13 cursos de desenvolvimento para aprimorar o conhecimento técnico

Neste artigo você vai ver:

A pandemia evidenciou um crescimento de cursos online. Na quarentena, por exemplo, houve um aumento de mais de 100% na procura. Por isso, separamos alguns cursos de desenvolvimento online para você aproveitar e dar um boost nos seus conhecimentos técnicos. 

A lista tem cursos pagos (mas baratinhos) e gratuitos com o foco, principalmente, nas tecnologias que estamos mais usando por aqui. ?

Despertou a curiosidade? Então continue lendo, que os links para cada curso estão no títulos.

Vamos aos cursos de desenvolvimento:

1. Istio Hands-On for Kubernetes

Aqui você aprenderá como Istio service mesh pode turbinar sua carreira em Kubernetes. Nesse curso, por exemplo, você experimentará como o Istio pode resolver problemas difíceis em projetos ao vivo.

Duração: 11 horas

2. Bootcamp de Kotlin para programadores, by Google | Free

Neste curso de desenvolvimento, você vai aprender tudo que especialistas do Google sabem sobre os fundamentos da linguagem de programação Kotlin

Dessa forma, se sua carreira é voltada para Java ou programa em outra linguagem, esse curso te ajudará nos recursos essenciais da linguagem que tornaram o Kotlin popular entre devs. 

Ao final deste curso, você obterá as habilidades necessárias para criar seu próximo projeto em Kotlin.

Duração: 2 semanas

3. Introdução a Istio-Service Mesh para Cloud-Native Kubernetes Apps

Aqui você aprenderá a simplificar a complexidade do gerenciamento de aplicativos nativos da nuvem, poliglotas e baseado em microsserviços.

Este curso foi escrito para que o conteúdo seja acessível a pessoas usuárias sem experiência anterior com Kubernetes ou Istio

Dessa forma, você conseguirá a arquitetura básica das interações Istio e Istio-Kuberneter. Além, é claro, de ficar por dentro sobre como o Istio fornece uma malha de serviço completa para executar e monitorar melhor os aplicativos.

Duração: 1h30 min

4. Certified Kubernetes Administrator (CKA) com Testes Práticos

‍Prepare-se para o certificado de Pessoa Administradora de Kubernetes com testes práticos no seu browser. Neste curso, você saberá como, por exemplo: 

  • Administrar um cluster do Kubernetes;
  • Projetar um cluster do Kubernetes;
  • Construir um cluster do Kubernetes do zero – “The Hard Way”;
  • Testar um cluster do Kubernetes de ponta a ponta;
  • Solucionar problemas de um cluster do Kubernetes;
  • Proteger um cluster do Kubernetes;
  • Configurar o armazenamento em um cluster Kubernetes;
  • Configurar a rede em um cluster Kubernetes.

Duração: 14 horas

5. Scrum para Grandes Times: Scaled Agile – Escalando o Scrum

Em suma, neste curso você aprenderá a escalar o Scrum com a utilização do framework Nexus da Scrum-org. Domine as principais técnicas e ferramentas utilizadas em projetos escalados e se diferencie como profissional. E de quebra, prepare-se para a prova de certificação SPS (Scaled Professional Scrum) da Scrum-org.

Informação importante: é necessário conhecer o framework Scrum e já ter executado pelo menos um projeto com métodos ágeis.

Duração: 5 horas

6. Flutter e Dart – Curso Completo de Criação de Apps

Crie Apps iOS e Android com o mesmo código, aprenda a dominar Dart e Google Flutter. Nesse curso de desenvolvimento, você aprenderá, por exemplo: 

  • Programar em Dart; 
  • Criar Apps iOS e Android utilizando a ferramenta Flutter; 
  • Criar qualquer tipo de apps comerciais para suas empresas ou clientes; 
  • Ter habilidade para desenhar e desenvolver apps sofisticados em iOS e Android do inicio ao fim;
  • Dominar Dart e Programação orientada a objetos. 

Duração: 24 horas

7. Fundamentos de DevOps

‍Este curso irá fornecer informações gerais e fundamentais do que é e o que não é DevOps. Da mesma forma, as pessoas poderão aplicar os conceitos da cultura DevOps, podendo optar pela certificação DevOps Essentials da CertiProf. 

Além disso, quem adquirir esse conteúdo, poderá atuar como uma pessoa facilitadora da cultura DevOps e compreender, de forma essencial, como lidar com DevOps em TI

Duração: 2,5 horas

8. Bootcamp: Microserviços, Docker, Kubernetes, Jenkins e Helm

Aqui, certamente, você conhecerá o mundo Cloud Native, aprendendo a implantar um sistema end-to-end com, por exemplo:

  • Microsserviços; 
  • Gestão de Containers; 
  • Continuous Integration e Continuous Delivery (CI/CD); 
  • Deployment na prática, com foco total em automações;  
  • Cultura DevOps.

