Projeto open source: criando um do zero, commit por commit

Neste artigo você vai ver:

Um projeto Open Source é considerado, pela maior parte de profissionais da tecnologia, como uma porta de entrada, seja para adquirir mais segurança ao praticar suas habilidades técnicas, seja pelo desejo de inovar e colaborar com as comunidades, garantindo que todas as pessoas possam participar com seus quatro direitos.

No entanto, existe uma confusão muito comum entre projetos públicos e Open Source. Isso, na prática, gera a falsa impressão de que construir um projeto de código aberto fique apenas em um âmbito mais filosófico, quando na verdade envolve um processo minucioso e detalhado, inclusive nos commits.  

Neste artigo, você vai entender melhor as diferenças entre os tipos de projetos e aprender como, na prática, é planejar e garantir que um projeto que seja Open Source de verdade.

Autores: Hector Augusto Custodio e Otávio Santana.

Software público x Software Open Source: o que muda?

Embora sejam semelhantes, um software público não necessariamente segue todos os princípios que devem estar presentes em um projeto Open Source, uma vez que existem diversos contextos que precisam ser verificados. Por exemplo:

  • Selecionar a licença do seu software.
  • Verificar se as suas dependências ou as dependências das suas dependências são compatíveis. Com isso, não corre o risco de quebrar a compatibilidade com o seu software.
  • Confirmar se o nome do seu projeto quebra algum trademarks.
  • Garantir que todas as contribuições sejam, de fato, Open Source.

Isso quer dizer até os commits precisam seguir um padrão? 

Sim! No geral, a maioria dos nossos projetos trabalham com versionamento de controle, sendo o Git o principal meio, e o commit é entendido como a menor unidade para a contribuição dos projetos. 

É importante garantir que todas as contribuições devem ser “doadas”, uma vez que tanto elas quanto o próprio software são vistos como propriedades intelectuais, ou seja, pertencentes a alguém. Se a contribuição não estiver alinhada a alguns mecanismos de contribuição da comunidade (como o caso do Eclipse e da Apache Foundation) , o projeto não poderá ser considerado Open Source.

Na imagem temos o exemplo de uma contribuição em um projeto Eclipse com a mensagem em inglês “Author(s) covered by necessary legal agreements”, ou “Autor (es) coberto (s) pelos acordos legais necessários”em português.

Por causa disso, muitas dessas fundações possuem mecanismos em seus CI (Continuous Integration) que também validam a parte legal. Afinal de contas, o Open Source é a principal motivação destas organizações existirem. 

Na imagem temos o exemplo de uma contribuição em um projeto Eclipse que mostra a etapa de verificação de acordos legais efetuada com sucesso.

Contudo, nem todos os projetos possuem uma infraestrutura tão complexa como essas fundações. Como, então, garantir essa governança? A resposta está no DCO.

O que é DCO e como ele ajuda na gestão de um projeto Open Source?

A checagem de DCO (Developer Certificate of Origin, ou Certificado de Origem do Desenvolvedor) é uma camada a mais de segurança para o projeto e também para as pessoas que contribuem para ele. Ela é feita através da assinatura de “commits”, na qual cada alteração realizada no código fonte é “assinada”. 

O certificado de Origem surgiu em 2004, quando foi adotado pela Linux Foundation para melhorar o processo de submissão de contribuições utilizando o Kernel Linux. 

A assinatura se tornou parte do registro das alterações e serve, até hoje, para garantir quem fez cada uma delas, e que a pessoa aceita os termos de responsabilidade sobre as mudanças feitas, mesmo no caso de várias pessoas estarem trabalhando em conjunto em uma mesma “branch”. Dessa forma, o projeto pode usar e distribuir as contribuições que foram feitas sob sua licença.

Em resumo: enquanto a licença de software rege a distribuição e licenciamento de propriedade intelectual de um projeto Open Source, o DCO rege o direito autoral das contribuições que são feitas.

Como eu assino commits dentro do DCO?

Antes de você assinar seus commits, é preciso que seu nome e e-mail estejam configurados corretamente no Git com os comandos abaixo. Além disso, esse e-mail tem de ser o mesmo usado no seu cadastro no GitHub.

git config --global user.name “Nome”
git config --global user.email “email@dominio.com.br

O processo de assinatura de commits é simples: nada mais é do que uma linha no final da mensagem de commit com o nome e e-mail do autor no modelo, como no exemplo: 

Signed-off-by: Author <email@dominio.com.br>

Algumas maneiras de assinar o commit

  1. Adicionando a flag -s ou –signoff ao comando de commit:
git commit -m “Meu commit assinado” -s
  1. Diretamente na caixa de commit do GitHub Web. Atualmente, esta opção deve ser feita manualmente, pois a interface do GitHub não fornece uma maneira automatizada de assinar o commit.


Para esta opção, o seu e-mail e nome de usuário devem estar configurados de maneira igual aos da assinatura no painel do GitHub.

