Como funciona o processo seletivo na Zup?

No items found.
13/10/2020
Quésia Nogueira
Quésia Nogueira
Coordenadora de Talent Aquisition

Está sem tempo para ler? Aperte o play para escutar o artigo.

Dinâmica em grupo? Cases reais? Teste técnico? Se você quer saber como funciona — ou melhor: o que avaliamos durante nosso processo seletivo — trouxemos o mapa do tesouro!


Antes de contar sobre nosso processo seletivo, é importante que você entenda que existimos por um propósito. Nas palavras do nosso CEO, Bruno Pierobon: “Nós não apenas consumimos tecnologia, nós criamos tecnologia!”. Na prática, isso significa que construímos ambientes onde as pessoas têm acesso a conhecimento, inovação e pesquisa; onde talentos tem desafios que os levam a explorar ao máximo seu potencial. 

Outra coisa que você precisa saber sobre nossos processos é que eles acontecem num ambiente de crescimento acelerado, isso significa que crescemos mais de 30 vezes nos últimos 5 anos e já contratamos mais de 600 pessoas só durante a quarentena! (Sim, uma das empresas brasileiras que mais cresce hoje). Na prática, leva cerca de 23 dias para uma pessoa passar por todo nosso processo e ser contratada (e tudo é feito 100% remoto).

Aqui, entendemos que a avaliação não deve ser baseada na comparação entre candidatos, e sim uma avaliação individual, do potencial que cada candidato pode oferecer no nosso cenário.

Por isso, nosso processo seletivo não é rígido nas etapas — nem em ordem, nem em volume. Porém, sempre segue alguns passos importantes para que a jornada seja segura e o crescimento aconteça de maneira escalável e exponencial.

1 - Qual o primeiro passo para virar zupper? 

Todas as vagas abertas estão expostas e atualizadas em nossa página de carreiras. Neste primeiro passo é muito importante sabermos algumas informações sobre você, como seu LinkedIn ou currículo e dados pessoais para contato imediato. Nessa etapa, você ainda conta em qual escritório nosso tem preferência de trabalhar e se foi indicado por algum zupper. Não é um formulário extenso e são com essas respostas que você irá passar por uma triagem — quanto mais completo, mais ágil o processo.

2 - Avaliação de Fit Cultural

Essa é a hora de nos conhecermos. Nesse primeiro bate-papo, uma pessoa de nossa equipe de aquisição de talentos vai conversar individualmente com você. A ideia é entender suas experiências e expectativas. Esse também é o momento de te apresentar melhor nosso propósito, cultura e tirar todas as suas dúvidas.

Através de perguntas situacionais, vamos entender se você tem fit com nossos pilares de cultura.

3 - Avaliação Técnica

Essa é uma etapa super importante para mantermos nosso #TimeForaDaCurva (um dos nossos pilares). Como a maioria das nossas contratações são de pessoas desenvolvedoras, mas muitas outras não, mantemos certa flexibilidade nessa etapa. 

Em alguns casos, usamos whiteboards para avaliar seu raciocínio, identificar potencial e também seu nível de senioridade. Se você é Dev, saiba que sempre passará por uma entrevista com um profissional técnico, no geral a liderança do projeto.

Para Non-Devs, usamos sempre cases reais e entrevistas situacionais que tragam a expertise técnica naquela função. 

Nesta etapa, você geralmente encontrará um zupper que tem um papel parecido ou igual ao seu e que poderá compartilhar o dia a dia daquele determinado papel. 

4 - Papo com Liderança e time

Hora de conhecer sua liderança direta! Aproveite o momento para alinhar expectativas e entender o momento e os desafios - tanto da empresa, quanto do projeto específico no qual você irá trabalhar.

Em muitos casos, é possível que você conheça integrantes do time e já sinta a energia que te espera! Aqui na Zup, temos um pilar de cultura extremamente forte chamado de #ZupperAjudaZupper - temos certeza que você vai senti-lo, mesmo antes de entrar!

5 - Proposta e Admissão

Você já é quase zupper! Nessa etapa, te explicamos em detalhes todos os benefícios, programas e oportunidades e alinhamos sua expectativa com a nossa proposta salarial. Se você estiver seguro e confortável, damos seguimento ao processo de admissão e te ajudamos com todas as burocracias para que o processo seja o mais fácil e rápido possível.

6 - Onboarding

O esperado momento das boas-vindas! Agora você terá uma semana completa, com todas as informações importantes da sua vida como zupper. É o momento de conhecer nossa história, mergulhar a fundo nos pilares de cultura, entender nossos processos e o quem é quem de cada área.

Nosso maior desafio cultural é trazer para o dia a dia nossos valores e crenças. Durante essa semana, apresentamos como respirar cultura, responsabilidade e empoderamento na vida cotidiana da Zup. Isso inclui o que esperar dos líderes e colegas de trabalho, além dos comportamentos que nós esperamos.

Bom, agora que já entendeu um pouco mais sobre nosso propósito e viu o que te espera pelo processo seletivo, nossa pergunta é: o que você está esperando para viver num ambiente de crescimento exponencial? 

#VempraZup

O que você achou deste conteúdo?
Quer receber nossos conteúdos?
Seu cadastro foi efetuado com sucesso! Enviaremos as novidades no seu email.
Oops! Something went wrong while submitting the form.