Processo seletivo na Zup: como funciona e dicas

Neste artigo você vai ver:

Já pensou em ser zupper? Para te ajudar na sua jornada para evoluir exponencialmente criamos esse artigo contando como é o processo seletivo na Zup, além de te dar dicas valiosas para dar esse passo importante para a sua carreira.

Antes de contar sobre nosso processo seletivo, é importante que você entenda que existimos por um propósito. Nas palavras do nosso CEO, Bruno Pierobon: “Nós não apenas consumimos tecnologia, nós criamos tecnologia!”. 

Na prática, isso significa que aqui você vai evoluir como nunca!

Criamos tecnologia em um ambiente propício ao seu desenvolvimento, crescimento acelerado e alta performance.

Você é protagonista, mas a gente te dá uma combinação única de recursos, como plano de desenvolvimento diferenciado, foco em bem-estar e aprendizado constante com gente apaixonada por inovação.

O que a gente espera de quem quer ser zupper

Mas antes de saber em riqueza de detalhes como é o processo seletivo na Zup, precisamos dar um passo para trás e falar sobre o que esperamos de quem quer ser zupper. Sabemos que algumas coisas vão variar com o perfil de cada vaga, mas alguns pontos são cruciais quando falamos da nossa essência. 

Procuramos pessoas que sejam apaixonadas por resolver grandes desafios tecnológicos e entregar soluções disruptivas. Pessoas que sejam protagonistas da mudança. 

Gente motivada por testar seus próprios limites, evoluir exponencialmente e sair da sua zona de conforto. Aqui você vai poder testar coisas novas e se desenvolver como nunca.

Como zupper você vai vivenciar ambientes em construção e experimentar tudo o que vem com isso: das vantagens de participar da criação e inovação, aos desafios que vão demandar resiliência.

E aí, ser zupper é para você? Então vamos conhecer tudo o que você precisa saber para mandar bem no processo seletivo na Zup.

O processo seletivo na Zup

Já somos mais de 3 mil zuppers! (Sim, uma das empresas brasileiras que mais cresce hoje). Por isso, o processo seletivo na Zup conta com riqueza de etapas para que a gente se conheça melhor.

Outra informação importante é que o processo seletivo na Zup é assíncrono. 

Entendemos que a avaliação não deve ser baseada na comparação entre pessoas, e sim uma avaliação individual, do potencial que cada pessoa candidata pode oferecer no nosso cenário. Por isso, nosso processo seletivo não é engessado nas etapas — nem em ordem, nem em volume. 

Porém, o processo seletivo na Zup sempre segue alguns passos importantes para que a jornada seja segura, humanizada e, principalmente, que ofereça todos os insumos necessários para uma tomada de decisão.

A seguir, vamos conhecer cada um desses passos do nosso processo seletivo.

1 – Como se tornar zupper?

Você pode se inscrever em vagas aqui na nossa página de carreiras

Neste primeiro passo é muito importante sabermos algumas informações sobre você, como seu LinkedIn e dados pessoais para contato.

Na sequência, você precisa responder algumas perguntas antes de submeter a sua inscrição. Essas respostas são importantes para a gente fazer uma primeira triagem das pessoas candidatas, tornando o processo mais ágil e escalável durante essa etapa.

Além disso, contamos com um time de Talent Acquisition (aquisição de talentos) que está muito atento ao mercado e pode te convidar para participar do nosso processo seletivo.

2 – Primeira conversa: telefone

Depois da primeira triagem passamos para a etapa com a nossa primeira conversa por telefone (Phone Screen ou Phone Screening). Aqui, falamos mais sobre a Zup, como será o processo seletivo, tiramos eventuais dúvidas e começamos, de fato, a nos conhecermos melhor.

Além disso, é aqui que verificamos quais seus motivadores, interesse em participar do processo seletivo e ser zupper. 

Essa etapa é muito importante para a pessoa candidata e para a Zup, pois é quando começamos a nossa conexão para começar o processo seletivo.

3 – Avaliação de Fit Cultural

Somos uma empresa de cultura forte e nos guiamos em 13 pilares de cultura para alcançar os nossos objetivos. Por isso, precisamos de pessoas que estejam alinhadas com nossos valores.

A etapa de fit cultural é o momento para nos conhecermos melhor e avaliarmos em conjunto esse match entre as nossas essências. 

Nessa etapa você passará por um bate-papo com uma pessoa da nossa equipe de aquisição de talentos. A ideia é entender suas experiências e expectativas, te apresentar melhor nosso propósito, cultura e tirar todas as suas dúvidas. Fique a vontade para nos contar tudo aquilo que você acredita ser relevante para te conhecermos melhor.

A nossa entrevista é guiada com base nas competências desejadas para a posição que você está concorrendo, então faremos algumas perguntas situacionais que nos ajudarão a ter uma avaliação baseada em cases. Por isso, a dica aqui é seja o mais transparente possível e tire todas as dúvidas sobre nós.

4 – Avaliação Técnica 

Essa etapa é muito importante e na grande maioria das vezes acaba sendo a terceira fase do nosso processo seletivo. Como o nome já diz, tem o objetivo de avaliar competências técnicas, comportamentais e capacidade de resolução de problemas.

