Liderança de equipes: seis habilidades fundamentais 

Neste artigo você vai ver:

A liderança de equipes é um assunto complexo e amplamente discutido. Chefes de estado, chefes de grandes corporações e chefes de milhares de startups debatem diariamente sobre e, inclusive, há uma conhecidarelutância no que diz respeito ao uso da palavra chefe.

A cada dia em diversas mídias sociais ou canais de comunicação imagens como essa são compartilhadas para  exaltar o papel de líderes, em detrimento de chefes.

A imagem que representa o conteúdo de “liderança de equipes” mostra o pico de uma montanha com uma bandeira escrito “sucesso”. Do lado esquerdo há uma ilustração com três bonequinhas brancas, duas delas são lideradas em um time e elas estão puxando um carrinho até o pico da montanha com muita dificuldade, pois a chefe do time está em cima dele. Na ilustração do lado direito, temos as mesmas bonecas, no entanto a chefe é a primeira a puxar o carrinho para o pico da montanha com as suas lideradas com muito mais facilidade. A ilustração da direita chegou na bandeira do “sucesso”.

Com tanto o que já dito a respeito, selecionamos as 6 habilidades que mais valorizamos em uma boa liderança de equipes. Vale lembrar que gostamos de dizer — habilidades — porque acreditamos que todo mundo é capaz de desenvolvê-las.

1. Seja acessível de verdade

Em primeiro lugar, mais do que dizer que podem contar com você, é preciso demonstrar. Seu time precisa se sentir confortável em procurar sua ajuda, inclusive (e especialmente) nos momentos de “deu ruim”. Estamos falando sobre ouvir ativamente e acolher as situações boas e ruins e ser uma liderança capaz de criar vínculos de preocupação genuína.

Dicas práticas: escute com atenção, esteja disponível e próximo do time, evite celular e outras telas paralelas em reuniões one-on-one e receba feedbacks com humildade.

2. Construa credibilidade

Construir credibilidade dentro e fora do seu time é uma habilidade essencial que muitas vezes é menosprezada e, às vezes, substituída por autoridade. O fundamental é agir de acordo com o que se diz, com coerência e responsabilidade. 

No dia a dia, são atitudes pequenas e grandes que constroem essa tal de credibilidade. Desde comparecer às reuniões no horário, agir com clareza e ser consistente com prazos até cumprir promessas feitas ao time (e atenção aqui para não prometer o que não pode garantir).

Outro momento importante onde se constrói (ou não) credibilidade é na tomada de decisões. Ter assertividade é importante, mas ser coerente, transparente e apresentar o contexto também é essencial para seu time confiar em você.

Dica prática: pense com responsabilidade em sua fala e faça uma autoanálise se de fato o que foi falado conseguirá ser sustentado por suas ações. Além disso, credibilidade tem ligação com confiança, então, cuidado ao expor situações sensíveis, discrição é importante para que as pessoas se sintam seguras ao compartilhar coisas com você.

3. Forme seu Time

“Liderança é a aceitação da incrível responsabilidade de criar um ambiente no qual as pessoas possam trabalhar da melhor forma possível” — Simon Sinek

É impossível ser uma boa liderança tendo medo de que as pessoas do seu time te superem. E ponto. Superado esse medo, vem os desafios de como proporcionar uma evolução profissional para que cada pessoa atinja seu melhor.

O primeiro passo, é claro, é estar genuinamente com interesse nesse desenvolvimento, ter o compromisso de oferecer feedbacks verdadeiros ainda que em alguns momentos sejam desconfortáveis, sempre focando no máximo potencial da pessoa em questão — o que só será possível se você realmente conhecer seu time. 

Vale dizer que em um mundo onde excelentes profissionais estão dando mais valor ao crescimento do que ao salário, de fato, oferecer desafios condizentes com as habilidades de cada um é fundamental. Isso significa nem dar um desafio maior do que a pessoa é capaz (e gerar medos e inseguranças); nem deixar a régua muito baixa e acabar desmotivando profissionais com altas qualificações.

Atenção para comportamentos prejudiciais como apego excessivo às pessoas colaboradoras — seja por questões técnicas ou pessoais: é importante reconhecer quando é hora de deixar alguém ir. Seja para outro projeto ou para outra empresa.

