Angular 2: o que é e diferenciais

Neste artigo você vai ver:

O Angular é um dos um dos frameworks para desenvolvimento web mais populares do mercado. Por isso, hoje vamos falar sobre o que é Angular 2 e as suas principais vantagens.

O que é o Angular?

O Angular é um framework desenvolvido pelo Google e podemos dividir suas história em duas fases: o Angular 1, ou angularJS, e o angular 2, angular 2+ ou apenas Angular, como o pessoal do Google prefere chamar.

Para quem está começando totalmente agora, um framework é um conjunto de códigos que te trazem alguns benefícios e agilidade na hora de desenvolver seu site ou aplicação. Assim, eles buscam resolver problemas comuns sem que você tenha que reescrever o código que já existe.

O Angular é um framework feito para desenvolvimento web, mais especificamente de SPA (Single Page Applications – Aplicações de página única) tanto para desktop quanto mobile.

Suas principais características são que ele já traz um conjunto bem completo, com rotas, módulos, pipes, diretivas, entre outras coisas para facilitar o desenvolvimento no dia a dia (se você não entendeu esses nomes, não se preocupe, falaremos sobre cada um em breve).

Diferenciais do Angular

O maior diferencial do Angular é que ele adotou o TypeScript como linguagem.

Se você não sabe, o TypeScript é um superset para o JavaScript, trazendo as novidades da linguagem e depois transpilado para JavaScript mais antigo, uma vez que nem todos os browsers entendem a última versão do JavaScript.

Em outras palavras, isso é uma grande vantagem, pois com TypeScript, você acaba obtendo tipagens, classes, métodos novos para lidar com dados, entre várias outras coisas.

Framework certo para iniciantes

O Angular é um dos frameworks que eu recomendo para quem está começando agora. Primeiro pela curva grande de aprendizado que você pode conquistar com ele se aprofundando na enorme quantidade de bons materiais de estudo disponíveis online.

Além disso, outra vantagem é o TypeScript, que facilita muito o tempo de desenvolvimento, sem falar que é um dos frameworks mais requisitados no mercado.

Então, esses são alguns motivos que colocaram o Angular como um dos preferidos e que o fez conquistar um espaço importante no mercado.

Conclusão

Falaremos mais sobre o Angular em próximos artigos aqui no blog da Zup. Não perca!

Quer receber conteúdos como esse e os mais recentes produzidos pela nossa equipe de especialistas? Então assina aqui nossa newsletter.

Ah, tem dicas, dúvidas ou sugestões do que você deseja aprender sobre esse tema por aqui? Então conta pra gente nos comentários!

5db880931536199de32959cb_willian-santos
Front-end Developer
Apaixonado por tecnologia, games e pai do Steve.

Artigos relacionados

Capa do artigo sobre web components em que vemos uma tela com códigos de programação com letras coloridas em um fundo preto.
Front-End
Postado em:
Capa do artigo sobre SOLID com Angular 13, onde vemos uma mulher de cabelos longos trabalhando com um notebook com um copo de café na mão, na mesa conseguimos ver post-its coloridos e uma caneta.
Desenvolvimento
Postado em:
Capa artigo aprender Angular em que vemos um notebook, um papel escrito "Angular", uma caneca e um copo de café com creme.
Front-End
Postado em:

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.