Stack Overflow Survey 2022: o que aprendemos com a pesquisa

Neste artigo você vai ver:

Vamos avaliar os resultados do Stack Overflow Survey 2022, pesquisa realizada com devs sobre suas preferências, para descobrir o que está em alta quando o tema é desenvolvimento e perfil de devs.

Aqui você vai entender se seus hábitos como profissional de desenvolvimento estão na média e saber as tendências do mercado em comportamento e ferramentas.

Você vai conferir isso e muito mais neste artigo, onde eu observo os principais dados da pesquisa Stack Overflow Survey 2022.

O que é a Stack Overflow Survey 2022?

Todo ano a Stack Overflow realiza uma pesquisa para entender melhor o perfil e as preferências de profissionais de desenvolvimento do mundo inteiro. A Stack Overflow Developer Survey é realizada desde 2011 e você pode acessar as edições anteriores para fazer comparativos.

Falando na pesquisa deste ano, a Stack Overflow Survey 2022 recebeu mais de 70 mil respostas de 180 países. Você pode encontrar todos os resultados no site SO 2022 Developer Survey, em inglês.

Um dado interessante é que o Brasil continua dentro dos 10 países mais representados, em sétima posição com 2109 respostas, correspondendo a 2,94% do total (era 2.7% em 2021). Então, que tal participar da pesquisa do ano que vem para termos dados cada vez mais próximos do nosso contexto?

Gráfico com as distribuições (em %) dos sistemas operacionais em 2020 por país. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Resultados da Stack Overflow Survey 2022 

Educação e perfil

No ano passado, 60% das pessoas que responderam a pesquisa contaram que tinham aprendido a codificar a partir de recursos on-line. Neste ano, esse valor aumentou para 70%!

Enquanto devs mais jovens estão aprendendo online, observamos que as pessoas com mais de 45 anos são mais propensas a aprender com livros. 

Gráfico dos recursos mais consumidos para estudar distribuídos em %. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês). 

Um dado relevante também em relação ao perfil das pessoas desenvolvedoras que responderam é que 88% de devs profissionais codificam fora do trabalho, com 73% programando como hobby e 26% para projetos Open Source. É exatamente uma das linhas do DNA da Zup: #SomosNerds

Gráfico que ilustra a quantidade de respostas de pessoas programando fora do expediente em %. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês). 

Tecnologias mais populares

No ano passado, vimos o Git como uma ferramenta fundamental para ser uma pessoa desenvolvedora. Em 2022, parece que o Docker está roubando esse lugar e se tornando uma ferramenta essencial para devs profissionais, aumentando de 55% para 69% de preferência.

Inclusive, as pessoas que aprendem a codificar são mais propensas a usar ferramentas 3D do que profissionais: Unity 3D (23% vs 8%) e Unreal Engine (9% vs 3%).

Gráfico que mostra as tecnologias mais usadas. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Outros dados interessantes são: 

  • Clojure continua sendo a linguagem mais bem paga. Enquanto profissionais usando a ferramenta Chef recebem maiores salários, inclusive ela também é a ferramenta mais temida entre devs.

Dois gráficos das linguagens e ferramentas mais remuneradas representadas em dólares. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

  • As habilidades de Big Data e Streaming de dados são bem remuneradas para profissionais usando Apache Spark, Apache Kafka e Hadoop, as três principais estruturas e bibliotecas.
Gráfico dos frameworks e bibliotecas mais remuneradas representadas em dólares. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês). 
  • Além disso, devs que têm experiência com Colocation recebem mais do que pessoas equivalentes somente em Nuvem.
Gráfico das plataformas mais remuneradas representadas em dólares. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Observação: uma Colocation, ou colo, é uma instalação de Data Center na qual uma empresa pode alugar espaço para servidores e outros hardwares de computação. Normalmente, um colo fornece o edifício, refrigeração, energia, largura de banda e segurança física, enquanto servidores e armazenamento são fornecidos por clientes.

As favoritas 

Entre as favoritas do público, a Rust está em seu sétimo ano como a linguagem mais amada, com 87% de devs afirmando que querem continuar usando.

O Rust também está empatado com o Python como a tecnologia mais procurada, com o TypeScript sendo executado em segundo lugar e Go em terceiro lugar. Você concorda?

Gráfico das linguagens mais desejadas distribuídas em %. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Em relação às ferramentas, Docker e Kubernetes estão em primeiro e segundo lugar como as ferramentas mais amadas e desejadas.

O desejo de começar a usar o Docker não parece estar diminuindo, pois a ferramenta aumentou de 30% para 37% este ano.

Gráfico que demonstra as distribuições (em %) das ferramentas mais desejadas. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Mercado de trabalho

Nesta sessão, vamos entender as formas de contratação de profissionais de desenvolvimento. Para se ter ideia, 80% das pessoas estão empregadas em tempo integral, uma leve diminuição comparado ao ano passado, quando esse número era 81%. 

Mas, em contrapartida, pessoas desenvolvedoras freelancers ou autônomas cresceram significativamente no último ano, aumentando de 11,2% para 16,6%.

Gráfico das distribuições (em %) dos tipos de contratação. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).


Isso pode ser uma consequência do trabalho remoto e da procura de talentos em outros países, pois geralmente contratos internacionais seguem o regime PJ, e não CLT.

Falando em trabalho remoto, 85% das pessoas que responderam a pesquisa dizem que suas organizações são pelo menos parcialmente remotas.

Gráfico das distribuições (em %) do modelo de trabalho seguido pelos profissionais de TI. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

As organizações menores são mais propensas a serem presenciais, com 20% das organizações de 2 a 19 pessoas funcionárias. Já as maiores, com mais de 10 mil pessoas colaboradoras, são híbridas.

Gráfico das distribuições (em %) do modelo de trabalho de acordo com o tamanho das empresas. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Produtividade

Vamos falar de produtividade de devs? Confira o que foi respondido sobre o tema:

  • 62% de todas as pessoas entrevistadas gastam mais de 30 minutos por dia procurando respostas ou soluções para problemas.
  • 25% gastam mais de uma hora por dia. Independentemente de ser uma pessoa colaboradora independente ou gestora de pessoas, este é um tempo que poderia ser gasto em outra atividade, como aprendizado, implementações, inovações e etc.
Gráfico das distribuições (em %) do tempo que devs gastam procurando por respostas. Acesse o gráfico completo e interativo (em inglês).

Conclusão sobre a Stack Overflow Survey 2022

Por mais de uma década, a Stack Overflow Annual Developer Survey continua sendo a maior pesquisa sobre pessoas que codificam em todo o mundo. Lembrando que essa pesquisa está ainda sendo respondida pelo público da América do Norte e da Europa, que não representa exatamente nossa realidade aqui no Brasil.

Este ano, observamos informações legais sobre as linguagens, ferramentas e atividades que estão moldando a arte e a prática de desenvolvimento de software atualmente. 

Esses dados são particularmente interessantes para quem está iniciando na área. Assim, é possível saber quais são as tecnologias e ferramentas mais usadas para focar no que será mais relevante em suas carreiras.

Quer fazer um comparativo com o ano passado? Também publicamos uma avaliação da pesquisa de 2021 no blog!

Gostou da pesquisa? Aproveite para comentar a sua opinião abaixo!

Capa do artigo sobre Stack Overflow Survey 2022. Mulher com hijab está em frente ao computador com códigos segurando uma prancheta.
foto Guillaume Falourd
Back-end Developer
Zupper tentando transformar o complexo em simples através de conteúdos diversificados, com intuito de impactar o mercado de TI e as pessoas ao seu redor da melhor forma possível.

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.