Stack Overflow Survey 2021: o que aprendemos com a pesquisa

Neste artigo você vai ver:

Será que seus hábitos como profissional de desenvolvimento estão na média? Ou para você que gere um time, sabe as tendências em comportamento e ferramentas? É isso e muito mais que você vai ver neste artigo onde eu observo os principais dados da pesquisa Stack Overflow Survey 2021.

O que é a Stack Overflow Survey 2021?

Todo ano a Stack Overflow realiza uma pesquisa para entender melhor o perfil e as preferências de profissionais de desenvolvimento em todo o mundo. A Stack Overflow Developer Survey é realizada desde 2011 e você pode acessar as edições anteriores.

A Stack Overflow Survey 2021 recebeu mais de 80k respostas (+23% comparado a 2020). Você pode encontrar todos os resultados em inglês aqui: SO 2021 Developer Survey.

Um dado interessante é que o Brasil continua dentro dos 10 países mais representados nesta pesquisa (sétima posição com 2,7% das respostas). Então que tal participar da pesquisa o ano que vem para a gente ter dados cada vez mais próximos de nosso contexto aqui no país?

A seguir vamos analisar os principais resultados da Stack Overflow Survey 2021.

Educação e perfil

Este ano, por exemplo, foi possível observar uma evolução significativa na forma como profissionais de desenvolvimento estudam. 

Para devs com menos de 18 anos, recursos online como vídeos e blogs são mais populares do que livros e escolas combinados. Estatística esta que não se aplica a nenhuma das outras faixas de idade. 

Ilustração dos recursos consumidos por faixa etária. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

O que explica também que quase 60% dos que responderam a pesquisa aprenderam a codificar a partir de recursos online, já que no geral, a profissão está atraindo cada vez mais pessoas. 

De fato, mais de 50% dos que responderam a Stack Overflow survey indicaram que estão codificando há menos de uma década e mais de 35% têm menos de cinco anos no mercado.

Mercado de trabalho

Nesta sessão vamos entender as formas de contratação de profissionais de desenvolvimento. Para se ter ideia, 81% das pessoas estão empregadas em tempo integral (leve diminuição comparado ao ano passado onde esse número era 83%). 

Ilustração das distribuições (em %) dos tipos de contratação. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

A quantidade de profissionais independentes (freelancers ou no modelo autônomo) aumentou de 9,5% em 2020 para 11,2% em 2021.

Isso pode ser uma consequência da pandemia, pois geralmente é relacionado a uma potencial insegurança no emprego ou uma mudança para arranjos de trabalho mais flexíveis.

Sistemas Operacionais

De fato, não mudou muita coisa em relação ao uso de sistemas operacionais de um ano para o outro. Em 2021, temos em primeiro lugar o Windows com mais de 45% das respostas e na sequência vem Linux e MacOS empatados com cerca de 25% das respostas cada.


Mas como ouvimos muito falar que Linux e MacOs são os sistemas operacionais mais práticos para profissionais de desenvolvimento, queria só destacar que isso é um mito. Afinal, quase metade das pessoas que responderam a pesquisa afirmaram usar Windows no dia a dia para trabalhar. 

2020:

Ilustração das distribuições (em %) dos sistemas operacionais em 2020. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

2021:

Ilustração das distribuições (em %) dos sistemas operacionais em 2021. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Plataformas de Nuvem

A AWS mantém sua liderança como a plataforma de nuvem mais amplamente usada, com 54%. Em seguida temos o Google Cloud Platform (GCP) e o Microsoft Azure, tecnicamente empatados com cerca de 31% cada, com leve vantagem do GCP diferente de 2020 em que foi Microsoft Azure que ficou estava na 2ª posição.

Ilustração das distribuições (em %) de uso das plataformas de nuvem. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Resolução de problemas

Profissionais de desenvolvimento seguem resolvendo problemas seguindo as mesmas práticas que os anos anteriores.

É interessante observar que depois das tentativas mais votadas para resolver problemas (Busca no Google ou no próprio Stack Overflow, tutoriais, ajuda de colegas), a comunidade costuma realizar outras atividades de descompressão antes de voltar e tentar resolver o problema novamente (esporte, jogos, meditação…).

Ilustração das distribuições (em %) das tentativas usadas para resolução de problemas. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Ferramentas

O Visual Studio Code é a ferramenta que a maioria das pessoas que responderam a pesquisa deseja usar.

Provavelmente pela flexibilidade que a ferramenta oferece por ser um justo meio entre uma IDE e um editor de texto. Além disso, oferece suporte para centenas de linguagens, extensões bem feitas, entre outras features bem úteis no dia a dia.

Ilustração da relação entre as ferramentas de implementação (IDE) mais usadas e mais desejadas. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

O que sentimos falta na StackOverflow survey 2021

Ano passado, a StackOverflow survey tinha feito algumas perguntas sobre bem-estar e o que profissionais de desenvolvimento valorizavam no emprego onde atuavam. Teria sido interessante ver se os dados tinham evoluído, pois no contexto da pandemia, muitas coisas podem ter mudado. A pesquisa de 2021 foi feita entre Maio e Junho, então correspondia a um pouco mais de 1 ano de pandemia na maioria dos países desde a pesquisa de 2020.

Por exemplo, quando perguntaram em 2020 o que levaria profissionais de desenvolvimento a procurar um novo emprego, esses foram os resultados:

Ilustração das distribuições (em %) das características que mais atraem devs ao procurar por um emprego em 2020. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Os mais votados foram os mais frequentemente levantados: Salário, vontade de trabalhar com tecnologias específicas, curiosidade, mais oportunidades… Mas no contexto da pandemia, observamos também que ter um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional é muito estratégico na hora de novas contratações.

Em uma área onde profissionais podem facilmente trabalhar de forma remota, teria sido interessante ver a evolução em relação a esse ponto, pois o “novo normal” pós-pandemia será provavelmente um modelo híbrido entre trabalho remoto e presencial, onde o equilíbrio e a flexibilidade serão essenciais para reter ou contratar profissionais.

Inclusive, isso é até reforçado pelos pontos destacados na pergunta sobre quais características influenciaram mais uma decisão de escolher uma oferta de trabalho em vez de outra:

Flexibilidade e trabalho remoto apareciam respectivamente em terceira e quinta posição… E não duvido que esses dados evoluíram bastante neste último ano.

Ilustração das distribuições (em %) das características que mais pesam para devs na hora de escolher um emprego em 2020. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Enfim, senti falta dessas informações na pesquisa de 2021 para comparar o impacto da pandemia no dia a dia dos desenvolvedores no mundo.

StackOverflow Survey 2021: um raio x do mercado

Por quase uma década, a StackOverflow’s anual Developer Survey continua sendo a maior pesquisa sobre pessoas que codificam em todo o mundo. Este ano, observamos informações legais sobre as atitudes, ferramentas e ambientes que estão moldando a arte e a prática de desenvolvimento de software hoje.

Esses dados são particularmente interessantes para quem está iniciando na área. Assim, é possível saber quais são as tecnologias e ferramentas mais usadas para já focar no que será mais relevante nas suas carreiras.

Capa do artigo sobre a Stack Overflow survey 2021 com gráficos impressos em folhas espalhados em uma mesa
foto Guillaume Falourd
Back-end Developer
Zupper tentando transformar o complexo em simples através de conteúdos diversificados, com intuito de impactar o mercado de TI e as pessoas ao seu redor da melhor forma possível.

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.