Angular CLI : aprenda comandos matadores

Neste artigo você vai ver:

Se você trabalhou com Angular em algum momento, muito provavelmente já se deparou com o comando ng new hello-world, certo? A ideia desse artigo é mostrar com exemplos práticos como utilizar diversos comandos escondidos (nem tanto) da ferramenta Angular CLI para turbinar aquelas tarefas chatas do dia a dia. 

Bora?

Só para revisar: o que é Angular CLI?

Só para garantir que estamos na mesma página, quero conceituar o que é o Angular CLI. Essa ferramenta open source foi criada pelo próprio time de desenvolvimento do Angular que acelera a criação de itens importantes para os nossos projetos, como componentes, classes e muito mais.


Lembrando que CLI significa command-line interface, ou Interface de Linha de Comando em português.

Começando a instalação 

O mais importante agora é instalar a ferramenta que o Angular disponibiliza para acelerar o processo de desenvolvimento: o Angular CLI. 

Para instalar o Angular CLI é bem simples, basta abrir um prompt de comando (CMD) e executar o comando abaixo:

npm install -g @angular/cli

Após alguns minutos a ferramenta de linha de comando do Angular estará pronta para ser usada.

O comando mais importante do Angular CLI

 ng new hello-world

Por que esse comando é tão importante? É por ele que tudo começa! 

Qualquer projeto que usa Angular como base de um jeito ou de outro, usará esse comando. E o melhor é que podemos fazer várias coisas com esse comando principal.

Confere aí. ?

Comandos matadores com o Angular CLI

Agora vamos ver comandos matadores para usar com o ng new hello-world no Angular CLI.

–routing

ng new hello-world --routing

Esse comando “parametrozinho” a mais que você coloca na linha de comando, já cria um arquivo de rotas. Dá pra ter uma ideia de como padronizar a nomenclatura e estrutura de arquivos de rotas que você irá desenvolver para a sua aplicação.

–prefix

ng new hello-world --prefix lib

Todo projeto Angular tem como prefixo padrão a palavra ‘app’. Se você criar qualquer coisa no Angular na mão e não configurar o prefixo, o validador de códigos irá dizer que você não está seguindo o padrão de codificação. 

O comando acima é muito interessante quando você está trabalhando em alguma biblioteca. Utilizar o prefixo padrão ‘app’ em uma biblioteca, deixa tudo muito genérico, e pra quem utiliza fica confuso a mistura de funcionalidade com biblioteca.

–style

ng new hello-world --style scss

Uma das grandes vantagens do Angular é poder escolher como você vai usar o CSS. Pode usar ele puro e com outros preprocessadores. A ideia do parâmetro –style é poder configurar já na criação do projeto qual “tipo” de CSS você vai poder utilizar. Alguém aí gosta de trabalhar com SCSS? Deixa nos comentários! 

–skip-git

ng new hello-world --skip-git=true

Se por motivos de necessidade (ou insanidade) o projeto não utilizar GIT para controle de fontes, é possível pular a inicialização do repositório GIT:) Aí é um arquivo a menos pra você pensar na cagada que está fazendo escolhendo outra ferramenta pra controle de fontes.

–skip-install

ng new hello-world --skip-install=true

Uma sugestão muito prática pra testar todos esses comandos de criação é utilizar o comando “–skip-install”. Com isso, é possível testar vários comandos, ver estrutura dos projetos em menos tempo, pois a máquina só vai se encarregar de criar os arquivos do projeto e não vai instalar todos aqueles pacotes pesados de JavaScript que o Angular precisa pra funcionar.‍

–verbose

ng new hello-world --verbose=true

Mas se por algum motivo um comando simplesmente dá um erro maluco (bastante raro), o comando –verbose ajuda a enxergar onde está o projeto, ou seja, dar um log mais detalhado da criação do projeto.

–minimal

ng new hello-world --minimal=true

Algumas vezes a intenção é testar alguma super hiper mini MINI implementação. Por padrão a criação de um projeto Angular, cria e instala um monte de script relacionado a testes, que não é necessário para essas provas de conceitos rápidos. O papel desse comando é agilizar a criação do projeto.‍ Simples assim!

Angular CLI: uma ferramenta com muitos recursos para agilizar o desenvolvimento

A minha intenção aqui não foi mostrar todos os comandos e parâmetros, já que isso conseguimos encontrar facilmente na documentação do Angular, que é ótima. 

A ideia foi mostrar o que eu aprendi e tentar abrir um pouco as possibilidades para alguns cenários no dia a dia.

E aí, tem algum comando que você gostaria de compartilhar para criação de projetos? Deixe sua opinião nos comentários! Lembre-se: somos uma comunidade e é assim que crescemos ?

Aproveita pra assinar nossa newsletter de tecnologia e receber em primeira mão nossos conteúdos.

5eb425c1778aed24bda02001_mateus-leal
Front-end Developer
Entusiasta de Javascript e aprendendo a ensinar.

Artigos relacionados

Capa do artigo sobre web components em que vemos uma tela com códigos de programação com letras coloridas em um fundo preto.
Front-End
Postado em:
Capa do artigo sobre SOLID com Angular 13, onde vemos uma mulher de cabelos longos trabalhando com um notebook com um copo de café na mão, na mesa conseguimos ver post-its coloridos e uma caneta.
Desenvolvimento
Postado em:
Capa artigo aprender Angular em que vemos um notebook, um papel escrito "Angular", uma caneca e um copo de café com creme.
Front-End
Postado em:

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.