Nem só de código vive um dev: a importância de uma boa comunicação

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1/4/2020
Marcelo Pinheiro
Marcelo Pinheiro
Software Engineer

Programador, nerd e músico. Escrevo 200 linhas de código por litro de café.

Está sem tempo para ler? Aperte o play para escutar o artigo.

Atuo como desenvolvedor já há algum tempo e frequentemente ouço que “comunicar-se é uma skill de quem se preocupa com negócios”.

Na prática, uma boa parte dos desenvolvedores com os quais trabalhei não valorizava essa habilidade e “terceirizava” a comunicação para integrantes com outras funções no time, como Product Owners, Scrum Master, Project Managers, entre outros. O argumento principal era: deixe-me com a parte técnica, cuide do restante.

Claro que assumir a parte técnica não é errado, aliás, o desenvolvedor deve ser tão bom tecnicamente quanto conseguir. No fim do dia, ele é o responsável por dar vida àquilo que todos idealizaram. 

No entanto, gostaria de propor um exercício de imaginação: e se, além de conhecimento técnico, um programador também desenvolvesse uma skill de comunicação? 

Entender as pessoas e se fazer entender por elas de forma clara e objetiva pode trazer benefícios a carreira de um dev, e neste artigo serão listados alguns deles.

Comunicação eficiente = economia de recursos

Ninguém discorda que uma boa comunicação ajuda no alinhamento estratégico de um time. No entanto, pouquíssima gente entende o real impacto de comunicações ruidosas num projeto de tecnologia. 

Num mundo que exige pensamento analítico aguçado, resolução de problemas complexos e uma enorme gama de conhecimentos em arquitetura e matemática; é de se esperar que haja um menosprezo velado à soft skills num geral, em especial, à comunicação.

Daí a surpresa, quando encontramos uma recente pesquisa do Project Management Institute (PMI), que informa que “para cada bilhão de dólares investido em projetos, 7.56% (setenta e cinco milhões de dólares) estão em risco pela ineficiência na comunicação”.¹ 

Isso significa que, por mais que todo mundo ache esse assunto batido, ele ainda é um problema em boa parte dos projetos. Por isso, ressaltamos duas principais funções dessa skill para um desenvolvedor:

  • Passar para seus colegas de time uma perspectiva técnica da trajetória do projeto 
  • Reportar possíveis problemas ou obstáculos, dando o devido peso da importância de cada detalhe sensível ao desenvolvimento

Engana-se quem acha que alinhamento é papel exclusivo de gestão. Ao comunicar-se de maneira eficiente, o desenvolvedor conseguirá:

  • Prevenir ou reduzir o retrabalho, aumentando a produtividade do time 
  • Mitigar riscos
  • Gerar insights valiosíssimos como soluções para possíveis problemas

Importante ressaltar aqui a máxima (clássica) que várias cabeças pensam melhor do que uma. E, talvez, uma perspectiva não técnica de um obstáculo possa trazer à luz uma solução que um desenvolvedor ainda não havia pensado.

O sucesso de um projeto depende da comunicação com o cliente 

Reuniões intermináveis que acabam com os participantes desalinhados em expectativa e/ou regra de negócio. Dúvidas que para o desenvolvedor não fazem sentido, mas que para o cliente são cruciais e até discussões acaloradas onde os dois lados concordam não são raridade na área de desenvolvimento de software. 

Seja um cliente interno, externo, consultoria ou qualquer outro tipo de receptor, uma queixa constante entre os desenvolvedores (e também entre os próprios clientes) é que, aparentemente, essas “classes” falam idiomas diferentes.

Sobre essa questão, estudos indicam que a compreensão das necessidades dos clientes e a integração destes no decorrer do ciclo de desenvolvimento de novos produtos estão diretamente ligadas ao sucesso ou falha de um projeto ².

Obviamente, para que isso ocorra, um processo comunicativo muito bem aplicado é nada menos que essencial.

Aqui é importante ressaltar que tanto receber quanto transmitir uma mensagem fazem parte do ato de se comunicar. Ouvir e entender as dúvidas e obstáculos do cliente - assim como trazer o tecniquês para o mundo real expondo pontos do projeto de forma que todos compreendam são habilidades fundamentais para um desenvolvedor.

Afinal, essa é a melhor forma de ter a colaboração direta do cliente, seja com sugestões ou apenas tomando as decisões corretas no decorrer do ciclo de desenvolvimento.  

Essa postura, além de deixar o cliente muito mais satisfeito, também faz com o que o desenvolvedor ganhe uma exposição extremamente positiva.


Para ir além: comunique-se em comunidade

Participar de uma comunidade em TI é crucial para tornar-se um bom desenvolvedor. Seja através de meetups da sua tecnologia preferida, de webinars, eventos ou até mesmo contribuindo em projetos open-source, é importante estar inserido em um meio onde você possa conhecer pessoas e aumentar sua rede de networking.

Um fato a se perceber é que, enquanto a grande maioria dos participantes de uma comunidade não se destacam no todo, aqueles que conseguem têm, quase sempre, a competência em comunicação muito aguçada. 

São pessoas que produzem conteúdo através de vídeos e textos, que fazem webinars e vídeo-aulas, apresentam palestras e dirigem eventos.

Resumindo, pessoas que engajam outras em um círculo da comunidade.

Não confunda o que foi dito acima como um critério obrigatório para fazer parte de uma comunidade. Existe muitas outras formas de impactar positivamente seu meio de tecnologia, seja através das importantíssimas contribuições em projetos open-source, traduções de artigos, curadoria de conteúdo, entre outras. 

No entanto, é inegável que com a habilidade de comunicação em dia, é possível engajar muito mais pessoas para sua causa. Afinal, seja dando uma aula ou apresentando uma nova tecnologia, no fim, tudo é sobre passar uma mensagem.


É hora de desenvolver… sua comunicação!

Espero que você esteja convencido de que comunicar-se bem pode abrir muitas portas, diminuir obstáculos e facilitar muito a vida de quem se propõe a dar vida a novas ideias todos os dias.

E como começar? Bem, existem muitos materiais, entre vídeos, livros, podcasts e artigos, voltados a ensinar técnicas de comunicação, trabalhar a escuta ativa, ter uma dicção melhor e escolher melhor as palavras. 

 Além disso, outra forma muito efetiva de aprender a se comunicar melhor é se comunicando.

Arrisque-se, pode ser uma pequena palestra no seu trabalho sobre sua tecnologia preferida, uma contribuição no próximo meetup ou até uma série de aulas sobre um assunto que você domina. Apenas comece, e muito em breve os resultados aparecerão!

Fontes usadas

¹ “COMUNICAÇÃO EM PROJETOS: UM ESTUDO DE LEVANTAMENTO DESSE FATOR CRÍTICO DE SUCESSO”, Molena, MSc Airton et al. — https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/download/3493/3195, acessado dia 20 de fevereiro de 2020.

² “Integração de clientes no processo de desenvolvimento de produtos: estudo de casos em empresas de bens de capital”, Orestes Aguirre González, Mario et al. — http://www.scielo.br/pdf/gp/v19n3/11.pdf

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