O desejado mindset de produto

Neste artigo você vai ver:

Por que alguns produtos digitais tem muito sucesso e suas empresas se destacam no mercado enquanto outros são facilmente esquecidos pelo público? Parece a pergunta de milhão de reais, mas a verdade é que há muitos fatores que explicam o sucesso de uns e o fracasso de outros. Uma dessas possíveis explicações é o mindset de produto.

Quer descobrir o que é mindset de produto e 11 características que toda big tech bem sucedida no quesito têm em comum? Então continue lendo.

Antes de avançar, o que é mindset de produto?

Diferente do mindset de projeto, o mindset de produto foca na entrega de valor e propósito. É como se compararmos uma entrega feita no prazo com uma entrega feita para resolver uma dor diretamente ligada aos objetivos e propósitos do produto e de clientes. 

O mindset de produto endereça dores reais, em vez de focar cegamente em entregas. 

Da gestão de projetos ao mindset de produto

Desde a década de 60 quando o gerenciamento de projetos foi fundado, o universo da tecnologia passou por transformações profundas na forma de criar e gerir produtos. Em 1969 foi criado o Project Management Institute (PMI) com o objetivo de formalizar todo o framework e as boas práticas de gestão de projetos.

De lá pra cá muita coisa mudou, o aparecimento da gestão de produtos foi um game changer no mercado e nas empresas de tecnologia.

Com o aparecimento de grandes idéias algumas empresas se destacaram, por exemplo, Apple, Google, Amazon, Meta para citar apenas algumas. Com isso, algumas perguntas começaram a pairar na mente das pessoas, por exemplo: 

  • Qual a diferença entre o produto dessas empresas e outros que não deram certo?
  • O que diferencia uma empresa como as big techs citadas de outras do mercado?
  • Por que essas empresas conseguem se manter competitivas e relevantes ainda hoje?

A resposta para essas perguntas parece muitas vezes simples: elas têm mindset de produto.

Mas o que é necessário para o atingimento deste mindset de produto? 

  • Seria a cultura da empresa vigente? 
  • Seria o uso de metodologias ágeis
  • Seria o centrismo no cliente? 

Não existe uma fórmula para atingir o mindset de produto. Porém, existem sintomas nas empresas que podem ser detectados e alterados. Afinal, a transformação é sempre muito difícil mesmo quando necessária.

Muitas pessoas poderiam dizer que uma empresa com uma cultura voltada para produto resolveria o problema ou que a falta de cultura de produto poderia ser um. Porém, indo um pouco mais longe podemos dizer que a cultura não determina se o mindset de produto será vigente na empresa, mas sim o funcionamento e o empoderamento dela como um todo. Inclusive, aqui teríamos outros fatores que seriam pauta de discussão e até mesmo reflexão.

O que dizem especialistas em Produto

Segundo Marty Cagan em seu segundo livro Empowered empresas como Google, Amazon, Apple e Netflix podem ser consideradas fortes e produtizadas, com entregas e produtos consistentes que são amados por milhões de pessoas, mas têm diferentes culturas. A cultura na visão do autor não seria o diferencial, em sua visão, temos pontos anteriores, por exemplo:

  • a forma que a empresa enxerga engenharia; 
  • o quão forte é sua liderança de produto;
  • o quão empoderados são seus times de produto.

Já Eric Ries em seu livro The Lean Startup diz que sucesso não é entregar uma feature e sim aprender como resolver o problema do cliente. Considerando que para resolver o problema de clientes (pelo menos no caso de produtos digitais) é necessário muitas vezes entregar uma feature em produção, como chegamos a essa fórmula mágica do mindset de produto?

Melissa Perri, autora de Escaping the build trap nos traz o seguinte pensamento: “O maior aprendizado que já tive em gestão de produtos é sempre focar no problema. Se você se ancorar no porquê, vai, na maioria das vezes, construir a coisa certa.”

Poderíamos seguir aqui com outras personalidades de Produto, porém teríamos o mesmo consenso: empresas produtizadas focam em resolver problemas e na entrega de valor

11 características de empresas com mindset de produto forte 

O ponto que temos aqui seria como atingirmos esse mindset de produto? Acredito muito que essas empresas produtizadas tem algo em comum sim, mas não seria exatamente a cultura.

Empresas de produto podem ter culturas diferentes, porém todas elas têm características em comum:

  1. A área de tecnologia
  2. Estruturas flat e simples
  3. Times de Produto ao invés de times de features
  4. Visão de Produto
  5. Estratégia de Produto
  6. Topologia de times
  7. Mindset de discovery constante
  8. Trio de Produto
  9. Falhas não devem ser punidas
  10. “Gerencie o sistema e não as pessoas”
  11. Comece pequeno e cresça a partir daí 

A seguir vamos ver cada uma dessas características em detalhes. Vamos nessa?

A área de tecnologia

Muitas empresas ainda enxergam a engenharia como uma área para servir o negócio.  Líderes que repassam para seus times que os clientes de engenharia são as pessoas de negócio da empresa. Quando um porta voz é criado para a comunicação e repasse do negócio para os times de engenharia você está blindando seu time da realidade! 

Seu time de engenharia deve participar ativamente de discoveries, acompanhar métricas de negócio, ter ciência de quais ponteiros suas entregas irão mudar. Se você quer pessoas engajadas e apaixonadas pelo problema, inclua elas nas decisões.

Aliás, a inclusão de engenharia nos processos e com o cliente irá revelar outras possibilidades antes não enxergadas!

