Nem só de código vive a carreira dev: a importância da comunicação

Neste artigo você vai ver:

Estou na carreira dev há algum tempo e frequentemente ouço que “comunicar-se é uma habilidade de quem se preocupa com negócios”. O que acho disso? Errado! Nesse texto, vou te mostrar a importância da comunicação para a carreira dev.

Na prática, uma boa parte das pessoas desenvolvedoras que trabalhei não valorizavam essa habilidade e “terceirizavam” a comunicação para integrantes com outras funções no time, como Product Owners, Scrum Master, Project Managers, entre outros. O argumento principal era: deixe-me com a parte técnica, cuide do restante.

Claro que assumir a parte técnica não é errado, aliás, quem estiver no cargo como pessoa desenvolvedora deve ser, ao máximo, tecnicamente melhor. No fim do dia, essa pessoa é a responsável por dar vida àquilo que foi idealizado. 

No entanto, gostaria de propor um exercício de imaginação: e se, além de conhecimento técnico, quem estiver na cadeira para programar também desenvolvesse uma habilidade voltada para a importância da comunicação? 

Entender as pessoas e se fazer entender por elas de forma clara e objetiva pode trazer benefícios para sua carreira e, neste artigo, serão listados alguns deles.

Comunicação eficiente = economia de recursos

Ninguém discorda que uma boa comunicação ajuda no alinhamento estratégico de um time. No entanto, pouquíssimas pessoas entendem o real impacto de comunicações ruidosas num projeto de tecnologia. 

Num mundo que exige pensamento analítico aguçado, resolução de problemas complexos e uma enorme gama de conhecimentos em arquitetura e matemática, é de se esperar que haja um menosprezo velado à habilidades não técnicas num geral, em especial tudo que for relacionado a importância da comunicação. 

Daí a surpresa, quando encontramos uma recente pesquisa do Project Management Institute (PMI), que informa que “para cada bilhão de dólares investido em projetos, 7.56% (setenta e cinco milhões de dólares) estão em risco pela ineficiência na comunicação”.¹ 

Isso significa que, por mais que todo mundo ache esse assunto batido, ele ainda é um problema em boa parte dos projetos. Por isso, ressaltamos duas principais funções dessa habilidade:

  • Passar para colegas de time uma perspectiva técnica da trajetória do projeto; 
  • Reportar possíveis problemas ou obstáculos, dando o devido peso da importância de cada detalhe sensível ao desenvolvimento.

Engana-se quem acha que alinhamento é papel exclusivo de gestão. Ao comunicar-se de maneira eficiente, a pessoa desenvolvedora conseguirá, por exemplo:

  • Prevenir ou reduzir o retrabalho, aumentando a produtividade do time;
  • Mitigar riscos;
  • Gerar insights valiosíssimos como soluções para possíveis problemas.

Importante ressaltar aqui a máxima (clássica) que várias cabeças pensam melhor do que uma. E, talvez, uma perspectiva não técnica de um obstáculo possa trazer à luz uma solução que ainda não havia pensado.

Não quer perder nenhum dos nossos conteúdos? Então assine a nossa newsletter:

Banner com a identidade visual da Zup, nele está escrito Assine nossa Newsletter, os melhores conteúdos sobre carreira e tecnologia no seu e-mail. No final, está um botão com "assinar agora".

A importância da comunicação para quem consome

Reuniões intermináveis que acabam com deixando a pessoa que participa desalinhada em expectativa e/ou regra de negócio. Dúvidas que para quem desenvolve não fazem sentido, mas que para quem consome são cruciais e até discussões acaloradas onde os dois lados concordam não são raridade na área de desenvolvimento de software. 

Seja uma pessoa consumidora interna, externa, consultoria ou qualquer outro tipo, uma queixa constante entre devs (e também entre consumidores) é que, aparentemente, essas “classes” falam idiomas diferentes.

Sobre essa questão, estudos indicam que a compreensão das necessidades para clientes e a integração destes no decorrer do ciclo de desenvolvimento de novos produtos estão diretamente ligadas ao sucesso ou falha de um projeto ².

