O que é Java e por onde começar?

Neste artigo você vai ver:

Nesse artigo irei abordar o que é Java e o que você precisa saber para começar a se aventurar. 

Tem interesse em conhecer uma das linguagens de programação back-end mais utilizadas pelas empresas? Então continue lendo!

Afinal, o que é Java?

É uma linguagem de programação orientada a objetos e é uma das linguagens mais utilizadas pelas empresas na atualidade no desenvolvimento de aplicações WEB e Mobile.

A linguagem foi criada em 1995 na empresa Sun Microsystem por uma equipe chefiada por James Gosling, conhecido como o “pai do Java”. Em 2008, a linguagem foi adquirida pela Oracle e vem crescendo bastante desde então no mercado de tecnologia.

Não confunda Java com Javascript

O que é Java você já está sabendo um pouco, no entanto, saber que o nome até pode ser parecido, mas nunca confundindo com Javascript é quase uma obrigação! 

Além da semelhança entre os nomes, as sintaxes também são muito parecidas, ambas possuem estrutura de controle de escritas bem similares. Abaixo, por exemplo, conseguimos ver uma estrutura condicional utilizando o Javascript.

 function verificarLetraIgualB(letra) {
 if(letra === "b") {
     console.log("b");
 } else {
     console.log("Qualquer letra");
 }
 } 

Por outro lado, essa Estrutura condicional (IF) é escrita na linguagem Java:

 public void verificarLetraIgualB(char letra) {
if (letra == 'b') {
System.out.println("b");
} else {
System.out.println("Qualquer letra");
}
 } 

Além das estruturas condicionais, podemos trazer outras diferenças entre as linguagens:

JAVAJAVASCRIPT
Linguagem de programação orientada a objetosLinguagem de programação interpretada
Precisa ser compiladoEstá totalmente em texto
Cria aplicações executadas baseada na sua máquina virtual (JVM)É executado apenas via browser
Linguagem fortemente tipadaNão é uma linguagem tipada

Principais características do Java

Algumas características que podemos citar sobre a Linguagem são, por exemplo:

  • Orientada a Objetos;
  • Independente de plataforma;
  • Simples;
  • Tipada;
  • Compilada;
  • Interpretada;
  • Imperativa;
  • JDK (Java Development Kit);
  • JRE  (Java Runtime Environment).

Dessa forma, vamos mais afundo! Entraremos em detalhes sobre cada uma dessas características para melhor entendimento sobre o que é Java

Orientada a objetos

Tudo que é desenvolvido dentro da linguagem faz a utilização de classes e objetos. A compreensão deste conceito é fundamental para o uso da linguagem.

Toda classe em java poderá possuir atributos e métodos. A classe irá servir como um modelo para poder criar diversos objetos, nos quais utilizarão os atributos e métodos fornecidos por aquela determinada classe.

Independente de plataforma

Todo mundo que é dev já sofreu no momento de fazer a transferência de uma plataforma para outra. Em diversas vezes a pessoa tinha que alterar o código fonte da sua aplicação antes de efetuar compilações em outras plataformas.

Já os programas em Java não possuem esse problema, pois a linguagem funciona independente de plataforma, o que permite a devs criarem os seus sistemas sem se preocupar com a plataforma. Porém, isso só é possibilitado por meio de um emulador conhecido como a Máquina Virtual Java (JVM) que ajuda a executar sistemas baseados em Java.

É simples

Vocês já devem ter escutado muita gente falando que o Java é uma linguagem complexa, porém eu não tenho essa visão.

A linguagem possui regras muito bem definidas que facilitam bastante o nosso dia a dia no desenvolvimento de software. É normal ter alguma dificuldade inicial para entender como funcionam os paradigmas da Programação Orientada a Objetos, entretanto, depois que você fica craque no assunto tudo vai dar certo.

O importante é estudar e praticar sempre que possível para que você consiga fixar bem o conhecimento.

Tipada

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a linguagem tipada, ou linguagem tipificada, é aquela que usa variáveis com tipos específicos. 

A linguagem é fortemente tipada, isso vem graças a utilização da Tipagem Estática utilizada pelo Java

Em outras palavras, isso não permite que devs alterem o tipo da variável após ser declarada. Por exemplo, caso você tenha uma variável na sua aplicação que é um Integer e você está querendo preencher ela com um valor String. 

Quando você tentar fazer a compilação da aplicação, o Java vai te dar um erro ou até mesmo a sua IDE (Integrated Development Environment, ou em português Ambiente de desenvolvimento integrado) irá te mostrar que possui um erro na linha determinada, por exemplo:

Integer souUmExemploDoArtigo = “Abacaxi”;

Compilada

O código de um programa escrito em Java é compilado para uma forma intermediária de código denominada bytecode, que é interpretada pela JVM (Java Virtual Machine).

Essa característica faz com que os programas dentro da linguagem sejam independentes de plataforma, executando em qualquer sistema.
 

