Scrum: entenda os conceitos e como aplicar a metodologia

26/6/2019
Guillaume Falourd
Back-end Developer

Zupper curioso, sempre procurando impactar da melhor forma as pessoas ao seu redor.

Impossível falarmos de Scrum sem falar primeiro do Manifesto Ágil que nasceu em fevereiro de 2001 em Utah nos EUA.


O Manifesto Ágil

O Manifesto Ágil fez uma revolução, documentando e cravando na indústria de software os princípios e valores do ágil.

Na época, os Lightweight Methods e o Extreme Programming eram os métodos de desenvolvimento que mais cresciam. Eles entraram em alguns consensos e concluíram que os métodos leves não eram mais uma opção e que era preciso um novo formato. 

É o início do que conhecemos como Agile.

Entendendo a Metodologia Scrum

Dentro do desenvolvimento ágil surgiram diversas soluções que implementam os conceitos de iterações contínuas nos projetos de software.

O Scrum não é em si uma metodologia de desenvolvimento, mas um framework no qual pessoas buscam dividir e priorizar o backlog em problemas menos complexos para entregar produtos com um alto valor agregado (com grande fit com o cliente) e em prazos reduzidos. 

No Scrum, os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.

Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas e incrementais, ou seja, o trabalho é dividido em iterações, que são chamadas de Sprints, no caso do Scrum.

Scrum


Quais os papéis da Equipe Scrum

Product Owner (dono do produto)

O Product Owner representa a voz do cliente e é responsável por garantir que a equipe agregue valor ao negócio. 

Ele escreve tarefas centradas nos itens do cliente (histórias do usuário), os prioriza e os adiciona para o product backlog. Equipes de Scrum devem ter um Product Owner, e, embora esse possa também ser um membro da equipe de desenvolvimento, recomenda-se que este papel não seja combinado com o de Scrum Master.

Scrum Master

Scrum é facilitado por um Scrum Master, que é responsável pela remoção de impedimentos à capacidade da equipe para entregar o objetivo da sprint/entregas. 

Esse profissional não é o líder da equipe, mas age como um tampão entre a equipe e qualquer influência ou distração. O Scrum Master garante que o processo Scrum seja usado como pretendido. Ele é o responsável pela aplicação das regras.

Uma parte fundamental do seu papel é proteger a equipe e mantê-la focada nas tarefas em mãos.

Development Team (Equipe de desenvolvimento)

A equipe de desenvolvimento é responsável pela entrega do produto. A equipe é tipicamente composta de 5 a 9 pessoas com habilidades multifuncionais que fazem o trabalho de: analisar, projetar, desenvolver, testar técnicas de comunicação, documentos, etc.

Recomenda-se que a equipe seja auto-organizada e auto-conduzida, mas que muitas vezes trabalhe com alguma forma de projeto ou gestão de equipe.

equipe de desenvolvimento


Os artefatos oficiais do Scrum

Backlog

Um backlog é uma lista de itens priorizados a serem desenvolvidos para um software. Este artefato é a principal fonte de informação para o Planejamento de sprint (Sprint Planning). 

No decorrer da Sprint, o Product Owner, o Scrum Master e a Equipe de desenvolvimento decidem no que a equipe irá trabalhar. O Product Owner mantém uma lista priorizada de itens de backlog, o backlog do produto e o que pode ser repriorizado durante o planejamento da sprint

A Equipe seleciona itens do topo do backlog do produto. Eles selecionam somente o quanto de trabalho eles podem executar para terminar. A Equipe então planeja a arquitetura e o design de como o backlog do produto pode ser implementado. Os itens do backlog do produto são então destrinchados em tarefas que se tornam o backlog da sprint

Product Backlog

O Product Backlog é mantido pelo Product Owner e é uma lista de requisitos que tipicamente vêm do cliente. O Product Backlog pode ser alterado a qualquer momento pelo Product Owner ou por decisão deste.

