Reunião one-on-one ou 1:1: guia de boas práticas

Neste artigo você vai ver:

A cultura de realização de 1:1 ou reunião one-on-one está cada vez mais forte em pequenas e grandes empresas. Pensando nisso, você sabe aproveitar bem a 1:1 com a sua pessoa liderada? 

Esse momento precioso precisa ser realizado com atenção pelas lideranças e, para isso, separamos algumas dicas que serão muito úteis para uma reunião one-on-one excelente.

O que é reunião one-on-one?

A reunião 1:1 (verbalizado, do inglês, como “one-on-one“) é um momento de alinhamento entre liderança e pessoa liderada, seja para dar ou receber feedback, compartilhar preocupações, alinhar expectativas de carreira e outras opções. 

Essas reuniões são diferentes das tradicionais de alinhamento do progresso de trabalho, pois tem como objetivo aumentar a sinergia,  confiança e relacionamento do trabalho, bem como ajudar no planejamento para crescimento de carreira na empresa. 

Reuniões de 1:1s são mesmo importantes?

Sim! As reuniões one-on-one são uma forma da liderança entender melhor as necessidades das pessoas lideradas. Dessa maneira, poderá atuar mais de perto e rapidamente em caso de desalinhamentos. 

É interessante que a liderança estabeleça essa conexão desde o primeiro instante que entra no time. Nesse primeiro encontro, é primordial que a liderança se mostre humanizada, fale de si mesma, sua jornada pessoal e profissional, estabelecendo uma conexão de confiança e uma boa primeira impressão como liderança. 

Ei, cuidado para não centrar a conversa somente em você e nas suas experiências, o espaço é para troca!

Após sua apresentação, peça para a pessoa liderada se apresentar também, demonstre interesse genuíno e, acredite, isso muda o jogo. 

Pelo lado da pessoa liderada, a 1:1 ajuda a mitigar anseios e desconfortos, que no dia a dia de trabalho muitas vezes passam despercebidos ou não recebem a devida atenção. Dessa forma, a reunião one-on-one ajuda o indivíduo a entender melhor em que momento da carreira está e o que deve fazer para continuar progredindo.

No entanto, talvez o principal benefício de uma 1:1 é criar um espaço seguro e de confiança para que as partes possam conversar abertamente. 

Sem 1:1s, criar um ambiente de confiança, seguro e transparente se torna muito desafiador, em particular se tratando de equipes distribuídas, em que a proximidade social é pouco exercitada. 

Como não existem atalhos para construção de bons relacionamentos, reuniões one-on-one aparecem como uma opção de ferramenta de engajamento. 

Aqui, vamos revisitar algumas pesquisas para entender quais são as melhores práticas para condução de 1:1 eficazes, além de algumas dicas que empregamos aqui na Zup.

Com que frequência devo fazer minhas 1:1s?

De acordo com um relatório recente da empresa Hypercontext, dentre as mais de 200 empresas que responderam a pesquisa, 94% das lideranças realizam 1:1 com seus times. Para cerca de 48%, as reuniões acontecem semanalmente. 

Já segundo a pesquisa recente feita pela Google, lideranças que realizam 1:1s frequentemente tendem a ter avaliação mais alta do que aquelas que fazem 1:1s com menos frequência.

Ainda de acordo com o estudo da Google, é sugerido ter reuniões que variam entre 30 e 60 minutos, com frequência semanal ou quinzenal.

No entanto, melhores práticas a parte, a cadência deve estar alinhada com as necessidades do time. Por exemplo, 1:1 de uma hora, com frequência semanal, pode levar a reuniões com menos conteúdo.

As 1:1 de carreira podem ser conduzidas em uma frequência mensal, pois o objetivo é de acompanhar a evolução de soft skills e hard skills, e que demandam um tempo maior para o respectivo desenvolvimento. 

Se tratando de casos que demandam maior proximidade, uma 1:1 quinzenal como check point de acompanhamento se torna ponto-chave nesta curva de evolução. 

Para ambos os casos, é de grande importância compreender a consistência da evolução apresentada e dar clareza destes pontos ao liderado.

Há também outros fatores para considerar, por exemplo, para pessoas que acabaram de entrar no time, é indicado dedicar mais tempo e maior frequência. 

Por fim, embora a reunião one-on-one possa ser agendada por demanda, uma sugestão do estudo é ter uma agenda fixa (dia e horário) dedicado para esses momentos.

Que assunto devo abordar na one-on-one?

Infelizmente, muitas lideranças usam esse recurso de forma errada. Lembra que dizemos que a 1:1 não é para alinhamento do progresso de trabalho? Pois de acordo com o relatório da Hypercontext, os três principais propósitos para condução de 1:1s são justamente:

  1. Entender e eliminar barreiras de progresso de trabalho;
  2. Avaliar se a pessoa liderada está bem e engajada (também chamado de pulse check);
  3. Atualizar o status de progresso das atividades. 

