O que é Growth Hacking, afinal?

Neste artigo você vai ver:

O ano é 2010 e Sean Ellis busca sem sucesso uma pessoa profissional de marketing diferenciada, alguém com um mindset de crescimento exponencial. Foi nessa época que ele cunhou o que é Growth Hacking, porém, a profissão já  existia há alguns anos, principalmente em cenários de crescimento rápido, como startups.

Junto com o termo “Growth Hacking”, veio também a figura do “Growth Hacker”, uma pessoa profissional com perfil empreendedor, movida a desafios e, principalmente, sem medo de errar.

Afinal, o que é Growth Hacking?

O boom da teoria veio com o famoso artigo “Find a Growth Hacker for your Startup.” Se pudéssemos resumir em uma frase, teríamos: Growth é a arte e a ciência de encontrar alavancas de crescimento certas, levando em conta todos os elementos do negócio.

Apesar de todo o hype inicial com a palavra Hack, a ideia de que uma única mudança é suficiente para sustentar um crescimento exponencial é ilusória.

Muito pelo contrário: Growth tem muito mais a ver com processos. Assim, no caso, o de criar hipóteses, testar e aprender, seja errando ou acertando. E, por fim, fazer isso de novo e de novo – consistentemente.

Entendendo os 3 principais pilares de Growth Hacking

Para entender o que é Growth Hacking, precisamos conhecer seus 3 pilares: Market Fit, Experimentos e Escalabilidade.

A seguir vamos ver cada um desses pilares em detalhes!

Market Fit

Product Market Fit é a capacidade de um produto de gerar retenção. E isso tem tudo a ver com o objetivo de Growth Hacking. Assim, a pergunta é simples: seus clientes compram o seu produto mais rápido do que você consegue produzir? Sim, essa perfeição é possível e se chama Product Market Fit.

Experimentos

Testar é uma das etapas mais importantes de uma estratégia de Growth Hacking. A metodologia, ou Mindset, como alguns gostam de chamar, é totalmente baseada em testes e experimentos.

Quer saber mais sobre os passos de um experimento científico em Growth? Então baixe o nosso e-book exclusivo sobre o tema.

É realmente importante desenvolver uma cultura de testes frequentes. Com isso, é possível saber o momento certo de focar, avançar ou até mesmo desistir.

Escalabilidade

Você quer crescer de forma exponencial e sustentável? Então, focar em um modelo de negócio escalável é o que fará com que isso aconteça com seu negócio ou produto! 

A escalabilidade permite desenvolver um modelo de negócio capaz de atender cada vez mais usuários, sem sofrer alterações e perder eficiência.

É fundamental adotar um Mindset de crescimento

Growth Hacking é, antes de tudo, uma maneira de pensar. Em outras palavras, é aprender com os erros e entender que eles são importantes durante o processo para tirar proveito de ensinamentos valiosos.

Hacks de sucesso: quem faz bem

Já conseguimos ver uma quantidade significativa de empresas que saíram de zero para milhões e que são belos cases de growth, focando em detalhes pequenos, mas que fizeram toda a diferença.

O Facebook é um exemplo, com a sua mentalidade de crescimento desde o primeiro dia de vida, para reter os usuários na rede social. Ou também, o Pinterest, com ações para os novos usuários não abandonarem a plataforma nos primeiros dias e visualizarem automaticamente as contas de alta performance.

Quer conhecer mais cases? Então leia o artigo “Os grandes Cases de sucesso em Growth Hacking” aqui no blog da Zup.

Conclusão sobre o que é Growth Hacking

Por fim, se pudéssemos definir o cenário ideal onde a metodologia de growth se encaixa perfeitamente, seria: um lugar de muitas dores, imensas oportunidades para abraçar e pouco tempo para perder.

Agora que você já sabe o que é growth hacking e seus pilares, entenda mais profundamente os estágios da metodologia e como saber a hora perfeita de focar em crescimento.‍

Quer receber conteúdos novos toda semana sobre Growth, tecnologia, inovação e muito mais? Então assine nossa newsletter!

avatarblog
Conteúdo
Equipe de conteúdo da Zup, focada em promover o compartilhamento de conhecimento.

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.