StackSpot: velocidade e segurança através da plataforma de desenvolvimento

Neste artigo você vai ver:

A StackSpot é uma plataforma criada pela Zup e pelo Itaú Unibanco que empodera times de tecnologia a atuar com velocidade e segurança. Além disso, aumenta a eficiência do time de tecnologia por meio da centralização de padrões de engenharia de software, automação de processos, melhoria da jornada de desenvolvimento e publicação de aplicações que permitem mais autonomia para devs

Os números mostram a contribuição na jornada de desenvolvimento: em fase de testes, constatamos que a StackSpot agilizava em até 10 vezes o ciclo de entrega para o negócio, e que um novo membro no time conseguiria subir seu código para produção em apenas um dia.

Vamos explicar mais sobre como essa plataforma funciona na prática, as principais vantagens e como você pode acessá-la. Acompanhe!

O que é plataforma de desenvolvimento?

Em três anos, 80% das organizações de engenharia de software vão investir em times de plataforma e em estratégias de engenharia de plataforma, segundo a Gartner. A expectativa é tanta que a engenharia de plataforma está no top 10 das principais tendências de tecnologia de 2023.

Mas qual o conceito de engenharia de plataforma?

“A engenharia de plataforma melhora a produtividade e a experiência de profissionais de desenvolvimento, fornecendo recursos de autoatendimento com operações de infraestrutura automatizadas. Ela é uma tendência por causa da sua promessa de otimizar a experiência do desenvolvedor e acelerar a entrega de valor ao cliente pelas equipes de produto.”

Diante da alta complexidade nos ambientes de software, surgiu a necessidade de modernizar e apoiar as entregas que envolvem a transformação digital. A plataforma de desenvolvimento aparece como uma solução que fornece ferramentas e recursos que viabilizam entregas mais rápidas e de qualidade.

O que é a StackSpot?

A StackSpot é uma Enterprise Developer Platform (EDP) ou Plataforma de Desenvolvimento para Empresas, quer dizer, uma plataforma empresarial de desenvolvimento, com o foco em organização, padronização, aceleração e escalabilidade do trabalho em uma área de tecnologia. 

Vale ressaltar que a governança é centralizada e há padrões de adoção efetivos, o que possibilita a criação de ambientes de trabalhos contextualizados que evitam retrabalho das equipes.

Compreendendo o conceito de EDP, basicamente, a StackSpot permite que devs criem e distribuam componentes tecnológicos reutilizáveis – tanto de aplicações quanto de infraestrutura 

Na plataforma, profissionais criam seus projetos em um espaço de trabalho com todas as configurações pré-setadas, com padrões de arquitetura e segurança preestabelecidos.

Além disso, a plataforma também conta com seu próprio Runtime Engine e oferece serviços de provisionamento de Cloud. Essas soluções facilitam a abstração de infraestrutura, processo que permite que devs usem sua energia no desenvolvimento e implementação de aplicações, gerando valor para os clientes e para o negócio.

StackSpot Cloud Services 

StackSpot Cloud Services é uma plataforma de processamento em nuvem altamente confiável, com um poderoso ecossistema para implantar e executar aplicativos, com baixo custo e práticas de qualidade e segurança.

Afinal, na StackSpot, a experiência da pessoa desenvolvedora é centralizada em Stacks e Plugins de infraestrutura e aplicação, com autonomia, reduzindo a carga cognitiva, aumentando a velocidade de entrega, sempre prezando por segurança, escalabilidade, qualidade, resiliência e eficiência em custo.

StackSpot AI

Basicamente, a ferramenta permite que você explore os recursos da inteligência artificial com base no seu contexto.

A StackSpot AI utiliza um grande modelo de linguagem (LLM) para entender suas preferências e necessidades de código, tudo isso a partir de fontes de conhecimento que você (ou alguém da sua equipe) fornece à plataforma.

Como a StackSpot AI se adapta aos estilos e preferências individuais de geração de código, a tecnologia da StackSpot AI está em constante evolução. Ao criar seu workspace e conectá-lo à ferramenta, você permite uma análise detalhada da tecnologia existente e do código por trás dela. Isso inclui compreender os tipos de código, estruturas, padrões e muito mais.

Quanto mais conhecimento é adicionado, mais a ferramenta aprende, adaptando-se aos estilos e preferências individuais de geração de código.

Como a StackSpot funciona 

Na prática, profissionais do time podem reutilizar de forma fácil e segura o que colegas já criaram através de um framework exclusivo para empacotar e distribuir componentes de tecnologia.