Outros itens, como discutir crescimento na carreira, motivação ou mentoria também apareceram, porém com menor frequência. 

Em outras palavras, o que deveria ser prioritário nesse tipo de ritual acaba ficando secundário. Evite que isso ocorra com você e com o seu time!

Este é um ponto interessante, pois, na Zup, acreditamos que nossas lideranças precisam zelar pelo acompanhamento de carreira do seu time. O assunto, inclusive, já foi abordado em outras postagens nas mídias da Zup, por exemplo:

Uma vez que a reunião one-on-one é, por natureza, um encontro com formato livre, qualquer tópico de interesse da liderança ou do liderado pode ser tratado nesses momentos.

De quem é a responsabilidade de agendar e conduzir a one-on-one?

De acordo com o relatório da Hypercontext, a equipe de pesquisa observou que cerca de 49% das lideranças acreditam que tanto elas quanto as pessoas lideradas são responsáveis pela agenda da 1:1. Enquanto que somente 15% acredita que a responsabilidade é delas mesmas.

Compartilhar a responsabilidade da reunião one-on-one, no entanto, é uma forma de construir a confiança entre as partes. Embora seja de responsabilidade mútua, é importante que as lideranças pratiquem a escuta ativa nas sessões de 1:1s, para que as pessoas lideradas sejam capazes de expor suas vulnerabilidades e desafios.

Mas nem sempre é simples alinhar as expectativas para uma 1:1. 

De acordo com a pesquisa,  34% acredita que o principal desafio é conseguir conduzir conversas significativas e produtivas durante as reuniões. Outros 26% têm dificuldades em garantir que estão entregando valor para a liderança, enquanto que outros 16% não conseguem encontrar espaço nas agendas para conduzir 1:1s. 

Para aproveitar uma reunião one-on-one, vá aos seus encontros com uma pauta. Mas, como se preparar?

Se preparando para sua próxima 1:1

O objetivo de montar um roteiro é tornar o encontro mais objetivo e direcionado aos assuntos que são essenciais em uma conversa de one-on-one. De forma dinâmica e atrativa, a seguir apresentamos uma sugestão visual como oportunidade de inovar:

Captura de tela de um template do Miro para reuniões 1:1. Nela, aparece por primeiro a agenda com tempo e tópico; depois há quatro espaços para as pessoas colocarem o seu humor do dia em forma de emojis; em seguida, estão quatro espaços coloridos: em verde, laranja, rosa e cinza, cada um deles possui uma pergunta e um post-it para serem colocadas as respostas, no espaço amarelo está escrito “O que está indo bem?”, no laranja “O que não está indo bem?”, no amarelo “No que você está focando”, e em cinza “Quais são seus próximos passos”; por último, há um espaço com a frase “O que mais”. As frases foram traduzidas do inglês para o português de forma livre.
Imagem do 1:1 do template do Miro traduzido e adaptado. 

Nesse roteiro, podemos ver as etapas de apresentação da agenda da 1:1, que entrega uma visibilidade do que será tratado durante o encontro. Durante a reunião, é importante que a liderança tome nota dos itens trazidos pela pessoa liderada.

Captura de tela de um template do Miro para reuniões 1:1. Nela, aparece por primeiro a agenda com tempo e tópico; depois há quatro espaços para as pessoas colocarem o seu humor do dia em forma de emojis; por último, há um espaço igual ao anterior, mas separado por mês.
Imagem da primeira parte do board do Miro.

O 1:1 começa com um quebra-gelo, exemplificado pelos emojis, de como ambas as pessoas estão chegando na reunião. Em seguida, passamos para os quadrantes coloridos. Em particular: 

Captura de tela com quatro espaços coloridos: em verde, laranja, rosa e cinza, cada um deles possui uma pergunta e um post-it para serem colocadas as respostas, no espaço amarelo está escrito “O que está indo bem?”, no laranja “O que não está indo bem?”, no amarelo “No que você está focando”, e em cinza “Quais são seus próximos passos”; por último, há um espaço com a frase “O que mais”.
Imagem da primeira parte do board do Miro.
  • Quadrante verde: extrai informações do que está indo bem, no que a pessoa sente orgulho, entusiasmo e energia.
  • Quadrante amarelo: extrai informações em que a pessoa está focada e dedicando tempo e energia.
  • Quadrante vermelho: extrai informações do que não está indo bem, algo que está deixando a pessoa desapontada, frustrada ou esgotada.
  • Quadrante cinza: estabelece os próximos passos, o plano de ação para o que foi conversado durante a reunião até aqui, categorizando na matriz Eisenhower ou matriz urgente/importante, confira na imagem a seguir.
Captura de tela do board do Miro com “Quais os próximos passos?” e “O que precisamos desenvolver e executar?”. Abaixo, existe uma divisão em quatro quadrantes: É importante, mas não é urgente = decida quando vai fazer; É importante e urgente = faça imediatamente; Não é importante nem urgente = faça mais tarde; e Urgente mas não é importante = delegue para alguém. Em cada quadrante existem post-its para serem colocadas as demandas.
Matriz de Eisenhower ou matriz urgente/importante.

