Arquitetura essencial: o framework para softwares de sucesso da Zup

Neste artigo você vai ver:

Antes de te contar como encontramos e executamos um framework de arquitetura essencial para software de sucesso, precisamos relembrar o contexto que vivenciamos por aqui e, possivelmente, você irá se identificar com ele.

Ao acompanhar a história do desenvolvimento de software, nunca tivemos tantas opções de frameworks, linguagens de programação, templates de projetos e ao mesmo tempo nunca falhamos tanto em alcançar o objetivo, que é atingir as expectativas de clientes. 

Em um mundo de tantas complexidades, nasceu um framework de arquitetura cujo foco é trabalhar no essencial para atingir esse objetivo.

Afinal, indiferente da linguagem, metodologias, frameworks, todos temos um único objetivo que é fazer um produto que impacte e traga resultados para a sua organização. O sucesso é unanimemente o objetivo, porém não é trivial alcançá-lo. Você verá como ao longo deste texto!

Atingir o sucesso em um software: por que é tão difícil?

Alcançar o sucesso em desenvolvimento de software certamente é o ponto mais almejado de todas as organizações, porém não necessariamente é o que alcançamos. E podemos dizer que não é por falta de planejamento. 

Em um artigo do último ano, a Forbes enumerou 16 obstáculos para ter um software de sucesso. É possível perceber que, ao contrário do que sempre imaginamos, no geral, não existe uma falta de planejamento em sua maioria. O que existe é um planejamento em demasia.

Apesar disso, por que não conseguimos atender ou satisfazer clientes?

> It is common for developers to deliver a product that doesn’t align with the client’s perceptions.

Dentre as várias respostas que podemos enumerar, uma em especial se encontra dentro do próprio artigo: a complexidade não esperada por parte da engenharia.

Complexidade: uma das maiores vilãs para um software de sucesso

Dentre os maiores obstáculos, o mais recorrente e o mais indesejado, certamente, acontece quando fazemos um esforço desnecessário para um caminho que não trará sucesso ou o resultado desejado e muitas vezes isso acontece pela complexidade desnecessária.

Um desses sintomas acontece de forma quase paradoxal, considerando o grande  número de ferramentas que utilizamos visando facilitar o dia a dia e que, na verdade, só o tornam mais difícil.

Muitas dessas abordagens não apenas deixam o ambiente mais improdutivo, mas também podem aumentar o risco e a probabilidade de falhas dentro de um time de desenvolvimento. 

Quando temos dificuldade de escalar times, disseminar conhecimento, encontrar alto risco na solução de problemas e improdutividade, temos que parar e pensar um pouco sobre a arquitetura atual do projeto.

Para mergulhar na discussão sobre overengineering, ouça o nosso podcast sobre o tema. 

Arquitetura de software: ainda precisamos?

Certamente um dos pontos mais discutidos nos últimos anos e ao mesmo tempo mais difícil de se encontrar uma definição está relacionado ao termo “arquitetura de software”. 

Diversas literaturas clássicas possuem uma variação do termo, como Just Enough Software Architecture; Software Architecture for Developer; e os quatro livros clássicos sobre arquitetura do Neal Ford: Evolutionary Architecture, Software Architecture the Hard Part, Software Architecture Metrics e Fundamentals of Software Architecture.

O que elas têm em comum é que a arquitetura de software está ligada a um ponto do sistema que é difícil de modificar e que é visto a longo prazo na maioria das vezes. É na arquitetura que definimos o objetivo principal do software além das consequências dessas escolhas.

Um ponto interessante está nas duas leis que foram definidas nos fundamentos de arquitetura de software já mencionados acima:

  1. O porquê é mais importante que o como;
  2. Toda escolha é baseada em trade-offs.

Para fãs do Simon Sinek, a primeira lei de arquitetura vem de encontro com o seu círculo dourado, do qual devemos sempre começar pelo porquê.

A arquitetura é extremamente importante para o sucesso de uma solução, uma vez que ela está amarrada com o objetivo e a visão do software a curto, médio e longo prazo. Ela estará presente seja de forma consciente, gerenciada e alinhada com o sucesso; ou inconsciente, onde o time ficará refém do acaso e das complexidades desnecessárias.

Uma vez definida a importância de uma arquitetura, como garantir que a tenhamos pronta para alcançar os nossos objetivos? Felizmente, temos um framework excelente para você garantir o seu sucesso e o da sua organização.

