7 competências esperadas de um desenvolvedor back-end

Neste artigo você vai ver:

A área de TI é cheia de desafios e em constante evolução. Nesse cenário é cada vez mais difícil determinar o que esperar dos profissionais da área nas inúmeras ferramentas e práticas surgindo todos os dias. Pensa em seguir carreira como Desenvolvedor Back-end e precisa entender tudo que esperam de você? Esse artigo é pra você! 

Vamos analisar o que é esperado tanto de hard quanto de soft skills, hoje, no mercado.

Qual o principal papel de um desenvolvedor Back-end?

Seu papel é entender os objetivos do projeto e criar soluções eficazes, armazenando dados e também assegurando que eles sejam exibidos para o usuário que deveria ter acesso a eles. 

Consequentemente, ele pode, por exemplo, ser responsável por desenvolver o um sistema de processamento de pagamentos, como aceitar dados, armazenar com segurança essas informações e fazer cobranças por esse pagamento. 

Os desenvolvedores back-end devem ser capazes de gerenciar recursos de APIs que funcionam em vários dispositivos, também podem estar envolvidos na arquitetura de um sistema e nas análises de ciência de dados e devem ter a habilidade de implementar algoritmos e resolver problemas relacionados ao sistema.

7 Competências esperadas de um dev back-end

1 – Conhecer a linguagem de programação back-end usada pela empresa

Parece meio óbvio, mas nem todas as empresas precisam de desenvolvedores back-end especializados em mais de uma ou duas linguagens de programação, pois os projetos de uma mesma empresa, normalmente, são implementados nas mesmas linguagens, e é raro ter várias linguagens usadas no mesmo projeto em proporção grande.

2 – Conhecer tecnologias de banco de dados, como Oracle, SQL ou MongoDB

O back-end é a área que armazena os dados sendo consumidos ou manipulados pelo aplicativos ou softwares. Quem configura e cuida da manutenção desses bancos de dados hoje é o DBA, e quem manipula essas informações no dia a dia é o desenvolvedor back-end. 

Ele tem que saber como buscar, inserir ou apagar o que é necessário para o desenvolvimento das funcionalidades que ele implementa.

3 – Compreender as tecnologias da web, como HTML, CSS e JavaScript 

Noção importante para atuar em parceria com a equipe de front-end, que são responsáveis por desenvolver o design do site, software ou aplicativos a partir do trabalho do desenvolvedor back-end.

Ter um alinhamento e um entendimento entre essas partes permite encontrar as melhores soluções para ambas as áreas, dentro dos padrões do projeto.

4 – Conhecer ferramentas de controle de versão, como Git, CVS ou Subversion

Hoje, quando falamos de desenvolvimento de software ou de aplicação, qualquer trabalho em equipe precisa usar um controle de versão para conseguir gerenciar o código-fonte de seus projetos de forma eficiente.

Confira também um artigo sobre Git, Github e Gitlab, ferramentas super importantes no dia a dia de qualquer dev. ‍

5 – Experiência na escrita de documentos e de testes de unidade/ integração reutilizáveis

Como um projeto é raramente desenvolvido por apenas uma pessoa, é uma boa prática compartilhar o conhecimento para evitar silos de conhecimento. Assim, se amanhã um outro profissional precisar atuar no código que ele desenvolveu, ele entenderá rapidamente como que a solução foi implementada.

Os testes garantem também que as regras de negócio sejam respeitadas.

6 – Agilidade e flexibilidade

Agilidade e flexibilidade são duas palavras que definem muito bem o que é esperado de um desenvolvedor hoje em dia.

Como é necessário entregar valor para os clientes de forma rápida e eficiente, a rotina do desenvolvedor é composta de muitas tarefas, por exemplo: análises de requisitos, desenho de fluxogramas, desenvolvimento de soluções, documentação de software, testes e por aí vai.

7 – Habilidades de comunicação 

Habilidades de comunicação verbal, interpessoal e escrita também são super importantes. 

Um projeto de TI envolve várias pessoas, de diversas áreas de atuação (Back, Front, QA, UX/UI, Scrum, PO, DSM, PM, Clientes). Por isso, é extremamente importante uma comunicação clara e eficiente entre todo mundo para evitar qualquer desalinhamento.

Gráfico representando o conteúdo "7 competências esperadas de um desenvolvedor back-end".  A imagem mostra importância de uma comunicação clara e eficiente entre todo mundo para evitar qualquer desalinhamento.

 A capacidade de colaborar significativamente é uma qualidade fundamental que diferencia bons desenvolvedores dos melhores desenvolvedores. O Guia Salarial da Robert Half em 2020 observa que, à medida que cada peça de desenvolvimento e manutenção de software se aproxima cada vez mais da automação completa, os engenheiros de software devem passar a maior parte do tempo criando estratégias e trabalhando com outras partes interessadas. 

Grandes engenheiros de software sabem disso; é por isso que eles priorizam o aprimoramento de suas soft skills junto com seu conhecimento técnico. Grandes desenvolvedores são jogadores de equipe com boas habilidades de comunicação, uma atitude positiva e uma boa compreensão do processo colaborativo que está por trás da construção de um produto.

