O que é Growth Hacking, afinal?

11/6/2019
Zup

Criado pela equipe da Zup apaixonada por conteúdo.

O ano é 2010 e Sean Ellis busca sem muito sucesso um profissional de marketing diferenciado, alguém com um mindset de crescimento exponencial. Foi nessa época que ele cunhou o termo Growth Hacking, mas a verdade é que a profissão já existia há alguns anos, principalmente em cenários de crescimento rápido, como Startups.

Junto com o termo “Growth Hacking”, veio também a figura do “Growth Hacker”, um profissional com perfil empreendedor, movido a desafios e, principalmente, sem medo de errar.

O boom da teoria veio com o famoso artigo “Find a Growth Hacker for your Startup.”

Se pudéssemos resumir em uma frase, teríamos: Growth é a arte e a ciência de encontrar alavancas de crescimento certas, levando em conta todos os elementos do negócio.

Apesar de todo o hype inicial com a palavra Hack, a ideia de que uma única mudança é suficiente para sustentar um crescimento exponencial é nada mais que ilusória.

Muito pelo contrário: Growth tem muito mais a ver com processos. No caso, o de criar hipóteses, testar e aprender, seja errando ou acertando. E fazer isso de novo, de novo e de novo - consistentemente.

Entendendo os 3 principais pilares de Growth Hacking

Market Fit

Product Market Fit é a capacidade de um produto de gerar retenção. E isso tem tudo a ver com o objetivo de Growth Hacking. A pergunta é simples: seus clientes compram o seu produto mais rápido do que você consegue produzir? Sim, essa perfeição é possível e se chama Product Market Fit.

Experimentos

Testar é uma das etapas mais importantes de uma estratégia de growth. A metodologia, ou Mindset, como alguns gostam de chamar, é totalmente baseada em testes e experimentos.

É realmente importante desenvolver uma cultura de testes frequentes para saber o momento certo de focar, avançar ou até mesmo desistir.

Escalabilidade

Você quer crescer de forma exponencial e sustentável? Então focar em um modelo de negócio escalável é o que fará com que isso aconteça com seu negócio ou produto! A escalabilidade permite desenvolver um modelo de negócio capaz de atender cada vez mais usuários, sem sofrer alterações e perder eficiência.

É fundamental adotar um Mindset de crescimento

Growth Hacking é antes de tudo, uma maneira de pensar. É aprender com os erros e entender que eles são importantes durante o processo para tirar proveito de ensinamentos valiosos.

Hacks de sucesso: quem faz bem

Já conseguimos ver uma quantidade significativa de empresas que saíram de zero para milhões e que são belos cases de growth focando em detalhes pequenos, mas que fizeram toda a diferença.

O Facebook, por exemplo, com a sua mentalidade de crescimento desde o primeiro dia de vida para reter os usuários na rede social, e o Pinterest com ações para os novos usuários não abandonarem a plataforma nos primeiros dias e visualizarem automaticamente desde o primeiro momento as contas de alta performance.

Se pudéssemos definir o cenário ideal onde a metodologia de growth se encaixa perfeitamente, seria: um lugar de muitas dores, imensas oportunidades para abraçar e pouco tempo para perder.

Agora que você já sabe o que é growth e seus pilares, entenda mais profundamente os estágios da metodologia e como saber a hora perfeita de focar em crescimento.

Quer receber conteúdos novos toda semana sobre growth, tecnologia, inovação e muito mais? Assine nossa newsletter!

O que você achou deste conteúdo?
Quer receber nossos conteúdos?
Seu cadastro foi efetuado com sucesso! Enviaremos as novidades no seu email.
Oops! Something went wrong while submitting the form.