Hacktoberfest: como participar dos projetos Open Source da Zup

Neste artigo você vai ver:

O mês de outubro traz consigo um dos eventos mais importantes da comunidade Open Source: a Hacktoberfest. E como falou em Open Source, falou em Zup, não poderíamos ficar fora dessa. 

Confira a seguir o que é a Hacktoberfest e como contribuir para os produtos Open Source da Zup.

Afinal, o que é Hacktoberfest?

Todo ano, no mês de outubro, a Digital Ocean organiza a Hacktoberfest. O evento tem o objetivo de fomentar e movimentar a comunidade Open Source, sendo também um evento para pessoas que estão começando a contribuir em projetos de código aberto.

É tipo a OktoberFest?

Sim, a Hacktoberfest tem inspiração na OktoberFest, que acontece todo ano durante o mês de Outubro. Mas fora isso, não há outras semelhanças com o festival de cerveja. 

A Hacktoberfest tem como propósito trazer profissionais de tecnologia de todos os níveis para contribuir com projetos da comunidade open source. 

Muitas comunidades e empresas se mobilizam neste mês para participar do evento. Há, inclusive, quem crie sua própria edição do Hacktoberfest (e esse é um dos motivos de eu estar aqui).

A Hacktoberfest vale a pena?

Em primeiro lugar, como diria Vinicius de Moraes: “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”.  Citações à parte, a Hacktoberfest é uma oportunidade de aprendizado que envolve profissionais de diferentes áreas e formações dentro da TI discutindo, documentando, programando e interagindo.

Para quem participar, ter a oportunidade de colaborar para projetos de grandes empresas também dá aquele upgrade no seu GitHub, o que vai ajudar – e muito – em processos seletivos. Fora, é claro, para seu contínuo crescimento profissional.

Além disso, a organização do evento — seja ele o principal ou algum derivado — presenteia com alguns mimos quem participa. Em geral, sempre tem uma camiseta bacana, adesivos e outros, a depender do patrocinador daquele ano.

Como funciona um projeto open source?

Podemos resumir um projeto open source como aquele em que há desenvolvimento colaborativo de tecnologia. Essa colaboração, resulta em softwares que as pessoas podem contribuir, modificar e usar em seu dia a dia. 

Contribuir com projetos open source é uma ótima forma de aumentar sua experiência em tecnologia, conhecer novas ferramentas e metodologias, além de fazer networking de qualidade com profissionais de todo o mundo.

Além disso, há algumas características que devem ser seguidas para que um projeto seja um projeto open source de verdade! Por exemplo, a questão do direito autoral e como os commits são assinados.

O site Open Source Guides traz um conteúdo bem bacana para quem está começando no mundo de código aberto. Aqui na Zup, a gente também traz muita informação e dicas, por exemplo essa live sobre como fazer as primeiras contribuições com Open Source!

Projetos para participar do Hacktoberfest 

Usualmente, os repositórios incluem labels que sinalizam que aquele determinado projeto está participando do Hacktoberfest. Não necessariamente o projeto precisa estar sinalizado. Todavia, os projetos mais interessantes normalmente estão.

Zup Open Source

A Zup possui uma frente de projetos Open Source e participamos do Hacktoberfest há algumas edições já. 

Nossas ferramentas se chamam Ritchie CLI, Charles CD, Beagle e Horusec. Não é o Ritchie de “Menina Veneno”, não tem nada relacionado ao príncipe Charles e o Beagle não é o cachorrinho.

Além disso, temos um fórum dedicado para nossos quatro projetos. Venha debater e tirar suas dúvidas, com áreas em português e em inglês.

E tem mais: participando do Hacktorberfest nos projetos open source da Zup você estará também elegível a ganhar os brindes da Zup, além da camiseta da Digital Ocean! Consulte as páginas das duas empresas para mais detalhes.

Conhecendo os produtos Open Source da Zup

Ritchie CLI

Logo do projeto Open Source Ritchie CLI

Ritchie CLI é uma ferramenta open source que permite criar automações (no seu contexto, são chamadas de fórmulas) que são executadas via linhas de comando e, assim, facilitam o trabalho de programação no dia a dia. 

Se quiser conhecer mais, você pode acessar o repositório do Ritchie CLI aqui.

