Como se tornar Analista de Testes

No items found.
5/2/2020
Eliseu Ferreira
Eliseu Ferreira
Software QA Engineer

Entusiasmado por testes e tecnologia

Está sem tempo para ler? Aperte o play para escutar o artigo.

Este artigo é um guia introdutório de como se tornar um Analista de Testes. Um caminho das pedras para quem quer iniciar na área.

Percebo que uma dúvida bem comum é: o papel do tester é só testar?

O papel do Analista de Testes

De forma prática, o Quality Assurance (QA), ou garantia de qualidade, em português, é um processo dentro do desenvolvimento. Ele busca garantir que o produto seja entregue respeitando as qualidades pretendidas pelo cliente.

Isso evita que o usuário receba um item com problemas e erros em sua execução.

Essa definição é bastante "rasa" pois o nicho de qualidade de sistemas abrange muito mais processos. Mas deixo essa definição para um próximo artigo. O que eu quero que você, estudante ou futuro Analista QA, entenda é que hoje trabalhamos de uma forma mais colaborativa com o time de desenvolvimento.

Desenvolvedor vs QA

Todo o time de desenvolvimento é responsável por uma entrega de valor aos seus clientes e com o produto bem implementado e testado.

"Testes são essenciais porque, como seres humanos, estamos sujeitos a cometer erros a todo momento. A complexidade de uma linguagem e o prazo de entrega podem influenciar bastante na qualidade de um código. Por isso, todo trabalho deve ser revisado e testado, para que novos olhos encontrem detalhes significativos." Segundo esse guia de profissões do Tutano.

Quero começar! Qual o caminho?

Se você ainda está na fase de descobrimento e pensando: “Ok, mas ainda não sei testar”, aqui vai algumas dicas valiosas. 

Mantenha uma visão extremamente criteriosa

O tester ao olhar o sistema como um todo deve sempre ter uma visão criteriosa, ou seja, ser bem detalhista na hora de encontrar melhorias e pontos que foram implementados errados ou não está condizente com os requisitos do sistema. 

Estude o sistema

Estudar o sistema é essencial para que seus testes sejam bastante assertivos e sem margem de erros!

Sempre compare o resultado esperado vs resultado obtido encontrando uma “,” a mais ou a menos. Isso pode ajudar a encontrar um erro ou uma melhoria.

Pense como o usuário

Outra estratégia importante é sempre pensar como o usuário. O que ele pode fazer ou explorar que o sistema não é capaz de atendê-lo? O sistema deve interagir com uma resposta esperada ou uma mensagem: seja de erro ou confirmação. 

Execute o teste com 100% de certeza para garantir a qualidade de entrega para o usuário final.

Estude os tipos de testes de softwares

Dominar a parte conceitual de cada teste é um diferencial, pois quando nos depararmos com vários cenários de teste, será fácil saber onde aplicar o conceito estudado. Quando esses dois itens trabalham juntos,naturalmente o conceito vira rotina e o resultado não pode ser outro além do sucesso.

Eu comecei a me identificar com a área na faculdade quando tive uma cadeia que abordava qualidade de software e foi amor à primeira vista. Aquele sentimento de que eu poderia “quebrar” um sistema e ser o responsável pela qualidade dele. Me destaquei como um dos melhores alunos e até cheguei a ganhar uma prova para certificação.

Foi aí que comecei a ler artigos de como testar com qualidade e os skills de um testador. Um passo muito importante foi começar a testar em plataformas que eu podia ter um retorno financeiro por cada erro encontrado.

E por fim..

Erros sempre vão existir, mas tentar minimizá-los ao máximo é o mais importante em nossa profissão. Lembre-se que um bom analista de teste sempre encontrará erros no caminho, se você não encontrou nenhum continue procurando. :) 

Algumas dicas de livros e cursos

Vagas em tecnologia

Aqui na Zup, nós acreditamos em profissionais fora da curva e que querem crescer exponencialmente. Você gosta de desafios? Veja nossas vagas em tecnologia.

O que você achou deste conteúdo?
Quer receber nossos conteúdos?
Seu cadastro foi efetuado com sucesso! Enviaremos as novidades no seu email.
Oops! Something went wrong while submitting the form.