Programas de Formação Zup – tudo o que você precisa saber antes de se inscrever

Neste artigo você vai ver:

Uma das ações que mais nos orgulhamos é de oferecer Programas de formação Zup para o profissional em tecnologia. Nossos programas são a materialização do nosso sonho grande de criar o futuro da tecnologia com ousadia, diversidade e a ambição de mostrar o potencial tecnológico do Brasil para o mundo.

Está pensando em participar de um dos Programas de formação da Zup? Então esse artigo é leitura obrigatória!

Como eu sei se essa oportunidade é pra mim?

Começar uma nova carreira é muito desafiador, especialmente quando isso ocorre ao mesmo tempo em que estamos aprendendo a fazer algo. Por isso, é muito importante refletir sobre o que você, de fato, gostaria para a sua carreira, pesquisar sobre o mercado e entender o que significa ser uma pessoa desenvolvedora. 

Afinal, gostar ou se identificar com alguma coisa é completamente diferente de trabalhar com essa coisa, não é mesmo? 

Inclusive, se o seu caso for de uma transição, o desafio é ainda maior. Por isso, sugerimos que você leia o artigo e ouça podcast que fizemos sobre transição de carreira (ambos no link).

Lembre-se que trabalhar com algo significa que grande parte da sua semana será dedicada a isso. Diferente de estudos, que o seu compromisso é apenas com você, no trabalho temos compromissos coletivos!

Outro ponto importante é que não é apenas a Zup que escolhe a pessoa, o contrário também é verdadeiro. Ao buscar uma colocação no mercado, verifique se os valores e a cultura da empresa estão alinhados com os seus. Isso faz toda a diferença para o seu desenvolvimento e próximos passos de carreira. 

Para isso, sugerimos a leitura das seguintes páginas:

Mas o que é um programa de formação?

Um programa de formação profissional em tecnologia é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Nele, pessoas sem experiência e conhecimento formal passam por um processo que envolve aulas, exercícios, projetos e acompanhamento de perto para poder ter uma nova profissão.

Conheça nossos programas (e suas respectivas características) aqui.

Programa de formação x programa de aceleração

É importante não confundir programas de formação com os de aceleração. Ambos abrem turmas periodicamente para o público externo, mas possuem objetivos diferentes.

Como vimos, um programa de formação vai te ajudar a dar os primeiros passos em uma profissão, como o Estrelas Fora da Caixa, Catalisa e Zupper Aprendiz. Hoje, trabalhamos com a capacitação de grupos com marcadores sociais ainda pouco representados no mercado de tecnologia, buscando tornar nossos times mais plurais e inclusivos.

Já um programa de aceleração é voltado para pessoas que já possuem algum conhecimento e experiência. Assim, elas vão ter suas carreiras aceleradas, se desenvolvendo e até mesmo recebendo promoções depois da conclusão do programa, como, por exemplo, o programa ZCoders.

É importante frisar que nossos programas de aceleração não excluem grupos minoritários e minorizados. Por isso, se você pertence a um desses grupos e tem um pouquinho de conhecimento não só pode como deve se inscrever.

Neste artigo, o foco são os programas de formação, vamos explicar como funcionam e compartilhar informações vitais para quem tem interesse em participar.

O que você precisa saber antes de se inscrever em programa de formação

Antes de começar, é importante alinhar as regras do jogo, não é mesmo? Por isso, primeiramente vale conferir se você se enquadra nos critérios que aquele programa exige para fazer parte! Feito isso, vamos listar tudo o que você precisa saber antes de se inscrever em um dos programas de formação da Zup.

Leia com calma e atenção para saber se está tomando a decisão certa para a sua carreira.

  1. É um emprego!
  2. Não há custos para participar dos programas
  3. Quem não tem computador pode participar normalmente
  4. Não é presencial e você pode trabalhar de onde quiser
  5. Não precisa conhecimento prévio em programação
  6. Não precisa de experiência prévia
  7. Seu contrato pode ser encerrado antes do tempo
  8. A efetivação não é garantida 

Agora vamos ver em detalhes cada uma dessas informações que você precisa saber antes de se inscrever em um dos programas de formação da Zup.

1 – É um emprego

Ao participar de um de nossos programas de formação, você terá sua contratação desde o primeiro dia para focar na sua formação. Por isso, seu comprometimento e dedicação total é imprescindível. 