Dica prática: verdades precisam ser ditas, ou seja, feedbacks precisam ser constantes e não podem esperar apenas o “processo formal” do RH. Converse regularmente com suas pessoas lideradas e abra espaço para visibilidade do seu próprio time envolvendo-o em projetos estratégicos e de alto valor.

4. Compartilhe sua visão

Ninguém gosta de executar ações sem entender o porquê. Por isso, é importante compartilhar com seu time sua visão, a visão da empresa e de quem tiver envolvimento no projeto

Em outras palavras, isso significa contar e compartilhar o contexto atual, projeções de futuro, suas reuniões do dia a dia, desafios que está enfrentando e como o time pode contribuir.

Dica prática: compartilhe com seu time as métricas de sucesso e até o contexto de como chegaram às essas métricas para qual estão trabalhando — seja para a empresa ou pessoas consumidoras.

5. Saiba negociar

Isso é, literalmente, parte da descrição do seu trabalho. Negociar prazos, entregas e, principalmente, expectativas. É importante lembrar que não apenas quem estiver com cargos acima ou a clientela (caso tenha) têm expectativas — como cada um do seu time também!

Na prática, é seu trabalho (e dos bem trabalhosos mesmo), gerir isso tudo. Buscar uma solução que engaje o time e atenda quem consome, mitigar riscos e ter o famoso jogo de cintura.

Dica prática: em primeiro lugar, use de empatia e escuta ativa, alinhe expectativas e seja transparente. Entenda o que é essencial e o que é passível de negociação. Diante destas variáveis busque os caminhos que levarão a uma entrega de valor maior e mais rápida. 

6. Contrate com atenção

É responsabilidade da liderança (até mesmo se for CTO)  a contratação de profissionais para seu time direto e indireto e a responsabilidade de ter um time diverso e inclusivo. 

Independente do tamanho da sua empresa, se você contrata muito ou pouco, uma contratação errada gera desperdício, problemas e desgastes. Por isso, é importante investir seu tempo, atenção e cuidado nesse processo. 

Dica prática: tenha em mente as habilidades que você precisa na equipe, mantenha a régua elevada, mantenha o olhar atento aos vieses inconscientes, antes mesmo de abrir o processo seletivo. Por outro lado, deixe a insegurança de lado (já falamos disso) e contrate pessoas que podem ser melhores que você. 

Liderança de equipes na Zup 

Aqui na Zup, encaramos a liderança como uma via de mão dupla, que está igualmente em constante aprendizado com a pessoa liderada. 

Por meio disso, deixamos aqui alguns conteúdos relevantes em nosso canal do YouTube e em nosso podcast, o famoso Zupcast, para você se aprofundar e aprender ainda mais sobre liderança de equipes

  • Entre diversos aprendizados, neste episódio você vai saber sobre os perfis de liderança e como lidar com responsabilidades. Da mesma forma, mostra como desenvolver as competências de uma liderança. 
  • Neste Webinar sobre liderança em tecnologia você vai aprender sobre o dia a dia da liderança técnica. 

Além desses conteúdos sobre liderança, é importante ressaltarmos um ponto fundamental para uma pessoa que exerce algum tipo de liderança: a comunicação não violenta! Parece ironia, mas poucas pessoas sabem que ela é a chave para uma liderança humanizada. Vale a leitura! 

Liderança em alguns filmes

Certamente, não há nada melhor do que se inspirar assistindo um bom filme, não é mesmo? Aqui deixamos alguns trailers de filmes que tem a liderança como foco no seu roteiro. Sendo assim, confira:

Conclusão 

Liderar está longe de ser das tarefas mais fáceis do dia a dia, no entanto é um propósito dentro das empresas e fundamental para ajudar o time a seguir a direção correta e trazer bons resultados

Dessa forma, por trás de toda liderança está o empenho de assumir um papel inspirador e ao mesmo tempo vulnerável, para motivar, engajar e se comprometer nos processos do seu time. No entanto, vale sempre lembrar que essa função não tem nada a ver com poder, e sim, de direcionamento e confiança

Gostou do conteúdo sobre as habilidades de uma boa liderança de equipes? Então conta para a gente nos comentários a sua experiência! 

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A imagem referente ao conteúdo sobre liderança de equipe mostra uma mulher de costas em pé, liderando um discurso para sua equipe. Ao fundo, é possível enxergar as pessoas da equipe batendo palmas.
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Business Partner Leader
Apaixonada na vida e na energia de realizar mudanças. Mãe de dois Boys e um Dog.

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