Principais habilidades interpessoais que um engenheiro de software precisa:

Colaboração. Você deve ser capaz de colaborar sem esforço com vários membros da equipe em diferentes culturas e origens.

Comunicação. Você deve saber se comunicar, esclarecer, explicar e persuadir.

Empatia. Você deve entender as necessidades do usuário e como o software as aborda.

Pensamento crítico. A engenharia de software nada mais é do que um conjunto de problemas esperando para serem resolvidos. Os engenheiros de software precisam analisar criticamente as situações e resolver problemas.

Liderança. O novo software, por sua própria natureza, traz mudanças na maneira como as coisas são feitas. Isso precisa de você para liderar de frente. A liderança é uma habilidade importante possuída pelos melhores programadores.

Competências bem-vindas para um desenvolvedor back-end

É sempre útil (e muito bem-vindo) que devs back-end tenham uma compreensão maior do que a sua área de atuação. Por isso que o conhecimento dos itens abaixo pode ser relevante na hora de conversar com as outras áreas da empresa.

  • Conhecimento de desenvolvimento de aplicativos em nuvem;
  • Conhecimento de acessibilidade e conformidade de segurança;
  • Conhecimento das plataformas CMS e CRM (Salesforce e Adobe AEM / CQ);
  • Conhecimento de como gerenciar um ambiente de hospedagem, incluindo administração de banco de dados e dimensionamento de aplicativos para lidar com alterações de carga.

Destaques

Ter curiosidade

Uma pesquisa do LinkedIn mostrou que os programadores gastam mais tempo aprendendo do que qualquer outro profissional: 48% dos engenheiros de software aprenderam uma nova habilidade recentemente, em comparação com 36% entre todos os profissionais. A melhoria contínua não é apenas uma boa prática para o software, é ótima também para o engenheiro. 

Algumas das principais fontes de aprendizado para engenheiros de software são:

  • GitHub, Stack Overflow, etc: Este é o básico de todo engenheiro de software. Identificar código defeituoso e ter a proatividade de encontrar soluções online é, de fato, o mínimo.

     

  • Seminários e conferências: Os desenvolvimentos mais recentes em qualquer campo são frequentemente apresentados e debatidos em eventos do setor. Identificar aqueles que são mais relevantes e participar deles regularmente ajuda você a se manter à frente.

     

  • Mentorias e Coaching: Por mais motivado que você esteja, há um limite para o quanto você pode aprender sozinho. Um bom mentor pode ajudá-lo a ver com mais clareza e acelerar seu futuro na engenharia de software. Veja também nossos conteúdos sobre mentoria!
  • Programas de qualificação ou bootcamps: Se você deseja aprender uma habilidade específica, os bootcamps e programas de formação possibilitam você aprender sem precisar sair do emprego, pagar muito menos do que um programa universitário tradicional e obter habilidades atualizadas para as necessidades atuais do mercado.

Administrar seu tempo

Ter uma boa ética de trabalho e ser pontual é importante, mas além disso, você também precisa ser capaz de prever quanto tempo as coisas vão demorar e estabelecer expectativas com seu chefe ou clientes, em vez de deixá-los gerencia-lo.

Ou seja, para realizar tantas tarefas em cada dia de trabalho, um engenheiro de software deve ser um mestre em administrar seu tempo. 

Existem várias ferramentas e técnicas que os programadores usam para gerenciar o tempo e dividir as longas horas. Alguns comuns são, por exemplo:

  • Temporizadores Pomodoro e aplicativos de bloqueio de sites para interromper as distrações;
  • Controle de tempo para medir a sua produtividade;
  • Definição clara de metas (de diária e semanal, a anual e além);
  • Revisões regulares das entregas para acompanhar o progresso.

Aqui na Zup, prezamos pelo crescimento e para você evoluir na sua carreira, deixamos um dos nossos podcasts, no episódio #38, onde mostramos como experimentar e exercer diferentes papéis dentro de uma mesma empresa pode ser uma excelente oportunidade de crescimento. Confira:

Vagas em tecnologia

Quer se desenvolver muito na área em um ambiente de crescimento exponencial? Então conheça as nossas vagas abertas em desenvolvimento e se inscreva

Além disso, quer receber conteúdos como este sobre “7 competências esperadas de um desenvolvedor back-end“? Então assine a nossa newsletter:

Banner com a identidade visual da Zup, nele está escrito Assine nossa Newsletter, os melhores conteúdos sobre carreira e tecnologia no seu e-mail. No final, está um botão com "assinar agora".
foto Guillaume Falourd
Back-end Developer
Zupper tentando transformar o complexo em simples através de conteúdos diversificados, com intuito de impactar o mercado de TI e as pessoas ao seu redor da melhor forma possível.

Artigos relacionados

Capa do artigo em foto com duas pessoas escrevendo códigos em frente a dois notebooks.
Back-End
Postado em:
Capa com a foto de uma mulher de cabelos trançados de costas de frente para um computador com códigos.
Back-End
Postado em:
Imagem capa do conteúdo sobre testes unitários, onde uma pessoa branca está em pé, segurando um notebook aberto dentro de um data center.
Back-End
Postado em:

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.