É importante frisar que não é um apenas um curso. Você passará a ser zupper e esperamos que se comporte como tal. Seu contrato de trabalho será por tempo determinado (CLT). No Estrelas Fora da Caixa e Catalisa, a duração é de 5 meses prorrogáveis até o final do programa. Este contrato será de 30 horas semanais. Ao final do programa, dependendo do seu desenvolvimento, seu contrato de trabalho (CLT) poderá mudar para a modalidade de tempo indeterminado, com carga horária de 40 horas semanais, como todos os contratos de zuppers. 

Se você estiver em um programa na modalidade Jovem Aprendiz as possibilidades são parecidas. Você terá um contrato CLT de Jovem Aprendiz, podendo variar de 16 a 24 meses e com carga horária de 20 a 30 horas semanais, com a possibilidade de ocorrer a efetivação ao final do contrato. 

Então, em ambos os casos, se você estiver trabalhando atualmente, vai precisar sim, se desligar, ok?

Em contrapartida, junto com a sua contratação, além da remuneração, você terá acesso a todos os nossos benefícios. Você pode consultar todos os benefícios que oferecemos aqui

2 – Não há custos para participar dos programas

Pelo contrário, ao participar de um dos nossos programas de formação profissional em tecnologia você vai receber uma remuneração.

3 – Quem não tem computador pode participar normalmente

Não só pode, como deve!

Como zupper, você receberá na sua casa todo equipamento necessário e de acessibilidade para desempenhar suas tarefas, além de um kit onboarding com brindes muito bacanas.

4 – Não é presencial e você pode trabalhar de onde quiser

Desde novembro de 2020 adotamos o modelo de Liberdade, ou seja, você trabalha de onde quiser: 

  • trabalhar dos escritórios; 
  • em modelo 100% Home Office;  
  • trabalhar em modelo híbrido, revezando entre presencial e remoto.

Entretanto, vale ressaltar que os programas de formação da Zup ocorrem de forma síncrona, ou seja, é esperado sua disponibilidade em horário comercial. 

Inclusive, recomendamos fortemente a leitura do artigo “Trabalho Remoto: dicas e como é na Zup”.

Importante: Nos programas da modalidade Jovem Aprendiz o trabalho também é remoto, ou seja, você poderá trabalhar em casa. Porém, é mandatório residir na cidade informada no processo seletivo por conta dos encontros presenciais que podem ser realizados na instituição formadora. Para saber mais sobre a modalidade do programa de Jovem Aprendiz, clique aqui.

5 – Não precisa conhecimento prévio em programação

Como é um programa de formação, não precisa ter conhecimento prévio em programação. Para participar dos programas de formação da Zup é necessário ter:

  • Ensino Médio completo; 
  • Identificação com a nossa cultura; 
  • Pertencer ao público-alvo, perfil ou recorte de diversidade que o programa é voltado; 
  • E muita vontade, disposição para aprender e gosto por resolver problemas!

6 – Não precisa de experiência prévia

O objetivo dos programas de formação da Zup é formar profissionais de tecnologia. Por isso, não é necessária experiência profissional para participar.

7 – Seu contrato pode ser encerrado antes do tempo

Dentro de um programa de formação da Zup, você terá avaliações periódicas para acompanhar o seu desenvolvimento. E sim, seu contrato de trabalho poderá ser encerrado antes do tempo.

Mas não se preocupe, pois há transparência do que é esperado em cada etapa para evitar surpresas e garantir uma conversa assertiva sobre o seu desenvolvimento. 

8 – A efetivação não é garantida 

Ao completar o programa de formação, você passará por mais uma avaliação. Com isso, pode sim haver um desligamento depois do fim do programa.

Tudo depende do seu desempenho ao longo da formação.

Depois de fazer a sua inscrição nos programas de formação da Zup

Agora vamos nos aprofundar nas principais características sobre a participação nos programas de formação profissional em tecnologia da Zup.

  • Como funciona o processo seletivo
  • O que eu vou aprender durante os programas?
  • Como os programas de formação funcionam?
  • Como é distribuída a carga horário durante o dia?
  • Vou precisar dedicar horas de estudo extra? 
  • O que acontece depois do período de formação?

Agora vamos ver em detalhes cada uma dessas informações que você precisa saber depois de fazer sua inscrição em um dos  programas de formação da Zup.

