Como acelerar o processo de onboarding com Ritchie

Ritchie
June 26, 2020
Guillaume Falourd
Guillaume Falourd
Back-end Developer

Zupper curioso, sempre procurando impactar da melhor forma as pessoas ao seu redor.

O primeiro dia de trabalho não é fácil para ninguém. Quando falamos de um desenvolvedor então, além da parte administrativa, o novo colaborador precisa se preocupar com várias outras coisas: configurar seu novo material de trabalho (computador, mouse, monitor), instalar as ferramentas necessárias, acessar códigos, bancos de dados, logs de monitoramento, e por aí vai. 

Isso é chamado de onboarding, e pode facilmente virar um pesadelo para o novo integrante do time, que já tem muitas informações para absorver.

Em um mundo cada vez mais conectado, incentivando processos ágeis e 100% digitais, as empresas não podem mais perder tempo preparando seus novos funcionários. É necessário que ele se integre o mais rápido possível ao ambiente de trabalho para que a produtividade da empresa não seja prejudicada. 


Como agilizar o onboarding?

Agilizar o onboarding é uma necessidade e um desafio para qualquer empresa. Para deixar a parte administrativa mais leve, muitas empresas optam hoje por enviar documentos legais ou sobre a empresa por e-mail, a fim do novo colaborador resolver as pendências e ter todas as informações que ele precisa antes do seu primeiro dia de trabalho.

Por outro lado, a parte técnica ainda pode ser complexa. Quando falamos da área de TI, por questões óbvias de segurança, deixar esses processos ágeis não é coisa fácil, o que pode acabar deixando uma má primeira experiência ao desenvolvedor com sua nova empresa.

onboarding desenvolvedor


Os perfis dos empregados e das regras de segurança, de liberação de acessos, de uso do material, de compartilhamento de dados mudam de uma empresa para outra. O que torna essa questão complexa de resolver, pois é difícil determinar padrões a seguir no mercado.

Existem algumas ferramentas que podem atender essa necessidade das empresas de tecnologia. 


Acelerando o onboarding do Dev com Ritchie

O Ritchie é um CLI (Command Line Interface) que facilita a realização de operações usando ferramentas que usuários acessam geralmente de forma restrita, precisando do suporte de times especializados. Isso é feito através de automações/scripts, que no contexto do Ritchie são chamados de fórmulas.

O Ritchie pode ser usado tanto para agilizar processos internos diretamente relacionados a área de desenvolvimento, quanto para agilizar o onboarding dos profissionais de TI na empresa onde estão entrando.


ritchie onboarding
O principal benefício do Ritchie é tornar o dia a dia dos desenvolvedores mais fácil e ágil. 


Utilizando Ritchie

O seu uso é simples: uma área automatiza um processo, e o associa a uma linha de comando, permitindo que outros usuários possam usá-lo.

Existe a possibilidade de compartilhar esse comando com a comunidade, ou apenas com seu time/empresa, seguindo as regras internas da sua organização.

Exemplo de onboarding com Ritchie

Imagine um novo integrante do time instalar todas as ferramentas usadas no projeto uma a uma e pedir a liberação de todos os acessos necessários para atuar de forma eficiente. Pode ser bem demorado, né? Mas e se isso pudesse ser feito automaticamente com uma ou duas linhas de comando? Bem melhor, não?

É exatamente isso o que o Ritchie faz. 

Vamos ver um exemplo de como liberar acessos de novos profissionais em uma empresa de tecnologia para algumas ferramentas através do e-mail.

BACK-END

onboarding backend


FRONT-END

onboarding Front-end


SRE

onboarding SRE


O exemplo aqui é voluntariamente simples. Podemos imaginar cenários muitos mais complexos e completos de acordo com as necessidades de cada empresa. A vantagem é a flexibilidade da ferramenta para permitir que qualquer operação seja realizada via linha de comando, respeitando os critérios de segurança de cada organização (conforme funcionamento da versão team.

Saiba mais aqui sobre como o Ritchie pode acelerar seu processo de Onboarding. 

Conclusão

Existe agora no mercado uma ferramenta podendo ajudar nos processos de onboarding das empresas de TI. E que apesar de precisar de pessoas sabendo automatizar processos para ser implementada, nem precisaria deles para ser utilizada. 

onboarding com ritchie cli

Profissionais sem domínio de alguma linguagem de programação poderiam executar comandos no terminal para realizar operações apenas informando alguns parâmetros de entrada. 

No caso do onboarding, isso permitiria aos novos integrantes de economizar horas em configurações ou aguardando suporte de áreas corporativas. O que deixaria uma ótima primeira impressão ao novo colaborador, além de permitir que ele possa entregar valor ao time mais rápido.
Achou esse conteúdo interessante ? Venha conhecer  tudo que o Ritchie oferece !

O que você achou deste conteúdo?
Open Code Newsletter
Seu cadastro foi efetuado com sucesso! Enviaremos as novidades no seu email.
Oops! Something went wrong while submitting the form.