Desenvolvimento iOS: como começar e como é na Zup

Neste artigo você vai ver:

Nesse artigo vou abordar tudo que precisa para começar no desenvolvimento iOS, falando um pouco da minha experiência. São dicas de estudo, perfis para seguir, como é ser desenvolvedor iOS na Zup e muito mais! 

Prazer, eu sou o Luis Gustavo, ou B1!

Olá, meu nome é Luis Gustavo, sou conhecido como B1. Agora deve estar se perguntando: “por que B1?”. A resposta é que tenho um irmão gêmeo, logo nossos apelidos são B1 e B2 por causa dos bananas de pijamas.

Tenho 21 anos e sou desenvolvedor iOS na Zup. Comecei como desenvolvedor Android, mas logo migrei para o desenvolvimento iOS, onde tive que mudar conceitos e me adaptar. Em outras palavras, tive que começar a estudar do zero. 

Nesse momento de transição, encontrei vários desafios e perguntas como, por exemplo:

  • Por onde começar? 
  • O que devo estudar? 
  • Como acompanhar o mercado? 

Com isso, comecei a pesquisar na internet, ver tutoriais e pedir ajuda aos amigos e colegas de trabalho. Assim, passei a desenvolver e me aprofundar em conceitos mais técnicos sobre a plataforma iOS.

Quer mais dicas para ser um autodidata em tecnologia? Então assista a essa live.

Posso falar que a chave principal foi ter um bom network, ou seja, comecei a seguir pessoas da mesma área, comunidades e assistir palestras de grandes nomes. 

Assim é possível conhecer e participar do mercado. Além disso, ao conversar com pessoas da área, você pode conseguir ajuda em algum tema de estudo. Por fim, com uma boa rede, a probabilidade de conseguir um emprego é muito alta (Inclusive, temos muitas vagas para pessoas desenvolvedoras iOS na Zup 😉). 

Começos nunca são fáceis. É preciso uma rotina de estudos constante e não desanimar quando bater o cansaço ou quando não entender determinado assunto de cara. Ter foco vai te fazer evoluir e conseguir alcançar o seu objetivo.  

Não é à toa que uma frase que Steve Jobs sempre falava é “Se tu o desejas, podes voar, só tens de confiar muito em ti.”.

Agora vou listar dicas para quem quer começar no Desenvolvimento iOS!

O que é preciso para o desenvolvimento iOS?

1º Passo: macOS

Para começar no desenvolvimento iOS é obrigatório possuir um computador com macOS, o sistema operacional da Apple. Outra maneira, que é uma “gambiarra” e a gente não recomenda, é tentar instalar o macOS em PCs (os chamados hackintoshes).

É muito importante para um desenvolvedor iOS dominar e ter facilidade em trabalhar no ambiente de desenvolvimento da Apple, por isso estudar e dominar o sistema operacional é o primeiro passo para sua jornada.

2º Passo: conhecer as linguagens e frameworks específicos do iOS 

Swift é uma linguagem de programação desenvolvida pela própria Apple apresentada na WWDC de 2014. É essencial para programadores mobile iOS porque é a ferramenta que vai possibilitar a criação de aplicações para todos os dispositivos da Apple.

Além disso, conhecer Objective-C, Cocoa Touch Framework e as arquiteturas mais usadas com certeza será muito útil na sua jornada. Mas, não foque muito nisso no começo, anote esses nomes e coloque eles na sua lista de estudo, pois são importantes.

Onde aprender a programar utilizando a linguagem Swift?

Para começar é legal dar uma lida na documentação oficial do Swift no site swift.org, lá você encontra detalhes da linguagem e exemplos de implementação. 

A Apple também tem aplicativo para ipad  e macbook que ensina a desenvolver com  Swift Playgrounds , ele é um jogo que ensina de maneira simples a sintaxe e lógica da linguagem. 

Sei que todo mundo sempre vai pedir pra você ir na documentação e isso parece ser uma resposta padrão, mas de verdade, vai lá estudar a documentação do Swift. Confia! 

A documentação do Swift é muito completa e bem organizada. Por isso, você pode seguir exatamente a ordem apresentada na documentação, em paralelo, sempre utilize o Swift Playgrounds para testar e tentar assimilar com clareza aquilo que está sendo ensinado na documentação. Vai ser um ótimo exercício! 

Criadores de conteúdos que podem ajudar no desenvolvimento iOS

Quando eu digo que seguir pessoas da área vai te ajudar muito, eu definitivamente não estou brincando. Seguindo essas pessoas, você acompanha conteúdos atualizados e fica por dentro das novidades. Além disso, consumir conteúdo sobre a área que você tem interesse fora dos horários de estudo faz uma diferença enorme no médio e longo prazo. 