Como funciona o processo seletivo

O processo seletivo dos programas de formação da Zup pode variar um pouco, mas as suas principais etapas são:

  1. Inscrições
  2. Testes Online
  3. Desafio
  4. Entrevistas
  5. Processo de Admissão

Como acompanhar meu processo seletivo

A equipe de recrutamento dos nossos programas de formação se comunicará com você através de e-mails, enviando instruções e atualizações das etapas de acordo com a sua progressão no processo seletivo. 

Em caso de dúvidas não sanadas nestas comunicações, você pode pode entrar em contato através do e-mail: programas@zup.com.br

O que eu vou aprender durante os programas?

Atualmente trabalhamos com duas trilhas de formação: 

  • Desenvolvimento Back-end Java 
  • Desenvolvimento mobile Android 

Estas trilhas variam conforme as turmas são abertas. Mas não se preocupe, pois sempre comunicamos bem a trilha durante a divulgação da turma e na página de inscrição.

Além disso, complementamos o conteúdo técnico com conteúdos para desenvolver as suas competências comportamentais através de workshops sobre cultura Zup, por exemplo,

comunicação, feedback, inteligência emocional, entre outros temas. 

Como os programas de formação funcionam?

Os programas Estrelas fora da caixa e Catalisa tem duração de aproximadamente oito meses e são divididos em duas fases

A primeira fase tem duração de cinco meses e é voltada para a formação propriamente dita. Nela você terá aulas diárias com nosso time técnico para aprender e desenvolver habilidades técnicas da linguagem definida para a turma. Nesta fase você também terá workshops para desenvolver habilidades comportamentais.

Além disso, cada pessoa que participa do programa conta com mentoria individual diretamente com zuppers! Legal, né?! 

Já a segunda fase, chamamos de vivência e tem duração de três meses. Esta fase é destinada – literalmente – para que você vivencie na prática a realidade dos projetos desenvolvidos na Zup. Você terá a oportunidade de participar do dia a dia dos times de trabalho, colocando em prática os conceitos aprendidos em aula. 

Como é distribuída a carga horário durante o dia?

Durante o período de aulas, a estimativa de distribuição é de cerca de quatro a cinco horas em sala de aula e uma hora de estudos/mentoria por dia. Já durante o período de vivências às 6 horas diárias serão dedicadas ao projeto onde a pessoa estiver alocada. 

Vou precisar dedicar horas de estudo extra?

Provavelmente sim. Porém, isso vai depender do seu ritmo de aprendizagem e organização pessoal.

O que acontece depois do período de formação?

Ao final do programa você passará por mais uma avaliação e há dois possíveis resultados:

  1. Depois da sua validação, você passará a atuar em nossos projetos. Seu contrato passará a ser por tempo indeterminado (como qualquer zupper) e sua carga horária passará a ser de 40 horas semanais. Além disso, sua remuneração será readequada conforme o cargo de profissional de desenvolvimento júnior.
  2. Caso não haja aprovação, você não continua na Zup.

Dicas com quem passou pelos programas de formação da Zup 

Falamos bastante sobre nossos programas de formação, não é mesmo? Por isso, sugerimos que ouça esses episódios especiais do Zupcast para conhecer os programas da perspectiva de quem se formou neles:


Estrelas fora da caixa:

Catalisa:

Conclusão

Esperamos que não tenha ficado nenhuma dúvida sobre os programas de formação da Zup. Caso tenha, não se preocupe: basta comentar nesse artigo que vamos te responder o quanto antes.

Nossos programas de formação são um orgulho para nós como organização e para as pessoas envolvidas neles, do planejamento ao processo seletivo, passando pelas aulas e  monitorias. 

Esperamos que você tenha gostado e que esse passo faça sentido para o que busca para sua carreira.

Programas de formação Zup: Homem negro programando em uma mesa branca com agenda e celular. Ao fundo, uma mulher mexendo no notebook.
Foto de maga Alonso
Coordenadora de Diversidade e Inclusão
Uma engenheira de produção que dentre tantas andanças profissionais se encontrou no mundo da tecnologia e educação. Acredito que nada pode ser mais transformador na vida de uma pessoa que o aprendizado em tecnologia. Gosto de gente, projetos, música, animais e praia. Não necessariamente nessa ordem.

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.