Atuamos com um modelo de avaliação técnica construído para criar a melhor experiência possível para a nossa pessoa candidata, sem deixar a objetividade de lado. Para isso, capacitamos pessoas avaliadoras utilizando réguas técnicas para garantir o maior nível de assertividade possível nas contratações. 

Avaliação técnica para pessoas tech

Como a maioria das nossas posições são para pessoas Tech, desenvolvemos alguns DeZafios (com Z de Zup mesmo :D) para realização durante a entrevista (live coding) e sem muito mistério. Eles podem ser realizados em ferramentas próprias de avaliação técnica, como a HackerRank.

Os formatos mais comuns de DeZafios são: 

Coding – Nesse tipo de DeZafio, o propósito é testar a capacidade da pessoa candidata de construir algoritmos estruturados dado um desafio de lógica de programação.

Whiteboard / Design System – Esse tipo de DeZafios é mais voltado para profissionais de arquitetura e engenharia mais experientes. Nele, a ideia é modelar um sistema baseado em um framework, evidenciando a estrutura lógica, integrações, entidades e pipelines.

Diagrams / Infra & Architecture – Para esse tipo de DeZafios, serão levados em consideração aspectos como o planejamento e administração de nuvem, ferramentas de mercado, escalabilidade, disponibilidade e segurança.

Project Questions – Neste tipo de DeZafios, a ideia é avaliar conhecimentos específicos de stacks, frameworks de desenvolvimento, APIs, além de lógica de programação e algoritmos.

Avaliação técnica para pessoas não-tech

Para Non-Devs, pedimos sempre cases reais e que tragam a expertise técnica naquela função. Nestes casos é muito comum encontrar zuppers com um papel parecido ou igual ao seu e que poderão compartilhar o dia a dia. 

Dica: aproveite o momento para trocar experiências, tirar dúvidas, comentar como você resolveria a situação e expressar o seu raciocínio. Pense como se quem está te avaliando já trabalha com você e está ali por um mesmo objetivo. 

Para devs, seria tipo um pair programming.

Quer mais dicas para mandar bem em uma Entrevista Técnica? Então assista a essa live que realizamos no TDC Future 2021:

Resultado da avaliação técnica

É muito importante que as pessoas candidatas que avancem até a etapa de Entrevista Técnica já estejam minimamente familiarizadas com a qualidade técnica imposta pela Zup.

Após a fase de avaliação e validação da performance e desempenho técnico de uma pessoa candidata por uma pessoa avaliadora técnica, a pessoa de Talent Acquisition responsável pelo processo seletivo analisa os feedbacks e define os próximos passos, sendo eles a aprovação ou não na etapa técnica. 

Caso a pessoa candidata tenha conseguido evidenciar seu nível técnico, ela seguirá para o papo com a liderança direta da posição.  

5– Papo com Liderança e time‍

Hora de conhecer sua liderança direta! Aproveite o momento para alinhar expectativas e entender o momento e os desafios, tanto da empresa, quanto do projeto no qual você irá trabalhar.

Em muitos casos, é possível que você conheça integrantes do time e já sinta a energia que te espera! 

Aqui na Zup, temos um pilar de cultura extremamente forte chamado de #ZupperAjudaZupper, temos certeza que você vai senti-lo, mesmo antes de entrar!

6 – Proposta e Admissão‍

Você já é quase zupper! Nessa etapa, te explicamos em detalhes todos os benefícios, programas e oportunidades, além de alinhamos sua expectativa com a nossa proposta salarial. 

Se você estiver confortável, damos seguimento ao processo de admissão e te ajudamos com todas as burocracias para que o processo seja o mais fácil e rápido possível.

7 – Onboarding‍

O esperado momento das boas-vindas! Agora você terá uma semana completa, com todas as informações importantes da sua vida como zupper. 

É o momento de conhecer nossa história, entender nossos processos e o quem é quem de cada área.

Nosso maior desafio é trazer para o dia a dia nossos valores e crenças. Durante essa semana, apresentamos como respirar cultura, responsabilidade e empoderamento na vida cotidiana da Zup. 

Conclusão

Se você quiser ainda mais dicas sobre o processo seletivo na Zup te recomendo dar uma olhadinha em nosso perfil no Glassdoor. Lá, você tem a avaliação de zuppers, além de pessoas que passaram pelo nosso processo.

Bom, agora que já entendeu um pouco mais sobre nosso propósito e viu o que te espera pelo processo seletivo na Zup, nossa pergunta é: o que você está esperando para viver um ambiente de crescimento exponencial? #VempraZup

capa do artigo sobre processo seletivo na Zup, onde temos figuras de madeira e uma se destaca através de uma lupa
Foto de Tabata Tiburtino
Senior Talent Acquisition
Sou a Tabata, atuo com recrutamento e seleção de profissionais tech há +10 anos e Zupper a quase 3 anos. Amo o ecossistema de tecnologia e admiro muito a evolução constante da área. Sou apaixonada por viajar, principalmente quando é para Praia, sou mãe de dois meninos adolescentes e de cinco pets <3

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.