Obviamente, para que isso ocorra, um processo comunicativo muito bem aplicado é nada menos que essencial.

Aqui é importante ressaltar que tanto receber quanto transmitir uma mensagem fazem parte do ato de se comunicar. Ouvir e entender as dúvidas e obstáculos vindo de quem consome – assim como trazer o tecniquês para o mundo real expondo pontos do projeto de forma que todos compreendam, são habilidades fundamentais para uma pessoa dev. 

Afinal, essa é a melhor forma de ter a colaboração direta com quem consome, seja com sugestões ou apenas tomando as decisões corretas no decorrer do ciclo de desenvolvimento.  

Essa postura, além de deixar a pessoa consumidora muito mais satisfeita, também faz devs ganharem uma exposição extremamente positiva e ressalta a importância da comunicação.

Que mais dicas para evoluir na carreira? Então ouça o Zupcast #38 Caminhos de Carreira em tecnologia:

Para ir além: comunique-se em comunidade

Participar de uma comunidade em TI é crucial para formar excelentes profissionais. Seja através de meetups da sua tecnologia preferida, de webinars, eventos ou até mesmo contribuindo em projetos open source, é importante inserir-se em um meio onde você possa conhecer pessoas e aumentar sua rede de networking.

Um fato a se perceber é que, enquanto a grande maioria das pessoas que participam de uma comunidade não se destacam no todo, quem consegue o destaque têm, quase sempre, a competência em comunicação muito aguçada

São pessoas que produzem conteúdo através de vídeos e textos, que fazem webinars e vídeo-aulas, apresentam palestras e dirigem eventos. Resumindo, pessoas que engajam outras em um círculo da comunidade.

Não confunda o que foi dito acima como um critério obrigatório para fazer parte de uma comunidade. Existem muitas outras formas de impactar positivamente seu meio de tecnologia, seja através das importantíssimas contribuições em projetos open source, traduções de artigos, curadoria de conteúdo, entre outras. 

No entanto, é inegável que com a habilidade de comunicação em dia, é possível engajar muito mais pessoas para sua causa. Afinal, seja dando uma aula ou apresentando uma nova tecnologia, no fim, tudo é sobre passar uma mensagem.

Conclusão

Espero que você esteja ainda mais ciente sobre a importância da comunicação. Comunicar-se bem pode abrir muitas portas, diminuir obstáculos e facilitar muito o dia a dia de quem se propõe a dar vida a novas ideias. Todos os dias!

E como começar? Bem, existem muitos materiais, entre vídeos, livros, podcasts e artigos, voltados a ensinar técnicas de comunicação, trabalhar a escuta ativa, ter uma dicção melhor e escolher melhor as palavras. 

Além disso, outra forma muito efetiva de aprender a se comunicar melhor é se comunicando.

Arrisque-se, pode ser uma pequena palestra no seu trabalho sobre sua tecnologia preferida, uma contribuição no próximo meetup ou até uma série de aulas sobre um assunto que você domina. Apenas comece, e muito em breve os resultados aparecerão!

Gostou de saber mais sobre a importância da comunicação para carreira dev? Então deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência. 

Para mais artigos como esse, acesse a nossa página do blog na categoria carreiras. 

Fontes usadas

¹ “COMUNICAÇÃO EM PROJETOS: UM ESTUDO DE LEVANTAMENTO DESSE FATOR CRÍTICO DE SUCESSO”, Molena, MSc Airton et al. — Acesse aqui o conteúdo na íntegra, acessado dia 20 de fevereiro de 2020.

² “Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital”, Orestes Aguirre González, Mario et al. —Acesse aqui o conteúdo na íntegra.

A imagem que ilustra o conteúdo para falar sobre a importância da comunicação mostra um jovem desenvolvedor sentado em uma mesa de frente para duas telas com códigos. Ao seu lado direito, uma xícara de café e um caderno de anotações.
5e84e394007475ae56352a7f_marcelo-pinheiro
Software Engineer
Programador, nerd e músico. Escrevo 200 linhas de código por litro de café.

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.