Central de Conteúdos

10 dicas infalíveis para seguir carreira em tecnologia

Pensar em seguir carreira em tecnologia, muitas vezes, é sinônimo de bons salários, inovação e muitas possibilidades. A realidade é que essa área está em constante crescimento, com diversas oportunidades e demandas surgindo todos os dias.

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. No ambiente corporativo, empresas de todos os tamanhos e segmentos encontram nela uma grande aliada para alcançar seus objetivos e aumentar a lucratividade.

Porém, mesmo com novas oportunidades, a concorrência por uma boa vaga no mercado de trabalho também vem crescendo, com profissionais cada vez mais preparados e qualificados. 

Confira neste artigo 10 dicas infalíveis para seguir uma carreira em tecnologia estruturada e direcionada para o sucesso.

1. Mentoria

Encontrar bons mentores ao longo da sua carreira em tecnologia faz toda a diferença e irá ajudá-lo a trilhar um caminho mais sólido e com mais oportunidades.

Esses mentores estão dispostos a compartilhar todo o seu conhecimento e são importantes para ajudar os novos profissionais a aprimorarem as suas habilidades e entenderem melhor o setor em que estão atuando.

É possível encontrar mentores no próprio ambiente de trabalho ou em cursos e universidades, por exemplo.

2. Escolha um nicho

Ao pensar em oportunidades e vagas em tecnologia, existem diversas opções e áreas de atuação. E, como em diversos outros setores, o mercado está mais em busca de profissionais especialistas no seu segmento do que perfis genéricos.

Dessa forma, é muito importante pesquisar e escolher uma área de atuação, como desenvolvimento, designer ou sistemas de operações, entre outras. Claro que com o tempo é possível mudar e descobrir novas afinidades, mas é importante identificar um segmento para iniciar os estudos.

3. Procure cursos e especializações na área

Hoje em dia, existem diversos cursos para quem deseja seguir carreira em tecnologia. Com as constantes mudanças e novas ferramentas e plataformas surgindo todos os dias, é fundamental manter-se atualizado e saber operar esses recursos com segurança.

Um curso superior na área de Tecnologia da Informação ou semelhante também faz a diferença, pois a universidade fornece uma boa base técnica e teórica para ingressar no mercado de trabalho. Outro ponto positivo da faculdade é o famoso networking.

Existem ainda diversas certificações nas mais diferentes áreas de atuação dentro de tecnologia. É essencial que os profissionais pesquisem as mais relevantes de acordo com o seu setor de atuação e façam as provas.

Muitas dessas certificações são, inclusive, requisitos para participar de grandes processos seletivos. Porém, o mais importante aqui é usar essas oportunidades para atualização e novos aprendizados.

4. Domine o inglês

Aprender inglês é fundamental para o sucesso de uma carreira em tecnologia. Afinal, muitos materiais encontram-se disponíveis somente neste idioma, além de muitos códigos e infraestruturas de programação serem construídos em inglês.

Conseguir comunicar-se em inglês também aumenta as chances de realizar um curso ou ganhar uma bolsa de estudos no exterior, além de permitir trabalhar para empresas internacionais, inclusive de maneira remota.

5. Foque nas plataformas mobile

Com o aumento do uso de dispositivos móveis ao redor do mundo, dominar os sistemas operacionais utilizados pela Google e Apple, como Android e iOS, é fundamental. Esse mercado está em expansão e é um universo bastante promissor para os profissionais da área.

Outra dica relevante é dominar as linguagens de programação, como Python, Java e Perl.

6. Tenha um perfil curioso

Curiosidade é uma das principais características no perfil de um profissional de tecnologia. Afinal, com as constantes inovações nessa área, é necessário manter-se sempre atualizado e por dentro das novidades.

Uma pessoa curiosa, além disso, procura sempre descobrir o que está por trás das coisas e novas formas de desempenhar o seu trabalho. Dois fatores muito importantes para o sucesso de uma carreira em tecnologia.

7. Desenhe um plano de carreira

Como qualquer profissional, é muito importante pensar no que se deseja conquistar e quanto tempo levará para isso. Algumas perguntas essenciais que todo profissional de tecnologia deve se fazer são: onde estarei dentro de cinco anos? Como me preparar para chegar lá?

A partir daí, é mais fácil visualizar um caminho para seguir, determinar as metas a curto e longo prazo e organizar-se financeiramente para chegar lá. Afinal, com certeza será fundamental investir tempo e dinheiro em cursos e especializações.

8. Persistência

Essa é uma palavra-chave na vida de todos os profissionais de TI. Além da concorrência comum em qualquer área de atuação, uma carreira em tecnologia exige foco e determinação para aprender sobre as ferramentas e desenvolver um bom trabalho.

Ter disciplina para manter-se sempre atualizado é outra dica fundamental no setor de tecnologia.

9. Faça networking

Como em qualquer profissão, networking é a chave para o sucesso. Ter contato com outras pessoas do mercado é uma excelente forma de manter-se atualizado e trocar ideias, dicas e experiências.

Os desafios enfrentados pelos profissionais de tecnologia são parecidos, independentemente da empresa que em atuam. Colegas de profissão podem ajudar uns aos outros nestas horas e todos saem ganhando no final.

Uma ótima forma de desenvolver o networking e conhecer novos profissionais é por meio de interações e participações em grupos de discussão e fóruns online, como nas mídias sociais ou em sites especializados do setor. Participar de eventos presenciais e fazer cursos também são excelentes maneiras de ampliar o seu círculo de contatos.

10. Trabalhe as suas soft skills

Contornar problemas e lidar com situações adversas também faz parte do dia a dia dos profissionais de tecnologia. Portanto, trabalhar habilidades não-técnicas, conhecidas como soft skills, é fundamental para o seu sucesso na área.

Entre as soft skills que precisam ser desenvolvidas estão inteligência emocional, gestão do tempo, trabalho em equipe, pensamento crítico, flexibilidade cognitiva, resolução de problemas e conflitos, habilidades de comunicação e capacidade de aprendizagem.

Vagas em tecnologia

Agora que você já conhece 10 dicas infalíveis para seguir carreira em tecnologia com força e preparado para os desafios do mercado de trabalho, veja aqui todas as nossas vagas em tecnologia.

Foto - Wanessa Ribeiro
Desenvolvedora front-end
Desenvolvedora autista apaixonada por front-end, gatos e moda histórica. Provavelmente pesquisando sobre um desses assuntos nesse exato momento.

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website. Learn more