MVP vs MVVM: principais diferenças, vantagens e desvantagens

Neste artigo você vai ver:

O padrão MVC é bem conhecido pela maioria das pessoas. Ele funciona muito bem para projetos pequenos e até pouco tempo atrás era adotado como padrão por toda indústria de desenvolvimento de software.

A ideia aqui é abordarmos as diferenças entre MVP e MVVM. Vamos lá?

MVP vs MVVM

O MVP é uma evolução do MVC.

mvp vs mvvm

Modelo (Model):

A Model caracteriza um conjunto de classes para descrever a lógica de negócios. Ela também descreve as regras de negócios para dados sobre como eles podem ser manipulados ou alterados.

O modo de exibição (View):

A View representa componentes da interface do usuário. Ela é responsável por exibir os dados recebidos do presenter como resultado. Ela também exibe os modelos na interface do usuário a partir do retorno do Presenter.

A View tende a ter o mínimo de regra de negócio possível. É comum falar que a View é “burra”, pois ela apenas apresenta dados e recebe eventos de interação dos usuários, quem a controla e decide o que ela vai exibir é o Presenter.

Apresentador (Presenter):

O Presenter assume a responsabilidade de abordar todos os eventos da interface do usuário vindos da View. A View fornece os dados de entrada do usuário (input), em seguida, envia para o Presenter para filtrar esses dados (regra de negócio) e depois envia o resultado para a view. A View e o Presenter são totalmente distintos, mas se comunicam através de uma interface.

MVVM

mvvm

Modelo (Model):

A Model caracteriza um conjunto de classes para descrever a lógica de negócios. Ela também descreve as regras de negócios para dados sobre como os dados podem ser manipulados ou alterados.

Visão (View):

A View representa componentes da interface do usuário. Ela também exibe os modelos na interface do usuário a partir do retorno da Presenter e da ViewModel. Assim como no MVP, a View aqui também tende a possuir o mínimo de regra de negócio possível, ela também é “burra”, quem vai definir o que ela vai exibir é a ViewModel.

ViewModel:

A ViewModel é responsável por apresentar funções, métodos e comandos para manter o estado da View, operar a Model e ativar os eventos na View.

O ViewModel expõe fluxos de dados relevantes para o View. Mesmo neste caso, é a ponte entre o repositório e a View e contém toda a lógica de negócios.

Principais benefícios da Arquitetura MVP

Facilitar a depuração para aplicativos

A arquitetura MVP torna mais fácil depurar os aplicativos, pois o MVP introduz três camadas diferentes de abstrações. Ou seja, é possível realizar testes unitários enquanto desenvolve o aplicativo, pois a lógica de negócios é totalmente separada da View.

Reutilização de código

No caso do MVP, você pode ter vários Presenters para controlar suas Views e os códigos podem ser reutilizados de uma maneira melhor. Isso pode ser bastante benéfico, pois você não terá um único Presenter para controlar diferentes modos de exibição.

Melhor separação de responsabilidades

O MVP funciona mantendo a lógica de negócios e a lógica de persistência separadas das classes Activity e Fragment no Android (no iOS seria Controller e View). Isso garante que as responsabilidades sejam separadas de uma maneira melhor.

Principais benefícios da arquitetura MVVM

Manutenção

É possível entrar em partes menores e focadas do código e fazer alterações facilmente por causa da separação de diferentes tipos de códigos de maneira mais limpa. Isso ajudará a lançar novas versões rapidamente e a manter a agilidade.

Testabilidade

No caso da arquitetura MVVM, cada parte do código permanece granular. Caso seja implementada da maneira adequada, todas as dependências internas e externas permanecerão do código que contém a lógica principal do aplicativo que você estava planejando testar.

Portanto, se você planeja escrever testes unitários com a lógica principal, fica muito mais fácil. Lembre-se de verificar se funciona bem quando escrito e continue executando, principalmente quando houver qualquer tipo de alteração no código, por menor que seja.

Extensibilidade

Devido ao aumento de partes granulares de código e limites de separação, às vezes ele se mistura com a capacidade de manutenção. Se você planeja reutilizar qualquer uma dessas partes terá mais chances de fazê-lo.

Ele também vem com o recurso no qual você pode adicionar novos trechos de código ou substituir os existentes que executam trabalhos semelhantes em alguns locais da estrutura da arquitetura.

Sem dúvida, o principal objetivo de escolher a arquitetura MVVM é abstrair as Views para que o código por trás da lógica de negócios possa ser reduzido a uma extensão.

Mais alguns benefícios do MVVM:

1. A camada lógica e de apresentação é fracamente acoplada.

2. Sem qualquer tipo de automação e interação da interface do usuário, você pode testá-lo.

3. O código orientado a eventos ou code-behind, no ViewModel fica fácil de executar o teste unitário.

Desvantagens do MVP

  • Você precisa de várias implementações no código do fragmento/activity ou controller/view para definir e obter a entrada do usuário.
  • O tamanho do código no Model View Presenter (MVP) é excessivo, o que o torna um pouco mais complexo.
  • Na arquitetura MVP, um grande número de interfaces é usado para interação entre as três camadas. Como cada interface cobre apenas uma pequena fração das interações, isso leva a uma grande variedade de métodos a serem implementados.

Desvantagens do MVVM

  • O ViewModel pode conter o estado de exibição próximo ao estado de negócios da apresentação podendo ficar bem confuso.
  • No modelo MVVM, escrever um teste para um aplicativo é uma tarefa bastante difícil comparativamente com o MVP.
  • Também em alguns casos, o código pode ser visto na forma de XML, o que pode confundir o desenvolvedor e dificultar o processo de depuração.
  • Ao usar um ambiente Android ou iOS, o usuário tem apenas duas opções para trabalhar com o View: eles precisam usar o Data Binding ou qualquer outro método do View.

Conclusão

É evidente que os padrões arquitetônicos evoluem, concorda? O MVVM tem a tendência de se tornar uma arquitetura realmente interessante. Enquanto isso, o padrão MVP é flexível o suficiente, já se beneficiando de várias bibliotecas.

O que também fica claro é que você não precisa seguir estritamente o MVP ou o MVVM. Na maioria dos casos não podemos criar um aplicativo exclusivamente em um único padrão e isso é bom. O principal ponto é separar a visão (view), o modelo (model) e a lógica (controller ou viewController) entre eles.

Ainda está se perguntando quando usar o MVP e o MVVM? O conselho se esconde na ligação de dados.

  1. Nos casos em que a ligação da view com o contexto não é possível, a maioria dos desenvolvedores prefere MVP.
  2. Nos casos em que a camada de visualização não dispõe de uma interface para a comunicação com a camada de negócios você pode usar MVVM através de acesso direto.
Banner com a identidade visual da Zup, nele está escrito Assine nossa Newsletter, os melhores conteúdos sobre carreira e tecnologia no seu e-mail. No final, está um botão com "assinar agora".

Algumas referências usadas para este texto:

Dúvidas ou sugestões? É só escrever nos comentários! 🙂  Aproveita para me contar qual arquitetura prefere utilizar.

Você também pode conversar comigo e ler mais artigos como esse por aqui.

5e57f68dc52d5663d4f06273_alexandre-Lima
iOS Developer
Criador de jogos viciado em esporte e tecnologia.

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.