Na plataforma, conteúdos são empacotados de forma padronizada e organizada, por linguagens de programação, estrutura de equipe, disciplinas tecnológicas etc. 

Dentre as oportunidades que podem ser exploradas na StackSpot, estão, por exemplo:

  • organizar tecnologias e equipes, além de ambientes de trabalho, de maneira simples;
  • integrar devs à equipe de forma agilizada;
  • aprimorar a tomada de decisões por meio de dados sobre utilização das peças tecnológicas por devs;
  • acessar gráficos detalhados sobre o uso das tecnologias, incluindo deploys e visualização da infra compartilhada, para ter insights;
  • elevar eficiência por meio do serviço de gerenciamento de cloud com dashboards, relatórios e recomendações, atingindo mais eficiência;
  • acessar o catálogo de API’s utilizados por toda a organização;
  • oferecer flexibilidade de integração com a solução de SSO, proporcionando uma experiência de autenticação simplificada e segura.

Na StackSpot, é possível ter total controle de acesso à plataforma com a opção de definição de papéis e permissões personalizadas, o que garante segurança adaptada às necessidades da empresa. 

Para conhecer mais, nas palavras de especialistas, assista ao Zup Tech Hour especial sobre plataforma de desenvolvimento:

Vantagens da StackSpot

Como você percebeu, a StackSpot possibilita muitas facilidades tanto para empresas quanto para devs. Aqui, vamos descrever mais detalhadamente essas vantagens:

Mais qualidade

Um espaço de trabalho contextualizado, com as configurações predefinidas e centralizadas garantem que o desenho da arquitetura terá uma execução com qualidade e segurança.

Melhor gestão de tempo

Quando se tem peças padronizadas e centralizadas é muito mais fácil ter visibilidade sobre o que está sendo utilizado. Por consequência, esse processo auxilia na gestão de tempo, já que retrabalhos e atrasos são evitados.

Mais eficiência

Com StackSpot, os times têm a diminuição da carga cognitiva, já que reaproveitam peças tecnológicas. O tempo é dedicado ao desenvolvimento e evolução das regras de negócio com qualidade e escalabilidade, aumentando a eficiência.

Cloud mais simples e eficiente

A jornada de cloud é mais simplificada com a StackSpot Cloud Services, além de mais velocidade de configuração, também são oferecidas boas práticas para tornar os processos mais resilientes, seguros e baratos – incluindo recomendações de FinOps.

Impacto da StackSpot nas empresas

StackSpot se destaca como uma ferramenta indispensável para aqueles que buscam excelência no desenvolvimento de software. Veja na prática, por meio da voz dos especialistas que trabalham com StackSpot no dia a dia.

“A nossa cobertura de automação de testes de integração, funcionais e sistemas, estavam bem baixas e precisávamos dar um gás nisso. Como a gente pensou? Usando a StackSpot como um ‘starter’ dos projetos, ou seja, por meio dos templates”, Marco Antônio Cunha, QA Engineer no iti do Itaú.

“A gente consegue já imputar alguns padrões de segurança e observabilidade e rapidamente sair do processo inicial de configuração e implementar features de negócio. O que antes levava semanas, hoje leva questão de minutos”, Rigel Aguilar, Arquiteto de Soluções na Localiza.

“Se o time de desenvolvimento está ganhando tempo e eficiência operacional, os coordenadores conseguem executar melhor as estratégias, sobra mais tempo para tocar tarefas em paralelo, por exemplo”, Guilherme Berlim, Head de Transformação Itaú Shop.

Conclusão

Por fim, a StackSpot oferece uma jornada integrada, da configuração de infraestrutura, construção de aplicações e deploy em nuvem focando na experiência da pessoa desenvolvedora e no ganho de eficiência para o time de tecnologia. 

A  plataforma de desenvolvimento busca facilitar o dia a dia das pessoas que desenvolvem com: mais tempo investido nas features do negócio, mais qualidade no código e produto final, mais entregas e menos atrasos, além de otimizar toda a jornada de cloud com segurança.

Para conhecer mais sobre a StackSpot, indicamos conhecer a página com os recursos da plataforma. Se quiser conversar sobre o potencial que essa solução tem no seu negócio, mande uma mensagem clicando abaixo.


Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre a plataforma, ainda temos muito a compartilhar sobre a StackSpot por aqui!

Imagem com fundo azul e borda laranja, escrito ao centro "stackspot by zup"
Foto de Larissa Abrão.
Analista de conteúdo e copywriter
Jornalista, que trabalha com conteúdo e mídias sociais, sempre buscando oportunidades para contar boas e curiosas histórias.

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.