Então, pra te poupar tempo vou citar alguns criadores de conteúdos que podem contribuir muito com sua carreira. Inclusive alguns deles têm podcasts que você pode ouvir enquanto faz os afazeres domésticos, por exemplo.

Sites e podcasts:

Instagram

You Tube:

Tire o desenvolvimento iOS de letra com os conteúdos da Zup

Além de todas essas feras que criam conteúdo sobre desenvolvimento iOS te recomendo também a conhecer os canais da Zup. Regularmente, publicamos conteúdos de alta qualidade sobre desenvolvimento iOS nos nossos canais. São artigos (como este aqui!), lives, episódios de podcast e muito mais!

Inclusive, para não perder nada, você pode assinar a nossa newsletter e ainda nos seguir nas redes sociais (os links estão no rodapé 😉). 

A seguir, vou listar alguns conteúdos bacanas sobre Desenvolvimento iOS da Zup para você dar uma conferida:

Criando seu primeiro aplicativo

Vamos lá, primeiro você precisa estudar a teoria, não negligencie isso jamais. A teoria sem prática não surte efeito algum. 

Dominar o Swift não te faz necessariamente um especialista em desenvolvimento iOS, por mais que seja a linguagem base da plataforma. Isso acontece porque o ambiente de desenvolvimento tem muitas particularidades. 

Por isso, junto com o estudo teórico e o consumo de conteúdo sobre iOS, você precisa colocar a mão na massa. 

Para praticar, existem alguns cursos e tutoriais que vão te ensinar a criar sua primeira aplicação, por exemplo:

 Como é trabalhar como desenvolvedor iOS na Zup

Um fator muito importante para o desenvolvimento profissional é encontrar um lugar que vá ao encontro dos seus interesses e expectativas. Depois de aprender o desenvolvimento iOS, o segundo passo será procurar uma oportunidade de trabalho para colocar em prática tudo. Por isso, eu gostaria de compartilhar com vocês como foi a minha experiência trabalhando como um desenvolvedor iOS aqui na Zup. 

A Zup é uma empresa que investe muito na carreira e na evolução dos seus desenvolvedores, então o que não faltou para mim foram desafios para evoluir minhas habilidades como desenvolvedor e como profissional. 

Temos um plano de carreira bem definido e pessoas chaves para direcionar os esforços durante o processo de evolução. Por isso, não tive muitas dificuldades para conseguir dar os primeiros passos aqui dentro. 

Minha realidade foi um pouquinho diferente da de outros desenvolvedores no mercado. Como a Zup é uma empresa que investe em tecnologia, existem oportunidades para trabalhar em projetos únicos, voltados para a engenharia de software, e foi em um desses projetos que construí minha carreira aqui dentro. 

Quando entrei no Beagle, um projeto open source mantido pela Zup, que implementa o conceito de Server Driven UI, tive desafios diferentes do que o mercado oferece. No Beagle construímos views de maneira automática, baseada em um JSON, o que não é algo comum em projetos para desenvolver aplicativos mobile. Por isso,  precisei desenvolver bem  o hábito de pesquisar, estudei de forma aprofundada diversos conceitos de programação e de iOS especificamente, além disso, precisei entender como alguns aspectos do iOS e Swift estão implementados por debaixo dos panos.

Hoje vejo que consegui evoluir minha carreira mais rápido que o normal, tudo isso com um conjunto de medidas e oportunidades que recebi aqui. 

 Conclusão

Bora recapitular para você sair daqui pronto pra começar?

  • Tenha familiaridade com o macOS;
  • Domine bem a linguagem Swift (estudando através da documentação);
  • Coloque a linguagem Swift em prática utilizando Swift Playgrounds;
  • Consuma conteúdo sobre desenvolvimento iOS nos horários livres;
  • Crie aplicativos; 

Colocando esse passo a passo em prática, será possível dar os seus primeiros passos no desenvolvimento iOS. 

Espero que com minha experiência possa ter ajudado! Estou disponível para bater um papo ou ajudar com alguma dúvida, basta entrar em contato via LinkedIn, Instagram @luisgustavo_b1 ou ainda você pode comentar aqui embaixo. 

Referências:

Capa do artigo Desenvolvimento iOS com um computador desktop da Mac e códigos de programação nele.
Foto do Luis gustavo b1
iOS Developer
Sou desenvolvedor iOS na Zup desde dezembro de 2019 onde tenho me envolvido em projetos que me permitem desenvolver minhas habilidades na carreira de programador e comunicativas. Meu atual projeto de vida é evoluir na profissão de Desenvolvedor iOS. Sou graduando em Sistemas de Informação na Faculdade Uniessa em Uberlândia.

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.