AWS re:Invent 2019: principais tendências que vimos por lá

Neste artigo você vai ver:

De 02 a 06 de Dezembro de 2019, em Las Vegas, aconteceu o AWS re:Invent 2019, o evento que a AWS usa para lançar produtos, recursos e serviços, além de contar com outras inúmeras formas de capacitar tecnicamente quem participa do evento.

Esse ano eu estive por lá cobrindo o evento para trazer novidades e muito conteúdo para agregar em nossos produtos e serviços.

Neste artigo vou contar um pouco do que vi por lá. Bora?

O evento

O re:Invent é GIGANTESCO! Esse ano foram mais de 65 mil pessoas. Sim, você não leu errado, Las Vegas estava tomada pelo público do evento. Por isso, foram 6 hotéis de Vegas: MGM, Aria, Bellagio, Encore, Mirage e Venetian.

Eram disponibilizados ônibus para o translado entre os hotéis, tudo rápido, organizado e sinalizado.

mapa de hotéis AWS
Hotéis do evento em laranja

Nos hotéis existiam salas chamadas de “Overflow”, com fones de ouvidos e um telão para podermos assistir palestras que estava acontecendo em outros hotéis, mas que talvez não daria tempo de chegar.

Sala overflow

Outra coisa bem legal que me ajudou muito foram as pessoas com uma camiseta amarela escrito “ask me”. Elas estavam por todo lado, inclusive nas ruas de Las Vegas. Eu sou um cara bem perdido geograficamente, então eles me salvaram muito o tempo todo orientando onde era a saída, onde pegava o ônibus, almoço, etc.

Portanto, apesar da quantidade de gente, o evento é super organizado, muito sinalizado e em uma cidade sensacional.

Novidades da AWS re:Invent 2019

A AWS lançou 77 novos produtos, recursos e serviços no AWS re:Invent de 2019.

Eu sou desenvolvedor Back-end e me interesso muito por serverless, principalmente Lambda, e a novidade que mais conquistou minha atenção por lá foi o Provisioned Concurrency para o Lambda.

Provisioned Concurrency

Nós teremos com essa feature mais controle sobre a performance das funções Lambda.

Quando usamos Provisioned Concurrency temos uma consistência na latência do start-up, ou seja, agora para sua função começar a execução é MUITO mais rápido! Veja aqui mais detalhes e assista o vídeo abaixo.

Amazon Builder’s Library

Outro lançamento bem legal para todos os desenvolvedores que não trabalham na AWS é o “Amazon Builder’s Library”, que é uma coleção de artigos detalhados escritos por líderes de tecnologia contando como a Amazon/AWS constrói e roda suas aplicações. Quer saber mais? Então veja todos os detalhes.

Além desses, foram de 77 lançamentos em diversas áreas de rede, computação, banco de dados, big data, containers, machine learning, inteligência artificial, etc. É claro que existe uma página com todas essas novidades, inclusive com o vídeo de gravação dos Keynotes que vale muita a pena assistir.

Palestras técnicas

Aqui, vou resumir 2 temas que mais gostei e que contribuíram muito na minha carreira: Arquitetura Serverless e DynamoDB.

DynamoDB

Uma boa coincidência do evento com meu projeto atual é o DynamoDB. Se você não conhece, ele é um banco NoSQL totalmente gerenciado pela AWS que entrega performance mesmo em escala, ou seja, se você precisa de muitos dados rápidos, esse é o cara.

O Dynamo é excelente em performance, porém existe um desafio grande na modelagem, não que seja difícil demais, mas exige um pensamento diferente do que a gente está acostumado no mundo relacional.

Eu assisti duas palestras sobre modelagem no DynamoDB e um Builders Sessions onde eu, 5 pessoas e um especialista modelamos uma aplicação do zero em 60 minutos. Foi um momento incrível para fazer perguntas e entender melhor como pensar na hora da criação da tabela.

Arquitetura Serverless

Eu sou um entusiasta de Lambda. Acho sensacional a ideia de simplesmente ter o código e o resto todo ser gerenciado pra gente, isso facilita muito a vida, concorda?

Na maior parte das vezes que usei Lambda em algum projeto foi para tarefas simples ou de apoio a aplicação principal, mas no evento percebi que dá pra usar Lambda e os diversos outros serviços serverless da AWS sendo o core do negócio.

Serverless não é só o Lambda, mas todo serviço totalmente gerenciado é considerado serverless, como SQS, SNS, DynamoDB e claro o próprio Lambda.

Eu aprendi muito em uma palestra sobre Serverless Microservice Patterns, onde foi mostrado diversões padrões de como resolver vários problemas do dia a dia no mundo dos microsserviços com serverless.

Principais aprendizados do AWS re:Invent 2019

Deu pra perceber que o AWS re:invent é gigante, né? Por isso, um bom planejamento é super importante para você aproveitar ao máximo todos os conteúdos.

A primeira dica é: faça sua inscrição antecipada para navegar pelo catálogo das palestras.

No catálogo é possível aplicar diversos filtros, eu optei filtrar por hotel e tema. Por exemplo se eu estaria no hotel MGM, eu filtrava “Serverless” e via o que teria sobre esse assunto naquele hotel, sem precisar trocar de local para assistir.

Essa é outra dica importante: evite trocar de hotel no mesmo dia, pois você pode levar até uns 40 minutos para fazer a locomoção pela minha experiência. Lembre-se que os hotéis são enormes e leva tempo sair da sala, caminhar até o ponto, chegar no novo destino e encontrar a nova sala.

Ao fazer sua inscrição antecipadamente você também conseguirá reservar seu assento nas palestras, já que várias delas ficam lotadas e você não consegue entrar sem ter reservado antes.

Conclusão

Eu gostei muito de todo o evento AWS re:Invent 2019 e o achei o conteúdo super relevante e importante para minha carreira.

Se você tiver na dúvida, não pense, simplesmente vá. Tenho certeza que irá contribuir muito para sua vida e carreira profissional.

Quer receber os melhores conteúdos sobre desenvolvimento no seu e-mail toda semana? Assine nossa newsletter!

Banner com a identidade visual da Zup, nele está escrito Assine nossa Newsletter, os melhores conteúdos sobre carreira e tecnologia no seu e-mail. No final, está um botão com "assinar agora".
A imagem traz a referência escrita ao evento AWS re:Invent 2019
5d39f704614fc195c7b0d6c2_normandes-junior
Senior Software Engineer
Família, tecnologia e muito esporte.

Artigos relacionados

Este site utiliza cookies para proporcionar uma experiência de navegação melhor. Consulte nossa Política de Privacidade.