Teste manual vs teste automatizado: diferenças e desafios

No items found.
13/3/2020
Bruna Fernandes
Bruna Fernandes
Quality Assurance

Meu propósito é conectar pessoas com tecnologia

Está sem tempo para ler? Aperte o play para escutar o artigo.

É um testador manual e precisa se atualizar? Este artigo é uma reflexão sobre os novos rumos da área de testes.

Vivendo em um mercado altamente competitivo, 2 questões surgiram bem fortes pra mim: 1) em tempos de cada vez mais produtividade e qualidade, qual é o papel do testador manual? 2) esse papel faz diferença para o time e para empresa?

Entendendo o teste manual

Eles são executados somente por profissionais capacitados para tarefa que seguem criteriosamente as documentações de requisitos e negócios onde estão relacionadas às situações convencionais e não convencionais do sistema.

Envolve mais o lado intelectual, analítico e lógico do ser humano, devido a necessidade de efetuar uma verificação minuciosa da aplicação a ser testada para identificação e neutralização de possíveis riscos e adequação a uma boa experiência do usuário.


Teste Automatizado

São executados com a ajuda de ferramentas e frameworks que geram um script com elementos de entrada e saída, que ao ser dentro do escopo de teste define se o mesmo passou ou falhou.

A automação envolve testes de caixa-preta em que o desenvolvedor não possui conhecimento sobre a estrutura interna do sistema ou caixa-branca, em que há pleno conhecimento da estrutura interna. Para os dois casos, a cobertura de teste é determinada respectivamente pela experiência do desenvolvedor ou pela métrica de cobertura de código.

Com o avanço tecnológico o quesito automação vem tomando novas proporções, sendo um grande e principal aliado no ganho de qualidade, no aumento de produção e principalmente na redução de custo.

Os benefícios da automatização em seu projeto

. Redução de erros humanos

. Aumento de produtividade e foco em projetos relevantes

. Otimização de Mão de Obra

. Otimização de custos

. Prazo menor para certificação

. Integrações de sistemas sem modificação de código 

. Maior quantidade de testes em 24h

. Garantia de armazenamento de dados utilizados, testes realizados e evidências


Qual é a tendência de mercado atual?

A demanda do mercado por testes automatizados está crescendo cada vez mais. 

Mudar de área é a solução? O interessante de ser um profissional QA é que você está sempre aprendendo regras de negócios de diversos segmentos e se colocando no lugar do usuário. Isso a ferramenta de automação não irá tomar de você. Ela só irá otimizar seu trabalho, minimizando seu esforço.

Desafios e como superar

Em 11 anos de carreira pude ver que boa parte das pessoas escolhem a Análise de Testes por temer a linguagem de programação.

Mas aí estamos de volta sendo desafiados a encará-la de vez, e porque não?! Tudo isso faz parte do nosso processo de evolução, e acredito que sobreviverão os que conseguirem se adaptar a essa realidade. Quem estiver disposto a absorver as mudanças terá um futuro certamente brilhante na construção de uma sólida carreira de QA.

Veja 5 dicas valiosas

1- Conhecimento de lógica de programação

É importante buscar conhecimentos em lógica de programação para que não tenha dificuldades ao realizar cursos de automação e montar os scripts de execução.

2- Escolher uma linguagem que mais tenha afinidade

Busque noção de alguma linguagem como Java, C#, Ruby, Python e Javascript (node), que são as mais utilizadas para automação. Também exige o conhecimento em orientação a objetos, controle de loops e tratamento de exceções e condições.

3- Ferramentas para automação

Escolher uma ferramenta mais utilizada no mercado, como o Selenium, por exemplo, pode facilitar os estudos e aprendizado em automatização de testes.

4- Realizar cursos

Diante de tantas informações e conteúdos disponibilizados gratuitamente, podemos não encontrar o foco para o estudo. Então é necessário filtrar esses materiais e absorver somente aqueles que agregarão valor ao processo de conhecimento. 

E, ao iniciar em determinada área, é importante realizar cursos para obter informações do caminho a ser seguido. Existem cursos onlines de qualidade e a distância que permite flexibilidade nos horários para estudo.

5- Rotina de estudo

Aprenda administrar o seu tempo, e reserve parte dele para seu estudo. Determine o dia e horário fixo para o curso de automação a ser realizado. Faça um compromisso contigo mesmo e esteja sempre pronto para cumprir sua agenda.  Faça com dedicação e amor, dessa forma será proveitoso seu estudo. 

Espero que esse artigo desperte em você o desejo de aprender e investir o quando antes na automação. :) Ainda ficou com alguma dúvida no assunto? Conta pra gente nos comentários!

Vagas em tecnologia

Aqui na Zup, nós acreditamos em profissionais fora da curva e que querem crescer exponencialmente. Você gosta de desafios? Veja nossas vagas em tecnologia.

O que você achou deste conteúdo?
Quer receber nossos conteúdos?
Seu cadastro foi efetuado com sucesso! Enviaremos as novidades no seu email.
Oops! Something went wrong while submitting the form.