Imagem de uma tela do GitHub em que aparece uma caixa aberta com título "Commit Suggestion", ou Sugestão de Commit. Nele, está escrito "Meu Commit Assinado Signed-off-by: Author <email@dominio.com.br>"

Assinatura de commits com chave GPG

Outra maneira de você fazer a assinatura de seus commits é por meio do GPG , uma ferramenta que permite o uso de criptografia para garantir ainda mais segurança nas suas contribuições.

Na prática, o GPG trabalha com criptografia assimétrica, em que são criadas duas chaves, uma pública e outra privada, que servem para criptografar e descriptografar uma mensagem, respectivamente.

O GPG ainda possibilita a assinatura de mensagens ou arquivos usando este mesmo método. O Git faz uso disso, então, para que sejam geradas chaves para assinar cada “commit” e, ao adicionar essa chave em suas configurações do GitHub, cada alteração feita será verificada e receberá uma “badge” com tal indicação.

Imagem do site do GitHub em que aparece uma janela de confirmação de que o commit foi assinado e a chave de GPG gerada para criptografar a mensagem.

É importante notar aqui que os commits feitos pelo GitHub Web como “merges” e aceites de pull request (PR) são assinados automaticamente pela própria plataforma.

Imagem do site do GitHub em que aparece uma janela de confirmação de que o commit foi criado e assinado automaticamente pela versão web do GitHub.

Essa configuração deve ser feita apenas uma vez por máquina e todo commit assinado com o uso dessa chave já é automaticamente verificado pelo GitHub. O uso desta técnica melhora a segurança ainda mais, já que garante exatamente quem fez a alteração e evita modificações maliciosas no commit ou na branch.

Vale esclarecer que este método de assinatura não é reconhecido pelas checagens de DCO, mas apenas por proteção de branches nas configurações do repositório. Por esse motivo, é recomendado que a assinatura com signed off seja feita em conjunto.

Você pode aprender mais sobre chaves GPG consultando a documentação oficial do GitHub

Diferença entre DCO e Signed Commit

A diferença entre DCO e Signed Commit está, principalmente, na forma como é feita a segurança e verificação dos “commits”. 

Veja na imagem a seguir como você pode alterar o nome usado no signed-off (que faz o DCO passar com sucesso), e o quanto isso é dificultado pelas camadas de segurança do GPG que apontam a alteração como “unverified”.

Imagem do site do GitHub que mostra um comentário de signed-off e, na sequência, um comentário automático informando que é preciso fazer algumas verificações para o commit estar completo.

Como o DCO é usado na prática dentro dos projetos Open Source da Zup

Atualmente dentro dos projetos Open Source da Zup, usamos o nosso próprio validador que foi criado a partir da necessidade de ter um maior controle e diferenciação das assinaturas DCO e GPG.

Para que uma contribuição seja aceita dentro dos nossos projetos, é necessário que o commit seja validado com o DCO. A assinatura com o GPG é incentivada e aconselhada, porém não é obrigatória.

A assinatura de commits é, para nós, uma solução viável e vantajosa para aumentar a segurança e controle de repositórios com um volume alto de alterações. Além de apresentar uma segurança mais robusta, o uso das chaves facilita a adesão para quem desenvolve, pois evita problemas e transtornos para assinar cada alteração. Uma vez configurada, não é preciso se preocupar com mais nada e o único ponto de atenção é o de orientar as pessoas a fazer essa configuração antes de colocar o bloqueio nas branches.

Além da validação do DCO, nós também adicionamos mais uma camada de segurança, que é a verificação do cabeçalho do código fonte, o que nos permite verificar as licenças dos arquivos que foram submetidos ao projeto. Para garantir este fluxo, temos um Github Action que garante que, caso o arquivo não tenha a licença, quebre a build.

Projeto Open Source, de fato.

Como você deve ter percebido, trabalhar com Open Source é um grande desafio, principalmente porque vai muito além de uma validação técnica, mas também de uma integração para garantir que o software seja Open Source, o direito autoral seja cedido com esse propósito.

Neste sentido, o DCO é uma ferramenta que nos ajuda a certificar que projetos fora de uma fundação ultrapassem a filosofia e demonstram ser Open Source também na prática.

E aí, você sabia que tinha tanta coisa envolvida para declarar que um projeto é realmente open source? Tem outras dúvidas sobre o mundo open source? Conta para a gente nos comentários. 

Referências:

capa artigo projeto open source. Uma foto com fundo rosa e um papel em branco escrito 'open Source" em vermelho preso em uma corda com um pregador vermelho.
avatarblog
Conteúdo
Equipe de conteúdo da Zup, focada em promover o compartilhamento de conhecimento.

Artigos relacionados

Capa do artigo sobre Docker, com um homem negro programando.
DevOps
Postado em:
Capa do artigo sobre Tech Radar, onde vemos 3 circulos, um dentro do outro, dando a ideia de aneis, no canto esquerdo. A imagem é toda na cor verde claro, mas é possível ver as sombras que formam os círculos..
Desenvolvimento
Postado em:

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.