Um dos meus últimos artigos foi sobre como criar equipes eficientes. Agora quero te apresentar uma ferramenta que irá te ajudar a identificar visualmente a saúde de sua equipe, e a partir do resultado colhido por essa dinâmica, você saberá quais mudanças certas a se fazer.
Bora lá?
Squad Health Check: o que é isso, afinal?
É uma ferramenta simples e divertida, desenvolvida pelo spotify e utilizada por várias outras gigantes da tecnologia. O objetivo dela é criar um panorama macro da saúde da equipe, levantar algumas ações e responsáveis por cada ação. Você poderá substituir facilmente sua retrospectiva tradicional por esta ferramenta.
Por onde começar?
Para iniciar a dinâmica, será necessário um mediador que poderá ser um scrum master, agile coach, líder ou gestor.
O mediador será responsável por entregar três cartas para os integrantes da equipe e explicar a dinâmica da ferramenta. Cada carta corresponder a uma cor do semáforo, que será utilizado para pontuar a satisfação daquele membro sobre cada atributo discutido.

O que são esses atributos?
Os atributos são “Comportamentos”, “Processos” ou “Entregas” que seu time acredita serem importante para a saúde da equipe. O spotify disponibiliza 11 atributos relevantes, mas você poderá criar os seus, de acordo com seu contexto.
Cada atributo é necessário ter uma descrição sobre o que é considerado uma boa saúde para tal ( ) e o que é considerado uma péssima saúde para o atributo ( ). Não é necessário descrever o que é considerado regular ( ) para o atributo, já que subentende regular, descrevendo que é considerado bom ou ruim.
Os atributos são:
→ Entregando Valor
( ) Entregamos coisas fantásticas. Estamos orgulhosos disso e o cliente está muito feliz. ( )O que entregamos não foi muito bom. O cliente não viu valor nisso.
→ Fácil de Implantar
( ) Implantar é simples, seguro e automatizado. ( ) Implantar é um risco, doloroso, manual e muito demorado.
→ Diversão
( ) Gostamos de vir trabalhar e nos divertimos trabalhando juntos.( ) Fico ansioso para ir embora do trabalho.
→ Saúde do código
( )Estamos orgulhosos da qualidade do nosso código. Ele é limpo, fácil de ler e tem ótima cobertura de teste. ( ) Nosso código está ruim e existe muito débito técnico.
→ Aprendizado
( )Estamos aprendendo coisas interessantes o tempo todo. ( ) Nós nunca temos tempo para aprender qualquer coisa nova.
→ Missão
( ) Sabemos exatamente porque estamos aqui e estamos animados com isso. ( )Não temos ideia do porque estamos aqui. Não temos inspiração.
→ Peões ou Jogadores
( ) Temos controle do nosso próprio destino. Decidimos o que e como construí-lo. ( ) Somos apenas peões em um jogo de xadrez sem decidir o que ou como vamos construir nosso próprio destino.
→ Velocidade
( ) Fazemos as coisas muito rapidamente, sem demora ou atraso. ( ) Nós não conseguimos entregar as coisas, estamos sempre bloqueados ou com pendências.
→ Processo Adequado
( )Nossa maneira de trabalhar é boa. ( ) Nossa maneira de trabalhar é ruim.
→ Ajuda
( )Ajudamos e somos ajudados quando necessário.( ) Nós não ajudamos ou somos ajudados quando necessário.
→ Trabalho em Equipe
( )Somos pessoas incríveis trabalhando em equipe, nos preocupamos com o todo. ( ) Somos pessoas que não nos importamos com os outros e nem com a equipe.
Como funciona a interação e o seu tempo?
Ótimo, todos os membros da equipe já receberam suas cartas, agora o mediador irá passar por cada atributo, com um time box de 5 minutos para cada um.
Digamos que o primeiro atributo seja Entregando Valor, o mediador será responsável por apresentar o que é considerado uma boa saúde neste atributo: ( ) Entregamos coisas fantásticas.
Estamos orgulhosos disso e o cliente muito feliz, e também o que é considerado uma péssima saúde para este atributo: ( ) O que entregamos não foi muito bom. O cliente não viu valor nisso.
A partir daí, a equipe poderá votar o atributo Entregando Valor ao mesmo tempo, levantando uma das três cartas em sua mão. É importante questionar os membros da equipe que tenha levantando principalmente as cartas com sinal vermelho e sinal verde. Pois, dessa forma há uma abertura para que cada um explique os motivos a que o originou a levantar tal carta. Talvez haja a necessidade de repetir a votação caso não cheguem em um acordo, sobre o cartão que é considerado a maioria.
E depois? Ações e Responsáveis
Depois de cada interação, é importante levantar algumas ações de melhorias a serem tomadas para cada atributo.
Tente também não buscar culpados, pois um dos papeis do mediador é guiar a equipe para identificar as soluções para os problemas e oportunidades encontradas. Logo após as ações criadas, é o momento de alinhar com a equipe os responsáveis por cada ação.
No final você terá um mapa visual igual a este:

Sugiro que revise com sua equipe todos os itens do health check semanalmente e rode novamente o health check a cada 2/3 meses. Durante este período você poderá mudar algumas ações e até mesmo os responsáveis por cada ação.
O spotify também disponibiliza o download dos cards para que você possa imprimi-los e utilizá-los na sua dinâmica. Caso queira realizar a dinâmica remotamente com sua equipe, existem algumas ferramentas como a TeamRetro Health Check.
Algumas referências:
– https://labs.spotify.com/2014/09/16/squad-health-check-model/
– https://spotifylabscom.files.wordpress.com/2014/09/squad-health-check-model2.pdf