será um caso, e ao longo da evolução, do tempo e do crescimento, o time terá de se renovar e se reinventar.

Geralmente buscamos formar times que tenham SEMPRE um Growth Hacker e um analista de dados, e para cada caso específico, uma formação diferente que geralmente tem perfis de User Experience, Design, Marketing de Performance, Conteúdo e desenvolvimento front-end.

Nossa experiência montando alguns times multidisciplinares nos ensinaram que geralmente é importante que o Growth Hacker seja um profissional generalista com capacidades analíticas, de organização e espírito de líder. Já o analista de dados precisa ter noções fortes de Data Engineering e Data Science, mas que, acima de tudo, tenha visão de negócios.

Já os demais profissionais, por definição, devem ser especialistas, e se possível, que tenham mais de 2 verticais de conhecimento em profundidade (vide verticais do Nível 3 do T-Shaped Marketer).

Concluindo e recapitulando, como me tornar um Growth Hacker?

  • Entenda se seu perfil faz sentido para se tornar um ou se vale se especializar em alguma frente mais especialista.
  • Lembre-se que para se tornar um Growth Hacker é importante ter alguns soft skills como: capacidade de comunicação, paciência, pensamento crítico e analítico, organização e capacidade de colaboração.
  • A nível técnico, deve-se ter alguma especialidade técnica específica, além de conhecer a nível básico e intermediário de outras (nível 3), conseguir explorar estratégias e táticas de maneira lógica, prática e profunda (nível 2) e conhecer, ao menos na teoria, a principal gama de skills intuitivos comumente utilizados por um Growht Hacker (nível 1)

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