Conheça a metodologia Kaizen e como aplicar na sua equipe

Neste artigo você vai ver:

Talvez você já tenha ouvido falar de Kaizen, mas ainda não conseguiu entender qual o verdadeiro significado dessa filosofia, que tem ganhado cada vez mais espaço dentro das organizações.

Kaizen é uma palavra de origem japonesa, constituída por dois ideogramas: Kai, que representa mudança, e Zen, para melhor.

O Kaizen pode ser aplicado em diferentes aspectos da vida: pessoal, familiar, social e profissional. Essa filosofia surgiu na década de 1950 no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.

Esse conceito é comumente creditado a Masaaki Imai, que é um dos principais responsáveis por esse movimento e também considerado o pai do Kaizen. 

O Método Kaizen surgiu da busca pela reestruturação dos processos industriais. Assim, o desejo era de que as empresas japonesas voltassem a ser competitivas globalmente. Portanto, foram realizados estudos de projetos focados em qualidade, dando início ao método. 

Como engajar a equipe na metodologia

Não apresente o Kaizen para o seu time apenas como mais uma metodologia, as pessoas precisam entender a verdadeira essência desta filosofia. O método humaniza o local de trabalho, elimina trabalhos e processos desnecessários e, além disso, ensina as pessoas a detectar e eliminar o desperdício nos processos de negócios.

Sendo assim, a cultura da empresa precisa estar alinhada com todas as pessoas colaboradoras.

Você já percebeu como é comum em algumas empresas os times realizarem cerimônias do Scrum, como a Daily meeting (a famosa reunião diária), apenas como um “status report”, e não para alinhar a comunicação? Assim, até mesmo em casos onde o Scrum Master não está presente, algumas pessoas integrantes do time não veem a necessidade de realizar a cerimônia.

O ser humano tem por natureza a dificuldade de manter a constância em algumas ações, quando não vê sentido no que está fazendo. Por isso, é muito importante que todas as pessoas na organização estejam alinhadas com a cultura da empresa e recebam treinamento sobre o conceito.

Como aplicar o Kaizen?

Para aplicar o Kaizen de forma eficaz, todas as pessoas envolvidas devem começar a pensar sobre o seu trabalho de uma maneira nova e questionar-se nos seguintes pontos:

Imagem colorida com os questionamentos “Hoje- Qual é a condição atual?”, “Próximo - Qual a situação desejada?” e “Novo - O que eu posso fazer para chegar nessa siuação”.

Não se preocupe se não atingir o resultado esperado de cara, o mais importante é manter o foco na próxima ação que você precisará realizar para alcançar o resultado desejado. Então, trata-se de uma ferramenta de melhoria contínua.

Grandes resultados vêm de muitas pequenas mudanças acumuladas ao longo do tempo. Segundo Kaizen Institute Brasil.

Assim, para responder às três perguntas citadas acima, o ciclo de melhoria contínua Kaizen possui os 7 seguintes princípios:

Imagem colorida com o texto Mergulhe nesses princípios, que são: otimizar processos para gerar bons resultados, ir ao Gemba e avaliar a situação atual, falar com dados e gestão baseada em fatos, atuar sob as causas raiz dos problemas, trabalhar em equipe, implementar Kaizen como responsabilidade de todos dentro da organização e faça isto todos os dias, em todas as áreas. Essas informações foram retiradas do site https://br.kaizen.com.

Você pode estar se perguntando, o que é Gemba?

Vamos a uma explicação rápida, pois daria pra fazer mais um artigo só falando dele. Gemba é uma palavra de origem japonesa que significa “o verdadeiro lugar”. Ir ao Gemba para avaliar a situação atual, é ir ao local onde as coisas verdadeiramente acontecem.

É entender, por exemplo, que ir ao chão de fábrica é extremamente importante para conhecer as possíveis oportunidades de melhoria. Não podemos desprezar todo o conhecimento que pode ser adquirido ao conversar com aquelas pessoas que veem o processo acontecer todos os dias.

Com esse princípio, vemos que todas as pessoas gestoras devem abraçar a causa e incorporar a filosofia na execução de suas atividades.

Ciclo PDCA do Kaizen

  • Planeje: desenvolva uma hipótese;
  • Faça: execute o experimento;
  • Verifique: avalie os resultados;
  • Aja: aperfeiçoe sua experiência e inicie um novo ciclo.
Arte com quatro círculos coloridos que apresenta a sequência de palavras Plan, Do, Check e Act e uma seta que as interliga de maneira consecutiva.

Não existe uma fórmula mágica para mudança. Assim, tenha em mente que você estará sempre em busca de aperfeiçoamento e não da perfeição.

Arte colorida com fundo rosa e dois bonecos com a frase “Grandes resultados vem de muitas pequenas mudanças acumuladas ao longo do tempo”, a frase foi retirada do site https://br.kaizen.com.

Conclusão

O Kaizen nos ensina a importância de manter o foco nas ações, para reduzir o desperdício de tempo, e consequentemente aumentar a produtividade. 

Se você tem dificuldade para manter o foco e administrar melhor o tempo, sugiro que você use técnicas que possam te auxiliar com isso, como por exemplo: a técnica do pomodoro, que é um método de gerenciamento de tempo muito eficaz.

Então, ao adotar a metodologia, é importante lembrar: Kaizen é uma filosofia, o que significa que uma vez adotada, deve ser incorporada.

Se você gostou desse conteúdo e quer conhecer mais sobre Kaizen, deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários!

5e693a44cc32d91a83d0ee12_daiany
Product Owner
Busco entregar valor sempre pensando nos princípios e boas práticas ágeis

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.