Github Actions CI/CD

No items found.
9/9/2020
Lucas Marcelino Vieira
Lucas Marcelino Vieira
SRE/DevOps

Entusiasta de tecnologia e destruidor de ambientes em cloud

Está sem tempo para ler? Aperte o play para escutar o artigo.

A ideia deste artigo é trazer um pouco sobre essa ferramenta sensacional, Github Actions e como funciona esta integração de repositório de fontes com CI | CD.  A busca de soluções rápidas para automação tende a aumentar no mercado de desenvolvimento e essa solução com certeza vai te surpreender. 

A plataforma do Git Actions da Microsoft é uma api para solução de ci/cd, que realiza o management de seu fluxo de trabalho, nela é possível realizar automação de seu fluxo de trabalho em segundos, com templates pré-definidos no Marketplace, é simples e rápido, basta adicionar suas variáveis de ambiente ao template que o Github Actions fará o resto para você.

Suporte a qualquer SO/Cloud/Linguagens

O Github Action suporta todas as grandes plataformas de cloud do mercado (Azure, GCP, AWS, Hashicorp etc..), SO’s com suas principais distros, e também suporte para diversas linguagens de desenvolvimento como, Java, Ruby, Python, Go, Rust, .Net entre outras.

Construindo uma ação

Abaixo realizei a construção de um exemplo bem simples onde é feita a construção de uma imagem docker baseada no repositório de fontes, a linguagem utilizada é o YAML, o próprio template pré-definido já trás as opções adicionais e opções que devem ser preenchidas. Simples fácil e rápido.

 

No alt text provided for this image

 

Cadeia de fluxos de trabalhos já presentes na plataforma

Dentro da api, é possível identificar muitas cadeias de trabalhos e automações já existentes que você pode utilizar e aplicar em seus fluxos de trabalho, além de novos insights para suas squads, você segue boas práticas das melhores empresas de desenvolvimento. Na minha concepção, esse conceito de unificar repositórios com automações só tende a crescer e é possível ver uma lacuna no mercado para as bigs techs investirem nessa centralização.

No alt text provided for this image

 

Custo para adequação em repositórios privados

O grande benefício de outras plataformas já existentes como o Jenkins, é o fato dela ser opensource. Mas concorde comigo se pudermos ter uma ferramenta mais rápida e que amplia o desenvolvimento das squads, o investimento cairia por si só, não acha? 

O Github actions tem uma cotação para free tier na utilização, ou seja só irá começar a pagar quando exceder esse free tier. 


Veja a tabela para os planos existentes: 

No alt text provided for this image


No alt text provided for this image

Gostou? Faz um lab e seja feliz! 

Mais referências aqui no github

O que você achou deste conteúdo?
Quer receber nossos conteúdos?
Seu cadastro foi efetuado com sucesso! Enviaremos as novidades no seu email.
Oops! Something went wrong while submitting the form.