Sprint Backlog

O Sprint Backlog é uma lista de itens selecionados do Product backlog e contém tarefas concretas que serão realizadas durante a próxima sprint para implementar tais itens selecionados.
É uma representação em tempo real do trabalho que o DevelopmentTeam planeja concluir na sprint corrente, e ele pertence unicamente ao DevelopmentTeam.


Eventos Scrum

Daily Scrum Meeting

Cada dia durante a Sprint, uma reunião de status do projeto ocorre. Isso é chamado de "scrum diário", "daily scrum" ou "Stand up meeting" (reunião em pé). Esta reunião tem diretrizes específicas.

São elas:

  • A reunião começa precisamente no horário marcado.
  • Todos são bem-vindos, mas apenas "poucos" falam.
  • O encontro tem duração determinada (Time-Box) de no máximo 15 minutos.
  • A reunião deve acontecer no mesmo local e mesma hora todos os dias.

Durante a reunião, cada membro da equipe responde a três perguntas:

1. O que você tem feito desde ontem em direção à meta?

2. O que você está planejando fazer hoje em direção à meta?

3. Você tem algum problema impedindo você de realizar seu objetivo em direção à meta?

É papel do Scrum Master facilitar a resolução desses impedimentos. Normalmente, isso deve ocorrer fora do contexto do Daily Scrum para que a reunião possa durar menos de 15 minutos.

Reunião de Planejamento de Sprint (Sprint Planning Meeting)

No início do ciclo de sprint (a cada 7-30 dias), um Sprint Planning Meeting é realizado para:

  • Selecionar o trabalho que deve ser feito na Sprint.
  • Preparar o Sprint Backlog que detalha o tempo que levará para fazer esse trabalho, junto com toda a equipe.


Geralmente, essa cerimônia é dividida em duas partes:

  • Parte 1 (Primeiras quatro horas): Team Product Owner: diálogo para priorizar o Product Backlog.
  • Parte 2 (Próximas quatro horas): Only Team: planejamento da Sprint, resultando na Sprint Backlog.

No final de um ciclo de sprint, são realizadas duas reuniões: a "Sprint Review" e o "Sprint Retrospective".

Reunião de Revisão da Sprint (Sprint Review)

  • Rever o trabalho que foi concluído e não concluído.
  • Apresentar o trabalho realizado para os stakeholders (ou "a demo").
    Um trabalho incompleto não pode ser demonstrado.

Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective)

  • Todos os membros da equipe refletem sobre a sprint passada.
  • É o momento de fazer melhorias contínuas de processos.

Duas questões principais são levantadas na retrospectiva da sprint: 

  • O que correu bem durante a Sprint? 
  • O que poderia ser melhorado na próxima Sprint?

Resumindo

  • Scrum é um processo ágil que permite manter o foco na entrega do maior valor de negócio, no menor tempo possível.
  • Isto permite a rápida e contínua inspeção do software em produção (em intervalos de duas a quatro semanas).
  • As necessidades do negócio é que determinam as prioridades do desenvolvimento de um sistema. As equipes se auto-organizam para definir a melhor maneira de entregar as funcionalidades de maior prioridade.
  • Entre cada duas a quatro semanas todos podem ver o real software em produção, decidindo se o mesmo deve ser liberado ou continuar a ser aprimorado por mais um “Sprint”.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Conta pra gente nos comentários!

Aproveite e assine aqui nossa newsletter para receber por e-mail toda semana conteúdos novos sobre tecnologia, inovação, metodologias ágeis e muito mais. 

Referências usadas para escrever o artigo:

  1. Ensinar Scrum na prática 
  2. Scrum certification Preparation  (Udemy) 
  3. Scrum Guide (PDF) 
  4. Essential Scrum: A Practical Guide to the Most Popular Agile Process
    by Kenneth S. Rubin
  5. Scrum Shortcuts Without Cutting Corners: Agile Tactics, Tools & Tips
    by Ilan Goldstein

O que você achou deste conteúdo?
Quer receber nossos conteúdos?
Seu cadastro foi efetuado com sucesso! Enviaremos as novidades no seu email.
Oops! Something went wrong while submitting the form.