Charles CD

Logo do projeto Open Source harles CD

Charles CD é uma ferramenta open source que realiza deploys de forma ágil, contínua e segura, permitindo que as equipes de desenvolvimento realizem simultaneamente validação de hipóteses com grupos específicos de usuários. 

Se quiser conhecer mais, você pode acessar o repositório do Charles CD aqui.

Beagle 

Logo do projeto Open Source Beagle

Beagle é uma plataforma open source de Server-Driven UI para iOS, Android e Web, que facilita a construção de telas por meio de um back-end, permitindo que telas e fluxos nativos sejam alterados utilizando apenas o JSON.

Se quiser conhecer mais, você pode acessar o repositório do Beagle aqui.

Horusec

Logo do projeto open source Hoursec

Horusec é uma ferramenta open source de segurança que realiza análise estática (SAST) de código em busca de possíveis vulnerabilidades.

Além disso, a ferramenta conta com o Leaks, que é uma busca de vazamentos de chaves e falhas de segurança em todos os arquivos do seu projeto, e ainda no histórico do Git. 

Se quiser conhecer mais, você pode acessar o repositório do Horusec aqui.

Zup na Hacktoberfest

Como já dissemos anteriormente, a comunidade Open Source é uma das nossas prioridades. Por isso, seria até estranho não participar desse momento de colaboração e celebração que é a Hacktoberfest. 

A seguir, trazemos um resuminho de como foi a participação da Zup nas edições mais recentes da Hacktoberfest.

Hacktoberfest 2021

Nossos resultados no Hacktoberfest 2021 foram:

  • 34 Good First Issues – As issues que marcamos com a tag para a comunidade contribuir. 
  • 5 contribuições externas de peso.

Além disso, durante o Hacktoberfest 2021, para não ficar apenas em estimular contribuições, nós lançamos dois eventos baseados na colaboração: 

  • Jornada Open Source – uma forma fácil e divertida de começar a contribuir no mundo Open Source. Na 2ª edição, além dos nossos quatro produtos, as pessoas podiam contribuir ainda no Quarkus.
  • CollabFest – um hackathon de três dias para trabalhar em um problema social e construir uma solução única. Contamos com mentores da Zup e de mercado, além de 2 mentores internacionais.

Confira mais informações sobre o Hacktoberfest 2021 e seus eventos:

Hacktoberfest 2020

Na Hacktoberfest 2020 foi ótimo participar desse momento de celebração da colaboração em tecnologia. Durante o evento todos os projetos tiveram acréscimo significativo de Stars (45%), Forks (34%) e Watchers (41%). 

O Horusec teve números mais significativos, mas a razão é porque o projeto foi liberado como Open Source poucos dias antes do Hacktoberfest 2020.

Outro destaque é a quantidade de Pull Requests válidos. O Ritchie CLI obteve 58 e o Horusec 2.

Além disso, durante o Hacktoberfest 2020, nós lançamos um evento também baseado na colaboração: o HackDay 2020, um hackathon para automatizar tarefas com o Ritchie CLI.

Confira mais informações sobre o Hacktoberfest 2020 e na Zup:

Então, como faço para participar do Hacktoberfest? 

Participar do Hacktoberfest não tem mistério nenhum. Confira o passo a passo:

E aí, bora para a Hacktoberfest?

Contribuir com a comunidade Open Source é um excelente meio para aprender, fazer networking e fazer crescer produtos que podem ser muito úteis para você e para outras pessoas.

O Hacktoberfest é um evento muito importante como porta para o mundo Open Source, um mundo que depois que você entra, se apaixona e não quer mais sair. Nos vemos lá?

Referências‍

Como participar do Hacktoberfest – Segredo Dev

Capa do artigo sobre Hacktoberfest com a logo do evento em destaque em um fundo roxo e o endereço opensource.zup.com.br no canto inferior.
5f65012c36a284b8af3a52d0_ezequiel-franca
Dev. Advocate
Desenvolvedor, educador e maker. Sempre trabalhando para criar a melhor experiência ao usuário. Experiência em desenvolvimento mobile.

Artigos relacionados

Capa do artigo sobre Docker, com um homem negro programando.
DevOps
Postado em:
Capa do artigo sobre Tech Radar, onde vemos 3 circulos, um dentro do outro, dando a ideia de aneis, no canto esquerdo. A imagem é toda na cor verde claro, mas é possível ver as sombras que formam os círculos..
Desenvolvimento
Postado em:

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.