Arquitetura essencial: um framework para alcançar o seu sucesso com base na experiência Zup

O Framework de Arquitetura Essencial é uma ferramenta valiosa para empresas que buscam se destacar no mercado de tecnologia.

Criado pela Zup Innovation, o framework é um produto de anos de experiência da organização em atender o mais diverso mercado de tecnologia de impacto global com as novas tendências na indústria. O principal ponto aqui é que ela é flexível, uma vez que sabemos que não existem soluções bala de prata.

O nosso framework é composto por quatro especialidades e cada uma possui um ou mais itens de capacidades. Naturalmente, cada projeto tende a variar o número de capacidades que existirá em uma aplicação, no entanto, acreditamos que o essencial de um software de sucesso passará por aplicação, cloud, segurança e dados.

Aplicação 

Garantir que o código seja mantido ao longo dos dias é um dos maiores desafios dentro de uma organização. Afinal, é importante escrever software com qualidade a ponto de não ser necessário que se reescreva toda a aplicação a cada ciclo de três ou cinco anos.

Essa especialidade é eficiente em lidar na construção do software em si e não é exclusiva para o back-end, afinal, assim como as boas práticas do The Twelve-Factor Application.

Qualidade de código, teste, documentação, resiliência e performance farão parte tanto de back, front e também com foco no mobile. Embora muitas organizações não imaginem, uma baixa qualidade de software tem um alto custo para a organização, por conta da complexidade de resolução e abertura de brechas como vulnerabilidades de código. Só no ano passado, estima-se que esse custo nos USA foi de 2.41 trilhões de dólares.

Cloud

O desperdício é um dos temas preferidos de muitas pessoas executivas de tecnologia, como redutor de TCO. O Gartner estima um gasto de $600 Billion em 2023, dos quais estudos apontam que 30% está relacionado a custos evitáveis. 

Essa especialidade vem ao combate desse tipo de desperdício, além de utilizar o poder computacional da cloud para acelerar e modernizar a infraestrutura atual. Essa especialidade abrange capacidades de cultura como DevOps, GitOps, DocOps, FinOps, até práticas como observabilidade (logging, tracing e métricas) e infra como código.

Dados 

Definido como o novo petróleo por Clive Humby em 2006, essa definição nunca foi mais viva e ativa: utilizar os dados já existentes dentro da organização para potencializar a geração e aprimoramento de informações de produtos dentro de uma organização. 

Essa especialidade tem o objetivo de trazer todos os poderes existentes em dados para sua organização com a perspectiva de revolucionar os negócios atuais ou a criação de novos. Tudo isso através de formas descentralizadas como Data Mesh.

Segurança 

Listado por último, porém não menos importante. A segurança é um dos pontos que mais impactam uma organização, afinal sua falha não impactará apenas o produto, mas a confiança da empresa com relação a clientes. No OWASP Top Ten, estima-se que grande parte das organizações possuem alguma vulnerabilidade dentro do seu sistema.

Essa especialidade tem o objetivo de evitar dores de cabeça para o negócio e a credibilidade dentro da organização de forma preventiva. Podemos incluir aqui a cultura de trazer a segurança nos processos de desenvolvimento e testes automatizados dentro da CI como uma análise estática; SAST dentro da cultura DevSecOps; além de proteção de dados e sistemas na nuvem com cloud security.

Conclusão

A criação de um framework arquitetural com o objetivo de potencializar os negócios existentes e criação de novos de maneira sustentável, segura, com qualidade e data-centric é a nossa maior motivação, alimentada por mais de uma década de experiência na construção desse framework. 

Um ponto importante é que esse framework de arquitetura essencial não vem sozinho. Ele é integrado com a StackSpot, produto da Zup que visa através das quatro especialidades acima apresentadas potenciar o sucesso de software dentro da sua organização.

Tem curiosidade para conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas especialidades e da StackSpot? Em breve, traremos para você um pouco mais sobre cada uma delas e como a plataforma pode te ajudar nessa jornada.

Imagem capa do conteúdo sobre "Framework de arquitetura essencial da Zup", que contém um homem branco de frente para duas telas repletas de código.
Foto Otávio Santana
Distinguished Software Engineer
Capacitando devs em todo o mundo para fornecer melhores softwares na nuvem.

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.