Imagem do conteúdo “O que é Java”, onde em um fundo branco, podemos ver dos quadrados e uma seta no meio apontado da esquerda para a direita. Dentro do quadrado da esquerda está escrito “.Java” e abaixo ele “SeuArquivo.java”. No meio, acima da seta, está escrito “compilou” e, logo ao lado, dentro do quadrado da direita está escrito “.class” e abaixo dele “SeuArquivo.class”.

Imperativa

É a pessoa desenvolvedora que diz como é e o que exatamente um programa deverá realizar. É nesse paradigma que surgiram os laços de repetição (For, While, Do While), estruturas condicionais (If, Switch-Case) e atribuições de valor à variáveis para controle de estados.

JDK

JDK é a sigla para Java Development Kit. O kit de desenvolvimento é um conjunto de utilitários que permite criar sistemas de software para a plataforma Java.

JRE

Já JRE é a sigla para Java Runtime Environment. O Ambiente de Execução que irá te fornecer as bibliotecas padrões do Java para o JDK compilar o código e para a JVM executar o programa.

Mas, por que Java?

Bom, em primeiro lugar, como já falamos, essa é uma das linguagens mais utilizadas em todo o mundo e várias empresas continuam adotando essa linguagem. Além de prover vários frameworks para que você possa utilizar nas suas aplicações, como por exemplo o Spring, Quarkus, Micronauts, JSF (JavaServer Faces), dentre outros.

Uma das grandes vantagens de aprender a linguagem é que você consegue criar aplicações para vários tipos de dispositivos, como por exemplo: web, mobile, TV Digital etc.

Além disso, a comunidade “Javeiros” é muito poderosa! Em paralelo a isso, é possível obter muitas informações e dicas que nos ajudam em nossos estudos e a resolver diversos problemas do nosso dia a dia.

Cursos e Livros para se aprender Java

Graças ao nosso mundo tecnológico, conseguimos obter vários cursos e livros para que possamos aprender qualquer tipo de assunto

Abaixo deixo algumas sugestões de cursos e livros para começar a aprender a Linguagem Java:

Quer receber conteúdos como esse no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter e mergulhe em outros assuntos.

Banner com a identidade visual da Zup, nele está escrito Assine nossa Newsletter, os melhores conteúdos sobre carreira e tecnologia no seu e-mail. No final, está um botão com "assinar agora".

Aprenda Java com a Zup

Além de todas essas excelentes referências que eu listei acima para você entender ainda mais o que é Java, nos canais da Zup (lembrando: blog, canal no YouTube e Podcast) a gente publica conteúdo sobre a linguagem com regularidade. Destaco, por exemplo:

  • ZupcastJava Projects da OpenJDK;
  • Artigo Stream API: como diminuir a escrita do código Java;
  • Zup InsightsDocumentando e testando sua arquitetura Java com ArchUnit com Barbara Rossalli;
  • Artigo Java EE: entenda a plataforma e principais funcionalidades;
  • Zup Open Talks –  Arquitetura Java: Escalando do Monolito ao Microservices com Rafael Ponte;
  • ArtigoJava 11: funcionalidades e principais novidades;
  • Zup Open TalksJava 14 com Spring na prática com Loiane Groner;
  • ArtigoJava vs Kotlin: Vantagens, Desvantagens e Performance.

Inclusive, esse zupcast comentando mitos e verdades sobre o Java está imperdível:

Além disso, nossos programas de formação em tecnologia costumam ter uma base bem forte de Java. Por isso, se quiser ser fera nessa linguagem de programação, pode confiar na gente! 

Conclusão

Neste artigo falamos sobre a Linguagem Java, quais são as suas principais características e porque utilizá-la. Além de alguns cursos que podem te ajudar a dar esse primeiro passo de aprendizado. 

Amplamente utilizado, o Java é uma linguagem que possui vasta comunidade de pessoas desenvolvedoras e ecossistema gigante de ferramentas e bibliotecas, o que o torna uma das linguagens mais populares do mundo. 

Espero que você tenha gostado de saber o que é Java! No entanto, compartilhe com a gente a sua dúvida ou sugestão aqui embaixo!

Referências:

RockContent – O que é Java? Conheça as particularidades dessa linguagem de programação

DevMedia – Java: História e principais conceitos

DevMedia – Por que Java?

Alexandre Malavasi – Descomplicando: programação imperativa, declarativa e reativa

Capa do artigo "Java: como começar"
avatarblog
Conteúdo
Equipe de conteúdo da Zup, focada em promover o compartilhamento de conhecimento.

Artigos relacionados

Capa do artigo em foto com duas pessoas escrevendo códigos em frente a dois notebooks.
Back-End
Postado em:
Capa com a foto de uma mulher de cabelos trançados de costas de frente para um computador com códigos.
Back-End
Postado em:
Imagem capa do conteúdo sobre testes unitários, onde uma pessoa branca está em pé, segurando um notebook aberto dentro de um data center.
Back-End
Postado em:

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.