ListView: organize listas de dados e teste hipóteses com Beagle

Neste artigo você vai ver:

Criar interfaces de usuário intuitivas e amigáveis é um desafio para profissionais de desenvolvimento e design, seja qual for a plataforma. Por isso que a exibição de elementos em forma de lista de dados é uma das soluções mais simples eficazes para ordenar, agrupar, criar carrosséis (listview) e adicionar dados na sua interface. 

Nesse artigo, apresentaremos o Listview, que tem por objetivo facilitar a exibição e/ou organização de dados. Além disso, demonstraremos, com um tutorial prático, os ganhos que esse recurso pode trazer para seu projeto. Para isso, utilizaremos o Beagle, nosso framework open source de desenvolvimento cross platform.

É sempre importante salientar que, além de saber o que será mostrado ao usuário, é preciso ter em mente a ordem e o posicionamento dessas informações. No caso do Beagle, é possível não só realizar essas ações, como também definir:

  • O conteúdo dos elementos;
  • O momento em que eles serão exibidos na tela;
  • Possíveis alterações no layout sem a necessidade de modificar ou refazer o deploy da sua aplicação web ou a publicação do seu aplicativo Android e iOS nas lojas.

Neste tutorial, você vai ver como controlar o conteúdo e a aparência de uma lista sem alterar uma linha de código do nosso front-end.

Artigo escrito pelos zuppers Carlos Stein e Hector Custódio.

Vamos ao tutorial com ListView e Beagle

Suponha que você tenha um carrossel de menus e o resultado final é o da animação abaixo:

Gif animado que mostra uma lista de cards se deslocando da direita para a esquerda. Cada card tem o fundo laranja, um ícone no canto superior direito e um texto no canto inferior esquerdo.

Essa lista já é toda renderizada usando o framework do Beagle, sendo que um único código foi configurado no back-end e será o mesmo em qualquer plataforma, seja ela Web, Android ou iOS. Ao acessar o endpoint, todas as aplicações terão como resultado a mesma lista e o mesmo layout.

A seguir, veja o snippet com o código em Kotlin do back-end criando a lista acima:

private fun carouselOptions() = Container(
       children = listOf(ListView(
                   context = ContextData(
                              id = "initialContext",
                              value = "" ),
                   onInit = listOf(SendRequest(
                             url = "https://private-93ff3-beagleworkshop.apiary-mock.com/options",
                             method = RequestActionMethod.GET,
                             onSuccess = listOf(SetContext(
                                           contextId = "initialContext",
                                           value = "@{onSuccess.data}")
                                       )
                               )
                       ),
                    dataSource = expressionOf("@{initialContext}"),
                    direction = ListDirection.HORIZONTAL,
                    template = template()
               ).setStyle {
                 size = Size(width = UnitValue(100.0, UnitType.PERCENT))
               }
       )
)

Só com este trecho de código, você já consegue gerar uma lista com as opções do nosso carrossel (ou listview, se estivermos falando de desenvolvimento mobile). 

A mais simples dessas propriedades é a direção da lista. Se, por exemplo, você definir que a disposição fica melhor na vertical, basta apenas alterar o valor do enum e a lista será reorganizada.

A renderização dos itens da lista, basicamente foca, em três valores:

  1. O onInit, que é o método chamado quando a lista é criada pela primeira vez. Aqui neste exemplo, você pode fazer uma requisição para o servidor que retorna os dados que preenchem a listagem. Com isso, o onInit traz uma lista de ações utilizadas para fazer a requisição ao servidor (SendRequest) e atribuir o resultado ao contexto (SetContext).
  1. O dataSource, que é o conjunto de dados que será usado para preencher a lista, podendo ele ser estático ou dinâmico. No exemplo deste tutorial, usamos todos os recursos do Beagle, combinando o contexto (que foi definido pela ação SetContext no onInit anteriormente) para que esses valores sejam dinâmicos. Vale lembrar que o contexto é uma espécie de “variável” atribuída ao container, que tem a capacidade de atualizar a visualização do carrossel sempre que o valor do contexto muda.
  1. O template, que é a representação visual de cada um dos itens do dataSource. Assim, para cada item do dataSource, um template será renderizado.

Veja como foi criado o template do nosso carrossel de exemplo:


private fun template() = Container(
       listOf(
               Image(
                       ImagePath.Remote(remoteUrl = "@{item.icon}")
               ).setStyle {
                       size = Size(width = UnitValue(40.0, UnitType.REAL), height = UnitValue(40.0, UnitType.REAL))
               }.setFlex {
                       alignSelf = AlignSelf.FLEX_END
               },
               Text(
                       text = "@{item.title}",
                       styleId = "h1",
                       textColor = "#ffffff"
               )
       )
).setStyle {
       cornerRadius = CornerRadius(radius = 8.0)
       backgroundColor = "#fb5f31"
       size = Size(width = UnitValue(140.0, UnitType.REAL), height = UnitValue(140.0, UnitType.REAL))
       margin = EdgeValue.all(10)
       padding = EdgeValue.all(10)
}.setFlex {
       justifyContent = JustifyContent.SPACE_BETWEEN
}

Ok, você fez uma lista com um template. E agora?

