Hacktoberfest 2020: Como participar dos projetos Open Source

No items found.
16/9/2020
Ezequiel França
Ezequiel França
Dev. Advocate

Desenvolvedor, educador e maker. Sempre trabalhando para criar a melhor experiência ao usuário. Experiência em desenvolvimento mobile.

Está sem tempo para ler? Aperte o play para escutar o artigo.

O que é Hacktoberfest?

Todo ano, no mês de outubro, a Digital Ocean organiza um evento chamado Hacktoberfest, com intuito de fomentar e movimentar a comunidade open source, sendo também um evento para pessoas que estão iniciando a contribuição em projetos Ocean Source.

OktoberFest?

Sim, ele tem inspiração na OktoberFest, acontece todo ano e durante Outubro, mas fora isso não tem semelhanças com o festival de cerveja. Seu propósito é trazer desenvolvedores de todos os níveis para participar de projetos da comunidade open source. 

Muitas comunidades e empresas se mobilizam neste mês para contribuir com o evento. Diversas empresas criam sua própria edição do Hacktoberfest (e esse é um motivos de eu estar aqui).

Vale a pena?

Em primeiro lugar, como diria Vinicius de Moraes: “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”. Citações à parte, é uma oportunidade de aprendizado que envolve desenvolvedores do mundo todo, discutindo, documentando, programando e interagindo. 

Participar de projetos de grandes empresas também dá aquele upgrade no seu Github, os quais muitas organizações vão olhar com bons olhos em uma entrevista. Além disso, a organização do evento — seja ele o principal ou algum derivado — presenteia com alguns mimos quem participa. Em geral, sempre tem uma camiseta bacana, adesivos e outros, a depender do patrocinador daquele ano.

Como funciona um projeto open source?

Um projeto open source é, resumidamente, um projeto criado e mantido pelas pessoas que o utilizam. 

Digamos que você tenha um campo de futebol open source perto de sua casa: uma pessoa vai ajudar a cortar a grama, outra ajuda a pintar as marcações, outro ajuda a regar, mais alguém traz a bola e todos podem jogar! É um sistema colaborativo de crescimento de software.

Contribuir para o open source pode ser uma maneira gratificante de aprender, ensinar e construir experiência em praticamente qualquer habilidade que você possa imaginar.

Além de tudo, você pode interagir com profissionais reais do mercado e consultá-los para tirarem suas dúvidas, fazerem análise de código e darem dicas para você melhorar.

Recomendo que você veja o site Open Source Guides para ter um conhecimento mais aprofundado da iniciativa open source.

Projetos para participar

Usualmente, os repositórios incluem labels que sinalizam que aquele determinado projeto está participando do Hacktoberfest. Não necessariamente o projeto precisa estar sinalizado. Todavia, os projetos mais interessantes normalmente estão.

Zup Open Source

A Zup possui uma frente de projetos Open Source e, este ano, estaremos participando do Hacktoberfest.


Nossas ferramentas se chamam Ritchie, Charles e Beagle.

(Não é o Ritchie de “Menina Veneno”, não tem nada relacionado ao príncipe Charles e o Beagle não é o cachorrinho. 🙂)


Ritchie

O Ritchie, ferramenta permite criar automações (chamadas de fórmulas, no contexto do mesmo) que são executadas via linhas de comando e, assim, tornar mais fácil o trabalho de programação no dia a dia. 

Se quiser conhecer mais, você pode acessar o repositório do Ritchie aqui.

Charles

O CharlesCD é uma ferramenta open source que realiza deploys de forma ágil, contínua e segura, permitindo que as equipes de desenvolvimento realizem simultaneamente validação de hipóteses com grupos específicos de usuários. 

Se quiser conhecer mais, você pode acessar o repositório do Charles aqui.

Beagle 

O Beagle é uma plataforma Server Driven UI para iOS, Android e Web, que facilita a construção de telas por meio de um backend, permitindo que telas e fluxos nativos sejam alterados utilizando apenas JSON.

Se quiser conhecer mais, você pode acessar o repositório do Beagle aqui.

E participando nos projetos open source da Zup você estará também elegível a ganhar os brindes da Zup, além da camiseta da Digital Ocean!

Então, como faço para participar?

Participar do Hacktoberfest é bem simples. Primeiramente, você precisa ter uma conta no GitHub. Ele será necessário para que você atrele sua conta ao site da empresa que está organizando o evento e para que eles possam conferir suas contribuições. Identifique então o site do Hacktoberfest e faça seu login atrelando sua conta do GitHub ao perfil do Hacktoberfest. 

Passo-a-passo para participar do Hacktoberfest:

E aí, bora?

Contribuir com a comunidade open source é um excelente meio para aprender, interagir e fazer crescer produtos que você utiliza no seu dia-a-dia. O Hacktoberfest é um evento para acelerar e incentivar essa iniciativa. Nos vemos lá?


O que você achou deste conteúdo?
Quer receber nossos conteúdos?
Seu cadastro foi efetuado com sucesso! Enviaremos as novidades no seu email.
Oops! Something went wrong while submitting the form.