Estruturas flat e simples

Em muitas empresas estruturas hierárquicas ainda são práticas vigentes e prejudicam, em muito, a fluidez da comunicação e o alinhamento. Na gestão de projetos temos uma fórmula para calcular o número de canais de comunicação possíveis:

Número de possíveis canais de comunicação = n x (n-1)/2

Na prática, quanto mais pessoas envolvidas em uma estrutura, maior será o número de canais de comunicação possíveis. A ideia aqui é mantermos estruturas simples para que nossa comunicação e alinhamento sejam fluidas e sem distorções. 

Times de Produto ao invés de times de features

A diferença principal entre um time de Produto e um time de features é o quanto de empoderamento o time tem para entregar resultado. 

Se um time não é empoderado ele não é comprometido com o problema e assim não pode ser responsável pelos resultados e sim somente pelas features encomendadas em produção. 

Como o próprio Marty Cagan cita várias vezes em seu primeiro livro Inspired: “Queremos um time de missionários e não mercenários…”.

Visão de Produto

Uma visão de produto (ou product vision no original) bem formulada, inspiradora e com propósito bem definido é ingrediente essencial para que as empresas possam tornar seus produtos relevantes, bem como focar no problema certo a ser resolvido.

Estratégia de Produto

Não basta termos uma visão muito bem formulada e inspiradora, temos que ter uma estratégia de produto bem definida e sólida. 

Neste ponto acredito que vale dizer que líderes de produto deveriam estar entre as pessoas mais capacitadas da empresa, seja no negócio, em tecnologia ou no contato com clientes.

Topologia de times

Se seus times de produto tem dependências externas e não servem a um propósito definido, então sua estrutura não está entregando o máximo de valor e velocidade que sua empresa precisa.

Mindset de discovery constante

Em empresas presas a uma forma antiga de trabalho, os follow-ups e conversas com usuários são quase que um eclipse, acontecem uma vez a cada três anos. 

Já em empresas produtizadas essas conversas devem existir constantemente, diariamente se possível.

É possível manter um grupo de ideias vindas de clientes, times de produto e/ou outros stakeholders em um repositório para serem aproveitadas. 

Também é necessário que sejam feitos experimentos com features entregues para que tenhamos o famoso PIVOT (mudança de escopo ou descontinuação) ou perseverança (continuar a evoluir a feature ou produto a partir do que foi entregue). 

O discovery deve ser constante e sólido e deve contar com pessoas do time de produto também. 

Trio de Produto

Para conduzir discoveries constantes como falamos acima o ideal seria o envolvimento de todo o time ou grande parte dele. Porém, sabemos que no dia a dia é muito difícil termos todo o time envolvido. 

Uma abordagem proposta por Teresa Torres em seu livro “Continuous Discovery Habits” propõe que seja formado um trio de produto para a condução do discovery. Ainda segundo Torres, esse trio deve ser composto por:

  • Product Manager
  • Tech Lead ou especialista de engenharia (o importante é envolver a engenharia)
  • Product Designer

Falhas não devem ser punidas

“Se você não pode falhar, você não pode aprender”. 

Esta frase de Eric Ries é uma importante lição que aprendi durante todos estes anos trabalhando com produto. Falhas são importantes aprendizados que devemos levar para a vida tanto profissional como pessoal. 

Logicamente que falhas não devem ser nosso objetivo, ninguém cria algo para falhar, porém, não devemos punir ou adotar uma postura de caça às bruxas quando falhamos e sim respirar fundo, absorver o aprendizado e seguir em frente. 

Errar rápido aqui deve ser o lema.

“Gerencie o sistema e não as pessoas”

Em seu livro Management 3.0, Jurgen Appelo traz essa frase e várias orientações fantásticas sobre como deveríamos criar um ambiente de confiança e de alto desempenho. 

Gerenciar o sistema e não as pessoas é uma prática que deveríamos seguir no que diz respeito a criarmos um mindset de produto, pois ajuda no engajamento do time e na sua felicidade. 

Gerenciando o sistema criamos um ambiente em que as pessoas possam se organizar para atender o propósito, resolver os problemas que queremos resolver e perseguir a visão de produto.

Comece pequeno e cresça a partir daí

Essa seria a última e mais importante característica de empresas que têm um mindset de produto forte. 

A Apple não começou a produzir computadores vendendo 230 milhões de unidades, nem a Google iniciou seu buscador em 1996 tendo 3.5 milhões de buscas diárias. A verdade é que todas essas empresas começaram pequeno, resolvendo um problema e tendo um propósito bem definido. 

Repita e melhore, ou como a gente diz em produto: itere!

Conclusão

Em resumo, para termos o tão desejado mindset de produto devemos gerar mudanças iniciais na empresa de dentro para fora. É uma tarefa difícil, porém totalmente viável de ser alcançada. 

Se você não enxerga essas características na sua empresa tenha iniciativas dentro do seu time, comece a influenciar as pessoas a ter um pensamento de discovery, tenha um comportamento de coaching para líderes e pares, enfim, se você não pode mudar tudo inicie como puder!

E aí, o que achou do conceito de mindset de produto? Se tiver dúvidas ou sugestões não deixe de comentar. 

Referências

Capa do artigo “O desejado mindset de produto” em que vemos um conjunto de 9 quadradinhos de madeira com círculos e X e uma linha tracejada entre eles, dando ideia de um mapa. Em cima do quadradinho que seria a chegada, temos a mão de uma pessoa branca apontando para esse ponto de chegada.
Foto de Cleverson Machado Gallego
Group Product Manager
Meu nome é Cleverson, tenho 23 anos de experiência na área de TI e amo trabalhar com produtos digitais! Sou nerd por natureza gosto de animes, vídeo games, música, guitarra e andar de bike! Tenho uma família linda e um shitzu curioso chamado Max!

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