Vai funcionar assim: o quadrante mais importante, porém menos urgente, é algo que você pode planejar quando vai fazer. O quadrante menos importante e menos urgente, é algo que você pode deixar para mais tarde e/ou descartar. O quadrante mais importante e urgente, é algo que deve ser priorizado e executado imediatamente. Já o quadrante mais urgente, mas não importante, é algo que pode ser delegado para outra pessoa.

Durante os questionamentos, a liderança pode mesclar alguns dos tópicos essenciais de gestão de pessoas na 1:1. Mas quais tópicos são essenciais? 

Selecionamos algumas sugestões a seguir (que podem ser alternadas entre as reuniões):

Estabelecer confiança

O objetivo deste tópico é conhecer e estabelecer a confiança entre as partes. Algumas perguntas que podem ajudar:

  • Qual área/projeto você mais gosta/gostou de atuar?
  • O que você gosta de fazer fora do trabalho?
  • Se a pessoa for de outra cidade, pergunte um pouco sobre a cultura local, clima, fuso horário.

Não tem uma regra ou perguntas ideais, você irá questionar conforme os contextos.

Esse tópico não precisa ser longo, mas quebra o gelo e proporciona um ambiente mais amigável e seguro para ter autenticidade e se expor.

Aumentar a compreensão do time

O objetivo desse tópico é compreender a relação com o time, como está o dia a dia das entregas, quais os maiores desafios e como a pessoa se sente desafiada. Além disso, é uma forma de tentar captar quais lições foram aprendidas nas últimas semanas.

Qualidade de vida

Identificar se a vida pessoal e profissional está em equilíbrio. Os questionamentos podem ser personalizados conforme o contexto do projeto e vida pessoal, como saber como foi a semana e se está realizando atividades para si. Caso ache necessário, se coloque disponível para auxiliar e melhorar esse equilíbrio.

Discutir sobre carreira

Entender quais os objetivos de curto, médio e longo prazo para sua carreira. Acompanhar e analisar lacunas de habilidades que devem ser desenvolvidas para alcançar os objetivos, captar como a pessoa gosta de ser reconhecida e se tornar disponível para facilitar a pessoa a progredir na carreira.

A saída desse tópico alimenta o tópico seguinte, do Desenvolvimento Individual.

Seguir o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

O plano de desenvolvimento é uma ferramenta que compõe a estratégia de carreira da pessoa.

Caso a pessoa liderada não tenha um PDI estabelecido, é muito importante que esse tópico seja prioridade nos primeiros encontros, pois o PDI que proporciona a evolução. Por isso, é interessante conhecer esse indivíduo, seus pontos fortes e pontos de melhoria, assim como o autorretrato de como aquela pessoa liderada se vê. 

Lembrando que o PDI é responsabilidade da pessoa liderada. No entanto, como liderança você é responsável por acompanhar e garantir que seja construído e acompanhado.

Uma ótima prática para iniciar a escrita do PDI do seu PDI é utilizar a Análise de FOFA (do inglês, SWOT). Para isso, faça uma autorreflexão sobre Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Depois dessa análise você terá visibilidade de onde deve atuar e estabelecer um plano de ação para a carreira e o desenvolvimento individual.

Importante: é recomendado revisar a cada três meses. O papel da liderança é auxiliar na priorização que gerará mais valor para a carreira, enxergar oportunidades de desenvolvimento, alinhado com as estratégias da empresa e potencializar o plano de ação para atingir os objetivos.

Resumindo

Neste artigo, abordamos algumas estratégias observadas por equipes de pesquisa e praticantes para elaborarem reuniões de 1:1 mais produtivas. 

A reunião one-on-one é um momento para criação de conexão entre a liderança e a pessoa liderada. Para isso, é importante ter escuta ativa para captar anseios e alinhar expectativas, assim como extrair o que é importante para a atuação. 

Lembrando que se você é uma pessoa liderada, utilize esse momento para expor suas necessidades e receber apoio na condução do processo de resolução das mesmas.

Bom, finalizamos por aqui. Agora conta pra gente, o quanto esse artigo te ajudou? Se você tem alguma prática para realizar a 1:1, fique à vontade para compartilhar nos comentários!

*Artigo produzido por Gustavo Pinto e Gabryella Menezes de Araújo.

Mulher sentada de frente para uma tela de computador aplicando uma reunião one-on-one ao seu liderado. Na tela do computador está um homem, com paletó e camisa de botão.
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