Duração: 16,5 horas

9. Kotlin para Desenvolvedores Java

Use suas habilidades em Java para aprender Kotlin rapidamente. Sendo assim, neste curso, você ficará por dentro de como: 

  • Criar programas Kotlin;
  • Entender as diferenças entre Java e Kotlin;
  • Entender como os programas Java e Kotlin interoperam.

Duração: 16,5 horas

10. Jenkins básico para Sysadmins e Desenvolvedores

Acima de tudo, esse cursinho vai permitir que você dê um salto em sua carreira profissional aprendendo a implantar uma das melhores ferramentas de CI do mercado

Aqui você aprenderá os conceitos sobre CI/CD e Continuous Deployment, como instalar o Jenkins em diferentes plataformas e como configurar o mesmo de forma completa, por exemplo. 

Além disso, as aulas te mostrarão como:

  • Criar e configurar Pipelines;
  • Notificar o status dos seus builds;
  • Instalar e utilizar o Jenkins Blue Ocean;
  • Gerenciar o Jenkins através da CLI;

Duração: 4 horas

11. Aprenda BDD com Cucumber em JAVA

Automatize critérios de aceitação tanto a nível unitário quanto em testes funcionais de aplicações Web, com Selenium. Em outras palavras, neste curso, você aprenderá a:

  • Criar um projeto de testes com Cucumber do zero;
  • Criar e rodar especificações executáveis;
  • Integrar seus cenários com testes Web através do Selenium;
  • Gerar relatórios com o resumo da execução dos testes.

Duração: 6,5 horas

12. Phonegap e Apache Cordova | Free

Phonegap (Cordova) é um framework para desenvolvimento de aplicativos mobile híbrido. De forma direta, o Phonegap funciona como um container (wrapper) para o app, permitindo o desenvolvimento do mesmo com JavaScript / HTML / CSS

O app final gerado é com a extensão nativa de cada plataforma (Android, iOS, Windows Phone), permitindo, portanto, que o mesmo seja enviado e publicado nas lojas de aplicativos (por exemplo, Apple Store, Google Play, Microsoft Marketplace).

Duração: 8,5 horas

13. Git e Github na Vida Real

O curso tem como objetivo ensinar processos mais avançados do Git, inicialmente mostrando como se trabalhar com o Git através de uma interface gráfica no Visual Studio Code. Além disso, há um grande módulo com várias soluções de problemas cotidianos e comandos mais avançados que irão facilitar muito a vida no dia a dia de trabalho.

Da mesma forma, você também vai aprender sobre processos no Github de abrir Issues, Pull Requests, Code Reviews e outros detalhes mais.

Por fim, o curso ensina os workflows de trabalho do Git, indo desde o Centralized Workflow até Git Flow, facilitando para que você saia com o conhecimento necessário para trabalhar e se adaptar rapidamente.

Duração: 4 horas

Você aprende com a Zup 

Aqui na Zup, conhecimento é coisa séria. O nosso canal do Youtube te proporciona atualizações, novos assuntos e muito conhecimento! Por exemplo, em nossa playlist do Zup Decodifica temos conteúdo sobre desenvolvimento. Confira essas playlists: 

Além disso, lançamos com diversos conteúdos voltados para o aprendizado e atualização de profissionais de forma geral. Alguns desses conteúdos também estão disponíveis em nosso blog e no podcast da Zup, o famoso Zupcast

‍Conclusão

Percebeu quanto os cursos de desenvolvimento são inegavelmente para todos os públicos e gostos? Em outras palavras, um fator é certo: cada um deles tem o poder de aumentar a capacitação de profissionais.

Portanto, se você está em busca de uma atualização profissional e especialização, os cursos de desenvolvimento online são uma ótima alternativa para isso. Dessa forma, encontramos as vantagens da flexibilidade, conteúdo atualizado, economia de tempo e dinheiro, além, é claro, das certificações. 

Não quer perder nenhum dos nossos conteúdos? Assine a nossa newsletter: 

Banner com a identidade visual da Zup, nele está escrito Assine nossa Newsletter, os melhores conteúdos sobre carreira e tecnologia no seu e-mail. No final, está um botão com "assinar agora".

E aí? Você costuma fazer muitos cursos de desenvolvimento online? Já escolheu o seu? Então conta pra gente aqui nos comentários qual o preferido!

Pessoa branca sentada em uma mesa de frente para um notebook segurando uma lâmpada. Na imagem, ao redor da lâmpada, sai um holograma com ícones como uma lupa, gráfico, tela com vídeo para reprodução, um livro, uma lâmpada e um capelo representando a formação das pessoas que fazem os cursos de desenvolvimento online.
avatarblog
Conteúdo
Equipe de conteúdo da Zup, focada em promover o compartilhamento de conhecimento.

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.