Ritchie 2.0: entenda a evolução da versão

Neste artigo você vai ver:

Após várias reflexões relacionadas ao futuro do produto, decidimos seguir por uma nova estratégia. A versão Beta que vocês conhecem se tornou a versão 1.0 após a correção das pendências que consideramos essenciais para ser considerada como estável. 

Como na Zup sempre procuramos melhorar, já pensamos em novas funcionalidades que não eram compatíveis com a versão inicial do produto. 

Consequentemente, para permitir aos usuários da versão Beta continuar usando o Ritchie da forma que estão acostumados, decidimos disponibilizar essa versão 1.0 para não impedir eles de seguir em frente.

A nossa documentação também está sendo atualizada, tanto em relação a V1, quanto a V2.
Confere lá 🙂

Ritchie 2.0: entenda as novidades da versão

Primeiramente, a grande mudança está relacionada ao versionamento do Ritchie. Não terá mais uma versão Single e uma versão Team (deprecated). Essa versão 2.0 do Ritchie será exclusivamente a versão da comunidade, que poderíamos chamar de Ritchie CLI. 

Consequentemente, não terá mais a necessidade de um servidor.

Além disso:

  • As versões Single e Team foram depreciadas. 
  • A árvore de comando será gerada dinamicamente a partir dos repositórios adicionados. Ou seja, não será mais necessário alterar o arquivo tree.json manualmente.
  • Não terá mais armazenamento de fórmulas na nuvem.
    O usuário poderá importar os repositórios do Github ou do Gitlab  (rit add repo)
  • Suporte para autocomplete para 2 novos Shells: Fish e Powershell.
    (rit completion fish | rit completion powershell)
  • Suporte para executar fórmulas em container.
    (–docker flag)
  • Suporte para fazer “build” de fórmulas no Windows.
  • Tutorial incorporado no CLI.
  • Melhorias estruturais.

Como compartilhar as fórmulas exclusivas do nosso projeto ou organização?

Agora, cada usuário poderá adicionar os repositórios de fórmulas do Github que ele tem acesso diretamente via comando e o CLI cuidará da geração dos binários.

❗ Atenção: se você usava as credenciais compartilhadas na versão Team, você precisará continuar usando a versão 1.0 até liberarmos uma nova funcionalidade.

Identificamos um problema com o comando RIT UPGRADE, que atualiza automaticamente para versão 2.0, que já foi corrigido e lançado uma nova release da versão 1.0. Sugerimos fazer uma nova instalação seguindo as instruções da documentação.

Aproveitando, aí vai um spoiler: já estamos pensando em usar o Ritchie as a service onde será possível criar uma conta para sua equipe e armazenar suas fórmulas com segurança, compartilhando credenciais e muito mais. Nos conte o que acha sobre isso nos comentários!

Como migrar fórmulas da versão 1.0 para a 2.0?

Se você usa a versão 1.0 do Ritchie e deseja migrar para a versão 2.0, será necessário atualizar a estrutura dos seus repositórios de fórmulas para ser compatível com a nova versão.

Documentação do Ritchie

Veja na nossa documentação um passo a passo completo para fazer isso. 

Em caso de dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe em ritchie@zup.com.br ou abrindo uma issue no repositório ritchie-formulas.

Como você pode ver, muitas novidades e ideias para tornar o Ritchie ainda mais prático.

 Nos acompanhe para receber em primeira mão todas as novidades do Ritchie.

foto Guillaume Falourd
Back-end Developer
Zupper tentando transformar o complexo em simples através de conteúdos diversificados, com intuito de impactar o mercado de TI e as pessoas ao seu redor da melhor forma possível.

Artigos relacionados

Capa do artigo sobre Docker, com um homem negro programando.
DevOps
Postado em:
Capa do artigo sobre Tech Radar, onde vemos 3 circulos, um dentro do outro, dando a ideia de aneis, no canto esquerdo. A imagem é toda na cor verde claro, mas é possível ver as sombras que formam os círculos..
Desenvolvimento
Postado em:

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.