Sim, aparentemente é só uma lista. Mas vamos focar em um caso de uso simples, mas que mostra um pouco do poder do framework do Beagle e do listview

Imagine que, após o deploy e publicação da aplicação, você percebe pelo analytics que as  opções do menu não estão sendo acessadas e como estas opções impactam diretamente nos resultados da empresa, é preciso tomar alguma ação.

Conversando com o time, algumas hipóteses são levantadas para entender o que pode melhorar a performance do menu, sendo elas:

  • A cor das opções faz com que os botões não pareçam clicáveis;
  • O ícone ficaria melhor no canto esquerdo do template e mostraria mais a ideia da funcionalidade;

Resumindo: o usuário acaba evitando o menu por frustração com a experiência ou mesmo pelo baixo contraste nas cores utilizadas, o que prejudica o entendimento de quem tem daltonismo, por exemplo.

O plano de ação é testar essas hipóteses o mais rápido possível e decidir se as alterações serão mantidas ou não.

Testando hipóteses quando minha aplicação não tem o Listview do Beagle ?

Gif animado de uma mulher martelando um MacBook com muita raiva.

Se você, infelizmente, não tem o Beagle na sua aplicação, é assim que você vai fazer para testar a hipótese do problema anterior.

Você precisa alterar o código fonte em todos os front-ends Web, Android e iOS. Depois de tudo isso ser testado (Sim, precisa testar e, de preferência, em homologação, porque vai que quebra, né? ), ter de finalmente fazer o deploy para Web e subir os aplicativos mobile em suas lojas (o que pode demorar alguns dias para ser atualizado)… E pior, você teria que esperar (leia-se: contar) que os usuários atualizem e gerem analytics o bastante para validar a modificação… parece muito, certo? E você tem razão…

Boa sorte! 

Mas se você não quiser contar com a sorte, você pode contar com o Beagle…

Testando hipóteses quando a minha aplicação tem o listview e o Beagle ?

Gif animado de uma mulher dizendo, em tradução livre, “Eu realmente sou muito inteligente agora, você não sabe como…”, tirado da série The Office.

Agora as coisas ficam muito legais! Sem precisar passar por esteiras de deploy no front-end ou esperar que seu cliente atualize a aplicação, você pode rapidamente testar as hipóteses. E, caso precise voltar atrás, a solução é igualmente simples.

Na nossa hipótese, levantamos que um dos problemas pode ser a cor dos itens do menu, então vamos começar com essa alteração. 

No início do artigo, comentamos que o template do listview define a aparência de cada item. Sendo assim, vamos mudar a cor no código do back-end.

private fun template() = Container(
...
).setStyle {
       cornerRadius = CornerRadius(radius = 5.0)
       backgroundColor = "#3b45d4"
...

Trecho de código na linguagem Kotlin que demonstra a modificação dos atributos “backGroundColor” e “cornerRadius” no código de template do ListView.

No código acima, alteramos a cor para um novo hexadecimal e aproveitamos também para mudar o corner radius, que é o arredondamento das bordas porque, enfim, podemos ir além na customização ?.

O segundo item da hipótese é mudar o posicionamento do ícone da direita para a esquerda. Abaixo, demonstramos o código para fazer essa modificação.

private fun template() = Container(
       listOf(
               Image(
                       ImagePath.Remote(remoteUrl = "@{item.icon}")
               ).setStyle {
                       size = Size(width = UnitValue(40.0, UnitType.REAL), height = UnitValue(40.0, UnitType.REAL))
               }.setFlex {
                       alignSelf = AlignSelf.FLEX_START
               }
...
)

Trecho de código na linguagem Kotlin que demonstra a modificação do atributo “alignSelf” no código do template do card.

Para tal, mudamos o valor do atributo que define o posicionamento do ícone na tela de FLEX_END, modificando para FLEX_START.

Pronto! Agora é só fazer o deploy do back-end e acessar a aplicação! 

Espia como ficou o resultado final:

Gif animado que mostra o mesmo carrossel do exemplo inicial, no entanto com a cor de fundo modificada para azul e a posição do ícone modificada para o canto superior esquerdo.

E veja só que incrível: aqui o template utilizado em cada um dos cards no carrossel é o mesmo, mas hoje o Beagle oferece a opção de múltiplos templates para o ListView. Em outras palavras, se você quiser que algum dos cards em sua lista tenha alguma informação a mais, basta criar um template novo e atribuí-lo ao card em questão.

Neste tutorial, focamos em um exemplo com template único, mas se quiser descobrir um pouco mais sobre esse recurso, é só dar um pulinho na nossa documentação que é sucesso.

O que este tutorial nos mostra?

Para concluir, podemos dizer que o elemento de lista é muito versátil e facilmente encontrado em qualquer layout, mas em conjunto com o poder que o server-driven UI oferece podemos manipular layouts e testar hipóteses rapidamente e com impacto quase zero na experiência do usuário. 

Quer ver mais do Listview em ação no Beagle? Então assista a esse vídeo:

Se quiser aprender sobre outras funcionalidades do nosso projeto open source, fica aqui o convite para você dar uma olhada no nosso fórum ou conferir o projeto do Beagle pelo GitHub.

Capa do artigo sobre o componente do Beagle, Listview, onde se vê uma tela de desenvolvimento de software em um computador MAC.
avatarblog
Conteúdo
Equipe de conteúdo da Zup, focada em promover o compartilhamento de conhecimento.

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.