Lançamento: Plano de Estudos de desenvolvimento iOS!

Neste artigo você vai ver:

Na Zup, queremos mostrar ao mundo o potencial de criação de tecnologia do Brasil e isso só será possível com profissionais de alta qualidade. Atualmente, o desenvolvimento iOS é uma das áreas mais promissoras em tecnologia. Com uma demanda mais alta do que profissionais disponíveis, programar para os dispositivos da Apple pode ser um divisor de águas na carreira de qualquer pessoa. Por isso, lançamos hoje um Plano de Estudos de desenvolvimento iOS!

Nesse plano listamos skills e conceitos importantes, além de cursos, leituras e exercícios para aprender e fixar esses conhecimentos.

O quão confiantes estamos com a qualidade desse Plano de Estudos de desenvolvimento iOS? Bem, o zupper que criou esse plano não tinha nenhuma experiência em iOS e em seis meses de estudos conseguiu ser avaliado como Sênior em desenvolvimento iOS por outras empresas.

Cenário do mercado para o desenvolvimento iOS

Segundo um levantamento da GeekHunter, a demanda por devs mobile cresceu 600% em 2021. Além disso, a pesquisa da consultoria Bain & Company de 2020 traz dados interessantes sobre a distribuição de profissionais no desenvolvimento mobile:

  • 80% trabalha com Android, enquanto 60% com iOS (muita gente divide seu tempo entre mais de uma plataforma).
  • Dentro da porcentagem de quem desenvolve para mais de uma plataforma, 73% consideram o Android sua plataforma principal de trabalho.

Já um levantamento da Michael Page também de 2020, aponta que 93% do mercado brasileiro de profissionais mobile se dedica ao Android.

E vale lembrar que o mercado tem um claro déficit de profissionais de desenvolvimento. Segundo pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), anualmente 46 mil profissionais de tecnologia se formam, porém a demanda estimada do mercado é de 70 mil vagas anuais. Em outras palavras, o cenário é de um déficit anual de 24 mil profissionais.

Mas o que isso tudo quer dizer? 

1 – Que o mercado está buscando cada vez mais pessoas com conhecimento em desenvolvimento mobile, mas a maioria se dedica ao Android. 

2 – Está sobrando vagas para quem sabe desenvolver para iOS.

Benefícios de aprender desenvolvimento iOS

Além de uma menor competição dentro de um cenário de escassez, ainda há muitas outras vantagens em aprender desenvolvimento iOS. Vamos ver algumas a seguir:

1 – Remunerações – A média salarial para profissionais de desenvolvimento iOS variam um pouco de acordo com a fonte. Enquanto o Vagas.com informa R$ 4.700, o Glassdoor aponta R$ 5.900 de média (mar/22).

2 – Mais velocidade no desenvolvimento – Já percebeu que no Android há diversos aparelhos que usam esse sistema operacional? Bem, isso não acontece no iOS. Essa maior consistência faz com que algumas etapas (como testes, para citar apenas um exemplo) sejam concluídas mais rápido, reduzindo custos e aumentando a velocidade de desenvolvimento.

Quer mais insights sobre o mercado de desenvolvimento? Então leia nosso artigo sobre a Stack Overflow Survey 2021.

Por que um Plano de Estudos? 

Já deu para entender que o desenvolvimento iOS é uma área promissora, mas por que criar esse Plano de Estudo?

Nosso objetivo era disseminar o conhecimento sobre desenvolvimento iOS dentro de casa, começando pelo time de engenharia de Zup Edu e depois produzir treinamentos para formar profissionais de desenvolvimento para os times da Zup.

Porém, com o Plano de Estudos finalizado, percebemos o seu grande potencial e resolvemos disponibilizar para o público em geral também!

Para construir nosso Plano de Estudos de desenvolvimento iOS, o Software Development Specialist na Zup, Rafael Rollo, montou e seguiu esse plano durante seis meses. Rollo já era um experiente programador, mas não tinha nenhuma experiência com desenvolvimento nativo sobre a plataforma da Apple.

Portanto, se você nunca estudou nada sobre desenvolvimento de softwares pode ser interessante começar com um curso básico de lógica de programação antes de se debruçar neste Plano de Estudo de Desenvolvimento iOS.

À direita vemos a capa do conteúdo com o título "Plano de Estudos de Desenvolvimento iOS" e à esquerda temos o texto "baixe agora nosso Plano de Estudos".

Conheça nosso Plano de Estudos de desenvolvimento iOS

Com esse Plano de Estudos de desenvolvimento iOS propomos um formato de aprendizado assíncrono. Assim, você vai poder fazer cursos, leituras, exercícios e demais etapas no seu ritmo.

Mais do que uma lista de skills e a correlação com cursos e exercícios para adquirir, nosso plano de estudos foi testado e aprovado. Uma dessas etapas contou com um desenvolvedor iOS Sênior fazendo sessões de mentoria para avaliar a fixação dos ensinamentos.

Além disso, ao final do ciclo de aprendizado colocamos o Rafael à prova, fazendo processos seletivos em empresas de mercado que chegaram a avaliar ele como um desenvolvedor iOS Sênior.

Estruturamos nosso Plano de Estudos de desenvolvimento iOS assim:

  • Mapa de conteúdo (Pool de Skills)
  • Fontes teóricas utilizadas e classificadas por nível de autoridade
    • Formação Swift / iOS na Alura 
    • Livros & Plataformas de Ensino 
    • Livros, Apple Book, Tutoriais e Documentação
  • Fontes teóricas organizadas de maneira progressiva
  • Projetos implementados durante a jornada 
  • Formas de correção progressivas
  • Importância da mentoria
  • Como o mercado de trabalho avaliou esse Plano de Estudos?
  • Materiais complementares

E aí, vamos mergulhar no universo do desenvolvimento iOS? Então é só baixar o nosso Plano de Estudos.

Conclusão

Esperamos que tenha ficado claro as vantagens de aprender a desenvolver para iOS. Em cenário de escassez de mão de obra na tecnologia, o desenvolvimento para aplicativos iOS parece uma área ainda mais promissora.

Além de baixar o nosso Plano de Estudos, sugerimos a leitura deste artigo sobre desenvolvimento iOS. Nele você vai ler, por exemplo:  

  • O que é preciso para começar no desenvolvimento iOS? (de que máquina usar as principais linguagens e frameworks);
  • Criadores de conteúdos sobre desenvolvimento iOS que você deve seguir;
  • Como é trabalhar como desenvolvedor iOS na Zup.
  • Muito mais!

E claro, não esqueça de baixar o nosso Plano de Estudos. ?

Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? É só deixar um comentário aqui no post.

Capa do artigo sobre o lançamento do Plano de Estudos de desenvolvimento iOS da Zup em que vemos a capa do conteúdo a esquerda, enquanto a direita temos o texto: “Lançamento - Programar para dispositivos da Apple pode ser um divisor de águas na sua carreira!”
Juliana Sampaio
Conteúdo
Jornalista especialista em Marketing Digital com anos de experiência em empresas de tecnologia. Board Advisor da Girls in Tech Brasil.

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.